Submarino

Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

A Morte de um é uma Tragédia. A Morte de Muitos é Estatística.

A morte de um é uma tragédia. A morte de muitos é estatística.
As chuvas voltam a castigar o estado de Santa Catarina. Varias cidades estão debaixo d’água, vários prefeitos já declararam situação de emergência. Famílias inteiras mais uma vez veem ir com a água tudo que conquistaram e recuperaram com esforço.
Na ultima quarta-feira, 7/9/11, um avião caiu no rio Volga, na Rússia, matando pelo menos 36 pessoas do Lokomotiv Yaroslavl, uma equipe de hóquei da Rússia. Também neste mês de setembro, dia 29, o Brasil lembra os cinco anos do acidente do voo da Gol, que matou todos os 154 ocupantes do avião. Menos de um ano depois, uma aeronave, dessa vez da empresa TAM , chocou-se com um deposito de cargas tambem da TAM, explodiu e tambem matou todos os ocupantes do avião, 199 pessoas. Passados dois anos, em 1º de julho, um avião da AirFrance caiu no oceano Atlântico, tambem matando todos que estavam no avião, 228 pessoas.
Muitos aviões caem ao redor do mundo, matando 1 ou 100 pessoas. Assim, muitas outras tragédias acontecem todo dia, em cada canto do mundo. Da mesma forma, ataques terroristas mataram centenas de pessoas nas ultimas semanas, no México e na Índia. Sem contar com as milhares de pessoas que já perderam a vida na guerra sem fim no oriente Médio. Não importa quantas pessoas morram, o mundo contenta-se em vê-las perecerem, apenas anotando os números que engrossam cada vez mais as listas de pessoas que morrem de forma trágica. A morte não pode ser evitada, mas erros técnicos ou humanos, que muitas vezes põem ao chão aeronaves imensas, podem e devem. As estúpidas guerras terroristas, por motivos patéticos, que destroem famílias como o vento leva as ondas do mar para a praia, são um atentado ao bom senso e a inteligência, são um cuspe na ânsia de felicidade e paz de espírito que cada ser humano carrega dentro de si. Essa gente que acha maravilhoso morrer pelo seu Deus destrói sua vida e leva consigo pessoas que carregavam sonhos, pessoas que eram amadas e deixaram um vazio irreparável no coração daqueles que lhe queriam bem.
2996 tragédias ocorreram em 11 de setembro de 2001. 2996 famílias perderam um pedaço muito importante de si.
A morte não pode ser evitada. Por mais doente ou idoso que esteja seu ente querido, quando ele se vai, é como se o chão desaparecesse de seus pés, e toda a ânsia por vida e alegria sumisse de seu coração. Mais aterrador é perder um ente querido jovem, cheio de saúde, e que de repente perde a vida de uma maneira absolutamente patética. Não importa a maneira como ele vai, perder alguém que se ama sempre será a dor mais aguda e agressiva que uma pessoa poderá sentir. A morte é o inimigo mortal e ao mesmo tempo a certeza perene em nossas vidas. No entanto, toda essa canalhice, essa violência que rouba vidas e sonhos, toda essa violência poderia ser evitada. Poderia, se o ser humano não fosse tão arrogante e estúpido. Infelizmente ele nunca deixará de ser.
É impossível mudar o mundo. Não mandamos nem mesmo em nossas vidas. Mas podemos mudar algo ao nosso redor. Ao invés de fofocar sobre seu vizinho, ore por ele, e se ele passa por algum problema, tente saber se não há alguma forma de ajudá-lo. Não censure seu amigo ou familiar que pensa diferente de você, mas tente mostrar sua opinião, de maneira sensata e honrada. Tente mudar o que há dentro de você. Se cada pessoa agisse assim, o mundo seria muito melhor. Não grite, mas fale com firmeza. Não perca a paciência por tão pouco. Eu sei, é fácil falar. Mas é preciso tentar, nem que você tente até o dia de sua morte. Não deixe para fazer coisas quando estiver velho ou cansado. Talvez você não tenha chance. Não faça da sua vida um rascunho. Talvez você não tenha tempo de passar a limpo. É impossível mudar o mundo, mas é possível mudar ao seu redor. Não reclame, levante e faça algo. As vidas que se foram em 11 de setembro de 2001 não podem voltar. Mas vidas podem ser salvas daqui para frente. Talvez coisas que você julgue bobas sejam cruciais. Talvez você tenha um assassino dentro de casa, talvez ainda usando fraldas. Talvez exista um assassino dentro de você. Não existe destino. Você faz seu destino e o dos outros, você não pode mudar toda a história, mas pode mudar um bom pedaço dela. Olhe ao seu redor. Passeatas e protestos muitas vezes não servem para nada. Antes de reclamar pelo que está lá fora, olhe dentro de você, dentro de sua casa. Você pode começar a fazer um mundo melhor dentro de si mesmo.

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar
Há uma luz no túnel
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mas ainda sei me virar...

Nenhum comentário: