Submarino

Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

09 de maio - O Dia da Vitória

No dia 09 de maio a Rússia comemorou o fim da Segunda Guerra Mundial. O evento foi ignorado e boicotado pelo Ocidente, mas a Rússia contou com outras autoridades que prestigiaram a festa. Mais de 16 mil soldados desfilaram na celebração, e a Rússia apresentou alguns novos veículos de combate. 

Obama citou o fim do conflito, homenageando todos que deram suas vidas nessa luta, mas não citou as forças russas, que foram decisivas para o fim do conflito. Quem estuda História sabe que o dia D foi importante para o fim da ditadura de Hitler, mas o avanço russo sobre Berlim foi o que realmente pôs fim ao conflito. 

Em 22 de junho de 1941 as forças alemãs invadiram a Rússia, na conhecida Operação Barbarossa. Tomaram várias cidades, e a força aérea russa foi esmagada pela Luftwaffe. Os céus de Stalingrado foram dominados, mas algumas mulheres operárias resolveram operar baterias de tiro contra os tanques alemães. Mesmo sendo empurrados para uma pequena faixa de terra de 900 metros próximo ao rio Volga, e sendo alvo de bombardeio constante, os soldados soviéticos seguraram a situação até o inverno, quando realizaram uma contra-ofensiva atacando pelos flancos, fechando as forças alemãs em Stalingrado. 

Snipers femininas do Exército Russo. Foto P. Bernstien

Os soviéticos ofereceram a oportunidade de rendição aos alemães, que foi recusada - porque os oficiais alemães sentiam muito medo de Hitler - e causou a eliminação completa do 6º Exército alemão. Esta batalha durou 199 dias. 

Após essa e outras derrotas do Reich em território soviético, os russos vieram sobre a Alemanha, dispostos a por um fim ao conflito mundial. A Operação Bagration retirou completamente as forças alemãs da Rússia, Bielorússia e Polônia. A ação resultou na completa destruição do 4º Exército alemão, 9º Exército Alemão e 9º Exército Panzer. Logo após, os russos entraram na Alemanha lançando vários ataques desde o Mar Báltico até a região dos Cárpatos. A batalha durou até o mês de maio, e no dia 09 deste mês, a Alemanha se rendia às forças soviéticas.

Mesmo ignorados pelas potências ocidentais, vale ser lembrado o patriotismo do povo russo, e sua força e união na hora de defender o país.

Bandeira da Vitória sobre Berlim. Foto Evgeny Haldei

Nenhum comentário: