Submarino

Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Putin - O Novo Czar

Terminei de ler hoje um livro que encontrei por acaso no último Salão do Livro que aconteceu em Lages - SC: "Putin, A Face Oculta do Novo Czar". Uma obra completa sobre o ex-agente da KGB que tornou-se a nova mão de ferro que rege a Rússia. Histórias interessantes de sua infância e adolescência em São Petersburgo, sua estada na Alemanha Oriental como agente, sua atuação ao lado de Sobchak, o prefeito. Sua acolhida pelo já decadente partido de Boris Yeltsin e sua ascensão ao poder. 

A maneira como ele estrangulou a mídia e afastou, prendeu ou executou seus opositores, sendo estes jornalistas, políticos ou mesmo milionários poderosos. Sua manipulação do poder, o fim dos partidos políticos, as ameaças, os falsos sequestros, os supostos ataques a bomba, a guerra na Chechênia o poder da FSB (a nova KGB) e o terror imposto ao povo, já cansado de tudo. 
Masha Gessen, a autora, relata com coragem a atmosfera da União Soviética, e as decepções de sua época. 

Os dois lados da moeda: Putin como mal necessário para conter a mania de supremacia americana, e também como carrasco da liberdade de seu próprio povo. 
Leiam o livro, é muito, muito interessante.

Nenhum comentário: