Submarino

Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2017

Boa companhia

Algumas pessoas, nos piores momentos de suas vidas, perceberam que estavam sozinhas, trancadas em um quarto chorando, ou caminhando solitárias por uma rua. E por esse motivo, se acham a pior pessoa do mundo, culpam a solidão, e na maioria das vezes, saem correndo tentando encontrar alguém que - acreditam - poderá trazer felicidade pras suas vidas.

Mas, e se nos momentos em que o sofrimento ou a tristeza, ou ainda a decepção bate em nossa porta, tentássemos nos contentar com nossa própria companhia? O fato de estarmos sozinhos quando enfrentamos algo ruim não é uma prova de que somos fortes o suficiente, de que aguentamos mais do que imaginamos? Pode ser um bom aprendizado.

Os momentos bons, mas solitários, também precisam ser aproveitados. Você nunca levantou pela manhã, tomou um banho e preparou um bom café, saboreou seu café em silêncio, percebendo como esse momento te faz bem? Podemos chamar isso de "a boa companhia de si mesmo".

Talvez você não seja esse tipo de pessoa, talvez você seja sociável e extrovertido, e precise de movimento ao seu redor. Mas sei que alguém vai ler esse texto e vai se identificar. 

A vida bate com força e sem piedade, e às vezes derruba, não importa se você está em um grupo ou sozinho, mas a escolha de ficar no chão ou se levantar é sua. E nesse momento você vai perceber que não há ninguém que te levante do chão se antes você não decidir levantar. 
Enquanto escrevo, estou sozinho. Apesar de morar em um bairro grande, há um silêncio gritante nessa tarde quente. Minha vida tem sido estranha, engraçada às vezes, ingrata outras vezes. Mas em todo esse tempo, vejo que tenho sido forte e que preciso continuar contando comigo pra viver. Isso não é orgulho, é a minha realidade. 

Agora você se pergunta se a companhia de alguém é desnecessária, e eu respondo: não, não é. Mas você precisa pensar e observar os que se chegam a você. Sabe como identificar um bom amigo? Bom amigo é aquele que está ao seu lado quando você não tem mais nada, nem mesmo alegria. Ele senta-se ao seu lado sem te criticar, e apenas faz você notar que não está sozinho, até que você encontre forças para levantar de novo. Essas pessoas são difíceis de encontrar.

Nenhum comentário: