Submarino

Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Banco de Dados da RFB

Você sabia que o banco de dados da Receita Federal Brasileira é um case mundial? Isso se explica pelo seu tamanho gigantesco, o que o torna o maior armazém de dados do mundo. Seus procedimentos normatizados e com alto grau de maturidade garantem disponibilidade, segurança e confiabilidade. Os sistemas on-line da Receita Federal Brasileira têm demonstrado um grande avanço na tecnologia de compartilhamento e armazenamento de dados. Abrange vários subsistemas:

Receitanet: permite a entrega da Declaração do Imposto de Renda com emissão do recibo eletrônico, via internet.

SPED – Sistema Público de Escrituração Digital: Substituirá a emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com certificação digital, criando uma nova relação entre a administração fazendária e o setor produtivo. Através da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), a Escrituração Contábil Digital e a Escrituração Fiscal Digital, haverá total integração da gestão tributária nacional, tornando praticamente impossível a sonegação ou evasão fiscal, garantindo também a autoria, a integridade e a validade jurídica dos documentos.

Cadastro Sincronizado Nacional: É a integração dos fiscos municipal, estadual e federal, garantindo a rapidez no acesso e na troca de informações fiscais entre as três esferas fiscais, reduzindo a demora e a burocracia na abertura, manutenção e baixa de empresas.

E-processo: Os processos administrativos fiscais da Receita Federal são agora digitais, permitindo segurança e agilidade na consulta e gestão dos mesmos

Sistema de Informações ao Judiciário (InfoJud): Permite ao Poder Judiciário o acesso seguro e sigiloso aos dados solicitados em processos. Cada magistrado possui um acesso e uma caixa postal dentro do próprio InfoJud. Ao pedir os dados necessários, ele recebe as informações em sua caixa postal, com sigilo e segurança.

Certificados Digitais e-CPF e e-CNPJ: São chaves de segurança que fazem a criptografia de dados que trafegam na rede, garantindo assim a segurança, a autenticidade, a privacidade e a inviolabilidade destes dados.


Eu não poderia deixar de fazer um comentário: Já perceberam que quando o negócio é fiscalizar e arrecadar, os sistemas brasileiros evoluem? Pense nisso...



Nenhum comentário: