Submarino

Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Obama passa a "Bola Nuclear" para Trump

Na sexta-feira dia 20 de janeiro, um assessor militar acompanhou Obama à cerimônia de posse de Donald Trump. Este assessor carregava uma maleta onde há um aparelho digital conhecido como "o biscoito". Este aparato contem os códigos de lançamento de armas nucleares que podem provocar a morte de milhões de pessoas em várias partes do planeta. 

Essa cerimônia de transição da maleta é parte comum da posse de cada novo presidente que assume o controle dos EUA. O que preocupa agora é saber que a maleta está em poder de um homem como Trump, que tem sérios problemas de julgamento de situações, pouquíssima diplomacia e, além disso, tem afirmado sempre que os Estados Unidos devem "fortalecer e expandir" suas capacidades nucleares.

Mas voltando ao funcionamento da "bola nuclear", dentro dela está um "livro negro" com opções de ataque (provavelmente uma lista de países que os EUA não conseguiram dominar totalmente ou dos quais sentem medo). Depois de confirmar sua identificação com um cartão plástico especial, o presidente seleciona uma opção. Então a ordem é passada pelo presidente do Grupo de Chefes de Gabinete para o Pentágono, e daí para o Quartel General do Comando Estratégico dos Estados Unidos na base da força aérea de Offutt, em Nebrasca. 

Mais do que nunca, precisamos nos tempos atuais de um "mal necessário", um país poderoso que faça frente às loucuras dos EUA e de seu presidente sem escrúpulos, ou corremos o risco de ver o céu queimar e a humanidade chegar a um fim.

(foto BBC)

Nenhum comentário: