Submarino

Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Última Fábrica de Máquinas de Escrever

A Godrej and Boyce, empresa fabricante de máquinas de escrever, interrompeu a produção em sua fábrica em Mumbai, na Índia, segundo o site Mashable.
Supõe-se que a companhia seja a última a fabricar máquinas de escrever no mundo, mas há relatos de fábricas manufatureiras na China, Japão e Indonésia que ainda produzem estas máquinas.
"O protótipo da máquina de escrever surgiu em 1714. No entanto, a produção em escala industrial veio apenas em 1868, quando Christopher Latham Sholes, um gráfico de Milwaukee, Wisconsin, patenteou o dispositivo.
Seu pico de produção foi em 1950, quando a Smith-Corona vendeu 12 milhões de unidades no último trimestre de 1953. Mas, graças à invasão do computador pessoal, apenas cerca de 400 mil máquinas de escrever foram vendidas por ano até 2009." (G1 Tecnologia e Games)
Adoro a cena no filme "De Encontro com o Amor" onde o velho escritor toma o laptop de seu aprendiz, deixa uma velha máquina de escrever em sua frente e diz (mais ou menos isto): "Use isto, assim você vai pensar antes de escrever qualquer coisa, pois não poderá apagar as palavras com tanta facilidade..." A mais pura verdade.
Atualmente, são ótimas para decoração. Eu mesmo sou doido por máquinas de escrever. Há um sebo aqui em Lages, onde há alguns modelos. Criam um clima saudosista em torno da imagem romântica desta tecnologia que agora está ultrapassada.

Nenhum comentário: