Submarino

Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Correios novamente em GREVE

Repete-se a velha história: Os Correios estão em greve por questões de aumento salarial. Cartas se acumulam nos centros de distribuição, encomendas atrasam, prazos deixam de ser cumpridos e garantidos pela ECT, faturas não chegam e consequentemente deixam de ser pagas ou são pagas com atraso, negócios deixam de ser realizados causando milhões de reais em prejuízo e destruindo a imagem dos Correios.

Não dirijo este texto à ECT, mas sim, aos funcionários que estão em greve. Vocês já se deram conta de que quando foram admitidos na empresa havia um contrato (que foi lido por vocês) especificando seu salário e suas funções? Já perceberam que houve um treinamento chamado CIDADANIA POSTAL onde vocês conheceram a empresa, sua missão, visão, sua maneira de atuação no mercado, seus problemas e, principalmente, SUA POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS??? Vocês já devem ter notado que a comunicação (sim, vocês trabalham numa empresa de comunicações) é um SERVIÇO ESSENCIAL, ou seja, que não deve ser interrompido?

Vocês não estão lutando por seus direitos. Vocês estão quebrando a empresa, diminuindo seus lucros e sua credibilidade diante da sociedade brasileira, e prejudicando muitas outras empresas e cidadãos brasileiros que dependem dos Correios para fechar um negócio através da entrega de um documento ou entregar o produto de uma venda.

Interessante é o fato de que o Sindicato fala tanto em proteger a empresa contra a privatização, mas não percebe que a cada greve, a empresa perde contratos, lucro e credibilidade. E todo mundo sabe que o primeiro passo para a privatização de uma empresa é a falta de credibilidade e dinheiro.

Vamos parar e pensar: O vale-alimentação de um funcionário dos Correios é o equivalente ao salário de muito chefe de família que trabalha de sol a sol, e não tem o direito de greve. A ECT concede participação nos lucros, cursos internos, vale-alimentação extra no Natal, e outras coisas que nem fazem parte do dever da empresa para com o funcionário. Há muita coisa a ser melhorada, concordo (mas destas o sindicato não lembra), mas há outras coisas que devemos reconhecer e valorizar. Vocês podem lutar pelos seus direitos, claro, mas de forma coerente e responsável, lembrando que há um país inteiro que depende do seu trabalho, e que, se você não quer fazer este trabalho, há quem queira.

13 comentários:

Anônimo disse...

Marvin vem trabalhar de carteiro e ganhar um salario de 855,70 reais com sete anos de empresa.
falar do lado fora é mole , vem trabalhar na Ect ,
pra voce ver o que bom. E para com esse papinho de patrão. A empresa apresentou a mesma proposta tres vezes e agora a cula é dos funcionarios .
Amigo não opine aquilo que não voce não conhecer,
voce não saber nada .

antonio fewlix

Anônimo disse...

Amigo, concordo com o companheiro Antonio Fewlix. Os dirigentes da ECT não valorizam seus funcionários. Ela faz o papel de "Bom mocinho" perante a sociedade mas na verdade só se preocupa com os lucros. O que na prática vem a ser Burrice da empresa, pois quem não valoriza seu Recursos Humanos não tem visão de crescimento. Pois funcionário desanimado e desistimulado é a pior coisa que a empresa pode ter.

Sou Analista de Sistemas Jr. na ECT. Tenho 3 anos de empresa e ainda continuo (pasme) na mesma referencia salarial.

tenho vergonha de dizer o meu salário aos meus amigos.

Isso é valorização?

Anônimo disse...

Quem não está feliz que mude de emprego ou abra um negócio próprio. Papo de patrão? Ou isto é papo de funcionário incompetente que não consegue crescer por mérito próprio.

Denise Neres disse...

A lei de greve que determina que empresas que prestam serviços essenciais como os correios está sendo respeitado. Agora o direito de trabalhadores lutarem legitimamente por um salario digno NÂO!
Então, meu caro amigo, licença pro meu direito passar. ticket não é salario e essa politica da empresa juntamente com abonos achatou meu salario. hoje recebo 837,00 isso porque concluir ensino superior. kkkk
Faço muito mais do que entregar cartas, pois não sou panfleteira.
ha mais de quatro anos que mantenho o ido (indice de desenvolvimento operacional) da minha unidade em alta.
não sou supervisora, não ganho gratificação nenhuma. apenas quero que minha empresa esteja sempre la no alto.
esses ultimos dois anos, contribui para que minha dr (mg) fosse a melhor do brasil e quando chega a hora do reconhecimento só muito obrigado.
lutar por um salario digno e não por um salario de deputado mais de 30mil. esse sim prejudica a população.

Anônimo disse...

amigo concordo com os colegas acima, pois trabalho em uma das melhores unidades de distribuição do pais, indo pro terceiro ano consecutivo pra avaliaçao ouro dada pela empresa, e, na ECT pros funcionarios só tem cobrança de metas, entregar tudo no prazo mesmo faltando funcionarios, e cade a valorização destesfuncionarios, está ai pra todo mundo ver a cada dia que passa nosso salário desvaloriza, quando eu comecei a trabalhar nos correios meu salário base eram 2 e 2/1, e agora está em 1 e 2/1, que vc me diz disso? então antes de vc fazer qualquer critica vem aki pra dentro sentir na pele o que agente passa ai depois vc fala sobre a experiencia!

Anônimo disse...

Tenho o ensino médio e um técnico em administração. Moro em Xanxerê. Trabalho num escritório, e ganho pouco mais que o VALE REFEIÇÃO DESSES CARTEIROS (que aproximadamente é de 650 reais). Parem de chorar. Vocês dizem que vale não é dinheiro. Ah, não é??? Então passe o seu cartão pra mim! Parem de chorar, e em vez de fazer greve, vão arrumar outro emprego, se estão descontentes. Se vocês são tão bons assim, o Correio não precisa de vocês.
Antonio Carlos Krueger.

Marvin disse...

Caro amigo Antonio "Fewlix":
- Frases devem ser iniciadas com letra maiúscula;
- As palavras "você" e "três" têm acento circunflexo;
- Seu nome é um nome próprio, portanto deve ser escrito com as iniciais maiúsculas.
E cula significa o quê? Ah, deve ser "culpa"...
E voltando ao assunto, o que você queria mesmo??? Aumento??? Tá de sacanagem...
Descula, digo... desculpa.

Jaédson K. A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaédson K. A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaédson K. A. disse...

tenho uma visão pluralista das entidades e serviços estatais.

Vejo muito mais danos do que ganhos em uma greve de agentes de seviços públicos (doravante sp), mesmo como instrumento legal de protesto contra gestão de uma organização. Vivemos em uma economia de livre concorrência. se o serviço público enfrenta qualquer problema, a paralização dele é uma excelente oportunidade para empresas privadas atrair uma fatia considerável do mercado. pois a insegurança em relação à prestação do sp afastará seus clientes.


Meu nacionalismo é muito maior que vestir a camisa da seleção nacional. como um servidor público, pretendo servir ao público e simultaneamente pleitear o cumprimentos de acordos firmados como meu direito.

Será que a única forma protesto que os sindicatos encontram é a greve? então é o momento de escolhermos novos líderes sindicais, que desenvolvam idéias que não atendam SOMENTE os anseios da categoria, mas também exerçam diplomaticamente seu poder político para solução de conflitos, ou seja, não nos prejudiquem por causa da ingerência dos seus patrões, pois todos nós pagamos o salário de todos vocês.

já não estamos na hora de pensarmos algo novo e melhor?

Anônimo disse...

Estudei muito para passar nos concursos. Enquanto muitos estavam curtindo nas festas ou fazendo outras coisas de seu interesse eu estava estudando. Passei em 5 concursos dentro dos correios, e cada vez ganho menos comparando com o salário mínimo. Entrei na empresa ganhando 5 salários mínimos, e em cada nova função exercida meu salário aumentou, mas hoje ganho somente 3 salários mínimos. Logo ganharei só 1 salário mínimo com esta política arroxante da empresa. Nunca a ECT teve tanta lucratividade. Os funcionários merecem melhores salários. Quem está de fora e não ganha isso, estude e passe nos concursos. Eu tenho direito de brigar por salário mais justo.

Daniel Alves disse...

O interessante é que o nosso serviço para a empresa só é lembrado como importante quando nós entramos numa paralização grevista e não quando estamos nas nossas atividades diárias. Sim, lembro-me de quando assinei o meu contrato de trabalho, porém, lembro-me também que esta empresa que se diz ter respeito por todos os seus funcionários, maltrata aqueles que para ela, ao menos em sua demagogia, são a sua imagem. Talvez você nunca tenha carregado por um percurso de 17 km ou mais o peso de uma bolsa cheia de cartas nas costas ou tenha passado o dia separando correspondências, encomendas e malotes por estar em sua posição privilegiada e com um bom salário. Vale lembrar que todos os benefícios que hoje temos, não são bondade da empresa e, nem tão pouco foi conseguido em diálogos pacíficos e amigáveis entre empresa e trabalhadores. Vale lembrar também que, do lucro que a empresa consegue ano após ano com o suor de todos os trabalhadores ecetistas, 50% dele vai de mão beijada para o governo, para ser investido em quê eu não sei. E olha que o governo não investe em nada, só tira. Talvez seja por isso que ele (o governo) tem tanto interesse em modernizar (PRIVATIZAR) os correios, para esconder as roubalheiras que acontecem às escuras e que no final só os funcionários dos correios, principalmente os de base, sofrem com a indignação da sociedade. Talvez muitos tenham esquecido o pequeno aumento de 61,8% sem nenhuma dificuldade no salário dos deputados, senadores, governadores, etc. Nada contra. Mas, eu te pergunto: Isto é justo para com a sociedade brasileira. Isto é justo para com o trabalhador brasileiro?!!! Que eles aumentem seus salários, mas, que se lembrem também daqueles que os elegeram. Eu particularmente sou a favor de um salário mínimo de no mínimo R$ 2.000,00. Gostaria de não ter que fazer greve todos os anos para ter um aumento salarial porque eu sei que além de desgastante quem sai mais prejudicado com isto é a população que não tem nada há ver com esta estória, mas, infelizmente tem que ser assim senão, além de sermos desrespeitados pela empresa ainda não teríamos uma "melhora" nos nossos salários!

Daniel Alves disse...

Só uma pequena explicação para quem ainda não sabe.
Em resumo:
Empresa púplica- Ela gera sua própria receita, ou seja não tira nada dos cofres públicos. É o caso da ECT, Petrobrás, Radiobrás, IBGE,BACEN e Anatel. Seus funcionários (empregados públicos) trabalham sob o regime da CLT (consolidação das Leis de Trabalho).
Orgão público- Seus vencimentos são tirados dos cofres públicos e seus fucionários (funcionários públicos) trabalham sob regime estatutário. Ou seja, nós pagamos os salários dos deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores,fúcionários públicos e do(a) Presidente(a).

Abraço!!!