Submarino

Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ela é milionária e se formou na faculdade. E você?

 Emma e sua mamy, Jacqueline

Não poderia deixar passar em branco um acontecimento muito especial neste dia da toalha, 25 de maio de 2014. Como já informamos, a atriz franco-britânica Emma Watson, dona de uma fortuna estimada em £30 milhões formou-se pela Brown University, em Rhode Island, EUA, em Licenciatura em Literatura Inglesa. Sim, Emma é professora.


Venho aqui não apenas para prestigiar Emma e colocar em dia sua vida pessoal - sim, por mais que a admiramos, sua formatura é algo de sua vida particular, não podemos nos esquecer disso - mas para destacar algo que me marcou bastante nos comentários nas redes sociais: o fato de Emma, mesmo sendo muito rica, ter concluído seus estudos superiores.


Emma é milionária, uma das atrizes britânicas mais bem sucedidas da sua geração, com sua fortuna acumulada, poderia nunca mais se preocupar em trabalhar. Mesmo assim, está emplacando cerca de um filme por ano (em 2013, foram dois), além de seu trabalho como modelo. E, para arrematar, se formou em uma faculdade. E não em qualquer faculdade. A Brown faz parte da Ivy League, um grupo de oito grandes Universidades dos EUA, foi fundada em 1764 e desde então faz história pela qualidade e por ter sido a primeira universidade americana a aceitar estudantes independente da religião.

Emma declarou várias vezes que, por mais difícil que fosse conciliar filmagens e estudo, seu anseio era se formar. Iniciou os estudos em Oxford, a famosa universidade britânica, mas transferiu-se para Brown, justificando que o assédio era menor nos EUA. De fato, a própria Emma afirmou que jamais deu um autógrafo sequer dentro da universidade. Em uma ocasião, deu uma festa no campus e nenhuma foto vazou para a internet.



A experiência de Emma, 24 anos, nos deixa uma lição. Ou melhor, várias. Será que a educação está realmente sendo valorizada no nosso país? Alguma garota brasileira famosa (e nem tão famosa assim) está se dedicando aos estudos ou está mais preocupada com festas e namorar jogadores de futebol? Se algum de nós tivesse a fortuna que Emma tem, se preocuparia em fazer um curso superior?

Emma declarou uma vez que, na França, estudava em um colégio caro, e quando os pais se separaram e ela foi embora para a Inglaterra, os pais tiveram dificuldade para pagar seus estudos. Então, ela valorizou cada anos que esteve na escola, todos os anos em que estudou nos estúdio, junto com os colegas, enquanto gravava Harry Potter, e por fim dedicou-se ao máximo ao curso superior. E nós, nos dedicamos aos nossos estudos? Você, que está lendo este texto. Se chegou até aqui, já merece os parabéns. Quantos livros você já leu esse ano?




Emma provou que estudar não é determinante apenas para conseguir um bom emprego e um bom salário. Isso é muito importante, mas mais do que isso. Estudamos para crescermos, como ser humano, como ser pensante, como membro de um mundo dinâmico. Estudamos para conhecermos este mundo, para formarmos opinião, para adquirirmos conhecimento. Estudamos, acima de tudo, porque o Saber é a única coisa que não se perde, não se dissolve, não nos abandona. O Saber é eterno.

Congratulations Emma. We, the MarvinCode, wish you success, happiness, health. Keep steadfast and firm in what you believe. We Admire you so much!


O site emmawatson.com.br  trás mais fotos, além do vídeo, onde Emma recebe o diploma. Vale conferir!

Um comentário:

Lilly Tiger disse...

Eu pretendo fazer uma segunda faculdade, nos Estados Unidos, mas em Yale. Na área de Direito ou Psicologia.Mas, primeiro, vou estudar aqui no Brasil mesmo, aí quando tiver condições financeiras, vou para os Estados Unidos. A cantora Sandy se formou em Letras- Português, um exemplo de que famosa não liga só pra futebol e fama.