Submarino

Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Você acredita no Pé Grande?



O site Bol fez uma interessantíssima matéria sobre entrevistas de emprego, abordando um ponto que deixa os candidatos de cabelo em pé sempre: as perguntas. Quando nos preparamos para uma entrevista de emprego, sempre pensamos nas perguntas óbvias e analisamos nossas possíveis respostas. mas o que responder quando o entrevistador te pergunta algo aparentemente fora de propósito, como "Você acredita no PÉ GRANDE?" Qual a necessidade disso?

Na verdade, segundo o site, os recrutadores utilizam esse tipo de pergunta para avaliar a capacidade de raciocínio rápido e posturas específicas de cada candidato. O caso da pergunta do Pé Grande avalia se o candidato aceita possibilidades diferentes e inusitadas, mesmo sem comprovação de eficácia. Não existem respostas certas ou erradas, mas um determinado tipo de resposta pode demonstrar o perfil de profissional que a corporação busca - ou evita.

Sim parece extravagante demais, mas surte efeito. Segundo a consultora de RH Juliana Araújo, esse roteiro heterodoxo é bastante utilizado por empresas "jovens" e dinâmicas. Podemos incluir neste grupo os Googles e Apples da vida, e demais empresas do ramo tecnológico, embora outras grandes corporações também estejam aderindo ao estilo flexível de entrevista.

Seguem mais seis exemplos de perguntas inusitadas - além da pergunta do Pé Grande - que podem te surpreender em uma entrevista de emprego.

1. Você é do tipo caçador ou coletor?

 Sede da Dell em Round Rock, Texas, EUA

Esta pergunta foi feita em entrevistas da Dell. Dependendo da resposta, o candidato demonstra se busca oportunidade e demonstra pró-atividade ou fica esperando o trabalho cair no colo. Responder que é um caçador ao procurar atingir metas e um coletor ao trabalhar em grupo demonstra uma atitude de trabalho em equipe e iniciativa.

2. Porque a bola de tênis é felpuda?

Sede da Xerox em Connecticut, EUA (g1.globo.com). 

Pergunta da Xerox, típica para testar a capacidade de raciocínio e improvisação. Responder "não sei" a esse tipo de pergunta é bastante negativo. O ideal e afirmar que os anos de pesquisa e prática do esporte demonstram que esse material é mais eficiente. É uma resposta aberta mas fruto de raciocínio.

3. Quão sortudo você é e porque?

A Airbnb é um serviço on line de anúncio de hospedagens.

Feita pela Airbnb, a pergunta sobre sorte intenciona claramente se a pessoa confia na sorte ou o esforço próprio.A resposta ideal deve demonstrar indiferença perante a sorte, preocupando-se com o trabalho e a dedicação. Infelizmente, quase ninguém pensa assim.

4. Qual a coisa mais engraçada que aconteceu com você recentemente?

O restaurante internacional Applebee's tem sede em Itupeva, SP (revistapegn.globo.com)

Pergunta da rede Applebee's, feita para saber a capacidade do candidato de enfrentar dificuldades com bom humor. Respostas que citam situações cotidianas em que cada um pode "pagar mico" e a pessoa demonstra encarar a situação com naturalidade e calma são positivas.


5. Se você fosse um entregador de pizza, como se beneficiaria com uma tesoura?

Sede da Apple em Cupertino, CA, EUA.

A pergunta feita pela empresa do tio Jobs testa instantaneamente a criatividade e capacidade de improviso do candidato.Uma resposta interessante, por exemplo, indicaria a utilidade da tesoura para abrir a embalagem.

6. Se estivesse numa ilha deserta e só pudesse levar três coisas, o que levaria?

Sede do Yahoo! em Sunnyvale, CA, EUA.

A pergunta capciosa do Yahoo revela, ainda que inconscientemente, as preferências do entrevistado, além de demonstrar a capacidade de tomada de decisões. Respostas ligadas ao simples divertimento soam vazias de capacidade de tomar decisões. Imagina responder que levaria um celular ou notebook para uma ilha deserta? Seria inteligente dar respostas ligadas a utensílios que auxiliariam a sobrevivência no ambiente inóspito.

Só para constar: a pergunta do Pé Grande é da Cruise Line, uma empresa norueguesa que opera cruzeiros marítimos.


Nenhum comentário: