Submarino

Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Você sabe o que é Curling?

Tempo de Olimpíadas é tempo de conhecer esportes novos, alguns bizarros. Foi o caso do Curling para mim, a primeira vista, mas depois me interessei bastante por essa modalidade bem peculiar, chamada, quase ao mesmo tempo por narradores de emissoras diferentes, de "xadrez do gelo".


O Curling nasceu na Escócia, suas origens remontam o século XIX, sendo considerado um dos esportes mais antigos que se tem notícia. Praticado em larga escala, principalmente, no Canadá, também é famoso em países como Suíça, Suécia, Noruega, EUA, entre outros.


O Curling é jogado em uma pista específica, por duas equipes com quatro jogadores cada. As equipes devem lançar as pedras, como são chamados os discos de granito, através da pista em direção ao alvo, com o objetivo de chegar mais próximo ao centro deste. A partida é divida em 10 ends, e a equipe que lançar a pedra mais próxima ao alvo central pontua no end. Não existe empate, se ao final do 10° end a partida estiver empatada, um end extra é disputado.

Pedras do curling - parecem chaleiras

Pista do curling


A "varreção" - este termo foi usado pelos narradores da Record e da Band - nas partidas foi algo que me incomodou profundamente. Porque aqueles jogadores ficavam varrendo freneticamente na frente das pedras? A verdade é que a varreção diminui o atrito entre as pedras e a pista, permitindo que  aquela vá mais longe, caso necessário. Ou seja, apesar da pedra ser lançada por um único jogador, o sucesso ou fracasso do lançamento é um trabalho de equipe.

Mas porque o curling pode, afinal, ser chamado de "xadrez do gelo"? Porque não basta simplesmente atirar as pedras em direção ao alvo, é preciso ter estratégia para jogar. As jogadas em cada end são revezadas, e as equipes precisam definir a melhor estratégia para tirar as pedras adversárias do alvo, e garantir alguma proteção para que as suas próprias peças não sejam retiradas. Reviravoltas são bem comuns em cada end e na partida como um todo.

Nestes jogos de inverno de Sochi, a medalha de ouro do feminino foi disputada na quinta, 20/02, às 10h30, horário de Brasília, 17h30, horário de Sochi, o que me deixou bem chateada, porque não pude acompanhar a final...... Foi vencida pela equipe do Canadá, que repetiu a final de Vancouver (2010) com a Suécia. A medalha de bronze ficou com a Grã-Bretanha.


 
Um excelente artigo da Wiki trás várias informações sobre esse esporte diferente mas muito legal, vale a pena aprender um pouco!

Nenhum comentário: