Num sábado qualquer eu estava assistindo ao programa do João Doria, o Show Business. Nunca assisto este programa, tenho um sério trauma com certas histórias de sucesso, mas como o entrevistado era o Chef Erick Jacquin, do MasterChef, parei pra ver.
Falaram sobre o MasterChef, sobre os candidatos, sobre as cozinhas brasileira, francesa e peruana (esta que tem se destacado como a melhor cozinha da América Latina)... Mas o que me chamou a atenção foi a conversa sobre o Guia Michelin, instituição que é referência em qualidade na gastronomia, e concede estrelas de acordo com o serviço prestado pelos restaurantes. João Doria comentou que o Guia deve cometer alguns erros, pois já comeu mal em restaurantes franceses três estrelas, onde por sinal, havia comido bem algum tempo atrás!
Jacquin explicou que às vezes é apenas uma fase, pode ser uma semana ruim, algum problema com algum funcionário ou outra coisa qualquer, e não se pode afirmar com certeza qual prato ou qual restaurante é melhor definitivamente. João Doria concordou, e disse que o fato de o restaurante apresentar um serviço ruim naquele dia poderia ser causado até mesmo pela ausência do Chef, e foi nesse momento que Jacquin afirmou:
"Às vezes é melhor quando o Chef não está, assim ele atrapalha menos, e o restaurante funciona melhor"
Palmas! Isso serve não só pra cozinha, mas pra qualquer empresa. Alguns chefes são excelentes quando estão ausentes, e às vezes a empresa, loja ou restaurante presta um serviço ruim justamente quando o "Chef" está presente.
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