Submarino

Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

Saint-Exupéry

Antoine Jean Baptiste Marie Roger Foscolombe de Saint-Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Terceiro filho do Conde jean Saint-Exupéry e da Condessa Marie Foscolombe, nasceu em Lyon em 29 de junho de 1900 e morreu no Mar Mediterrâneo em 31 de julho de 1944.

Estudou no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, em Mans, de 1909 a 1914. Transferiu-se com seu irmão para o colégio dos Maristas em Friburgo, na Suíça, onde ficou até 1917. Em abril de 1921 Antoine ingressou para o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo. Em 1922 torna-se piloto militar e subtenente da reserva. Após quase 25 meses na América do Norte trabalhando como piloto civil, retornou à Europa para voar pela França. Entrou em depressão e começou a beber muito quando Charles de Gaulle o acusou publicamente de estar apoiando a Alemanha.

Foi dado a Saint-Exupéry um último trabalho. Ele deveria coletar informações sobre a movimentação das tropas alemãs em torno do Vale do Rhone antes da invasão aliada do sul da França, a Operação Dragão. Ele decolou na noite de 31 de julho de 1944 de uma base aérea na Córsega e não retornou. Vários dias depois um corpo não identificado usando cores francesas foi encontrado a leste do arquipélago Frioul, sul de Marselha e sepultado em Carqueiranne em setembro.

O alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros que derrubaram o avião de Saint-Exupéry. Os destroços do avião só foram encontrados em 2004 na costa de Marselha.

Sua principal obra, O Pequeno Príncipe, de 1943, foi escrito nos EUA durante seu exílio. Seus personagens são cheios de simbolismo: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa... O pequeno príncipe vivia sozinho num pequeno planeta todo seu. Cuidava de uma rosa de extrema beleza, porem o orgulho da rosa arruinou a tranquilidade do seu pequeno mundo e fez com que o Pequeno Príncipe começasse uma viagem que o trouxe à Terra. Aqui, ele entrou em contato com diversas personagens e começou a repensar o que é realmente importante na vida: Nos tornamos adultos, mas não devemos nos entregar às preocupações diárias e nos esquecermos da criança que realmente somos.


Livros:

  • O Aviador – 1926
  • Correios do Sul – 1929
  • Voo Noturno – 1931
  • Terra dos Homens – 1939
  • Piloto de Guerra -1942
  • O Pequeno Príncipe – 1943 
  • Carta a um Refém – 1943/1944




              “A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim, quando não há mais nada a ser retirado.” (Saint-Exupéry)

              “Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa só. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso.” (Saint-Exupéry)

              Leiam  O Pequeno Príncipe. Eu já li. O livro é pequeno, é simples, mas toca em nossa alma. Mexe no nosso íntimo. Nos faz pensar. É uma ótima opção de leitura.






              Um comentário:

              Larissa disse...

              parabéns, Marvin, belo artigo. Espero poder deixar algo em sua vida, também....