Submarino

Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

#365Livros - #Livro5 - 1984




1984
George Orwell

 O que mais eu posso falar da obra prima do século XX?

Crescemos e trabalhamos sem um fim específico, sem um objetivo que valha a pena. Passamos o domingo, nosso dia de descanso, na frente de uma tv, ou em um bar enchendo a cara com “amigos”. Preocupamo-nos com coisas fúteis e aparentes, mas não sabemos o que se passa na alma do país, e não nos importamos com isso. Acomodamo-nos e nos acostumamos com a vida medíocre que levamos, mesmo sabendo que para os que estão na cúpula, não temos valor nenhum. Somos a massa, que precisa ser entretida com pão e circo e manipulada com mentiras para o bem de uma minoria. Acreditamos que a vida é esta: Crescer, estudar e obter uma educação medíocre, casar e ter alguns filhos, e tentar viver até auqe a morte chegue. Acreditamos que não há mudança. Os pobres acostumam-se a viver recebendo favores do Governo. A classe média acostuma-se a viver de aparência e a classe alta vive sem se importar com quem está abaixo. Mas todos somos engrenagens de uma mesma máquina de mentiras e engodos que alimenta o sistema.” (Marvin).

1984 é uma distopia – uma utopia negativa, caracterizada em geral pelo controle opressivo da sociedade - que mostra esta vivendo num regime totalmente totalitário, onde tudo é regido pelo e para o Estado. Parece o Comunismo, mas é muito além. É uma sociedade que não apresenta nenhuma perspectiva de futuro ou vida fora daquele sistema. Tudo e todos são vigiados. O Grande Irmão é a personificação dessa vigilância, dessa opressão, que insiste em dizer que zela por ti, mas te aprisiona e escraviza. A Sociedade modificou-se de uma maneira que todos utilizam uniforme, todos falam a Novilíngua, o idioma criado pelo Partido. Você se enquadra em uma das categorias: ou você é da elite do Partido, que sempre é negada mas nunca deixará de existir, ou você da base do partido, ou você é Proleta, ou seja, você é menos do que nada.

“Impressiona-me a semelhança deste romance com nossa atual situação. É isso que vivemos. Orwell nos fala até da política, explicando que os da classe média sobem ao poder (quando sobem) com o apoio dos da classe baixa, usando promessas como liberdade, justiça e fraternidade, mas quando chegam lá em cima, empurram os da classe baixa de volta, e instalam uma nova tirania no lugar da que foi derrubada. Somos manipulados e acreditamos que aqueles que estão numa posição de poder importam-se conosco, mas não é verdade. Eles precisam de nós para manter-se no poder, mas nós, na verdade, não precisamos deles. Infelizmente não vemos isso, e nos contentamos com nossa vida medíocre, com uma cerveja após o trabalho, programas de auditório no domingo, um churrasco ao meio dia, um trabalho qualquer... Como Orwell dizia, “a massa nem sequer se dá conta de sua opressão”. O povo brasileiro além de corrupto, é acomodado por natureza. Nada vai mudar, porque não nos importamos com educação, somos o cavalo dos poderosos, e somos um cavalo feliz.” (Marvin).

1984 deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Fundamental para revelarmos a burrice e a dominação de massa que vivemos no mundo. Parece uma realidade tão fantasiosa e exagerada. De modo algum. O mundo onde vivemos é 1984. As cores, o dinheiro, a fachada de liberdade servem apenas para açucarar a corrupção de inteligência e moral que já se instalou na sociedade onde vivemos.

Nenhum comentário: