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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os Princípios da Gerência

Estava lendo "Os 14 Princípios da Gerência" de W. Deming, e percebi como a empresa onde trabalho está muito longe do caminho proposto por este gênio da Administração. Pra quem quer trabalhar com qualidade em todos os sentidos, é indispensável a boa gestão e valorização das PESSOAS na empresa. Pois, afinal, são as PESSOAS que fazem com que tudo funcione.

A alta gerência precisa estabelecer um plano para que a qualidade e os objetivos da empresa sejam alcançado, mas deve tambem divulgar este plano, impregnar a empresa com este plano. Não deve impor um plano de metas aos funcionários ameaçando-os com avaliações, e sim, conquistar cada colaborador, tornando-o parte da organização. E como se conquista um colaborador? Através de um ótimo ambiente de trabalho, oferecendo ao funcionário o que ele necessita para que desempenhe bem sua função.

Outro problema é a inspeção em massa. Quando existe a inspeção, existe tambem a eliminação do compromisso individua com a qualidade. A empresa que faz com que cada funcionário seja seu próprio auditor se torna uma empresa com mínima ocorrência de erros e falhas na qualidade de seus serviços e produtos.

Todos os funcionários devem ser treinados para sua função, por mais simples que seja. As condições de treinamento devem respeitar a capacidade de cada trabalhador. E sempre que alguem não se adaptar a uma função, deve ser realocado em outra onde posse desempenhar bem seu trabalho.

O gestor, gerente, administrador, chefe ou como queiram chamá-lo deve CONHECER TODO O TRABALHO, para que possa orientar os colaboradores ajudando-os a fazer um trabalho cada vez melhor. O CHEFE JUIZ PUNIDOR DEVE SER ELIMINADO DA ORGANIZAÇÃO.

Não deve haver barreiras entre departamentos. Planejamento, produção, vendas e administração devem funcionar como órgãos do mesmo corpo, sem concorrência interna.

Elimine frases e cartazes. Não adianta um cartaz enorme onde se lê: "EVITE ACIDENTES" quando a empresa não dá condiçoes de segurança aos trabalhadores. Não adianta uma placa com a Missão da empresa, se esta missão não está na mente de cada trabalhador, e se a empresa não motiva seus funcionários a cumprirem esta missão.

As metas numéricas devem ser eliminadas. A valorização do trabalho não pode ser apenas monetária. O que gratifica os colaboradores é a melhoria da qualidade geral, incluindo o ambiente físico e social do trabalho, o trabalho em equipe e o reconhecimentoda empresa. O enquadramento em um programa de metas não motiva ninguem a trabalhar, ao contrário, causa pressão e induz ao erro.

A responsabilidade pela transformação é de todos, mas a obrigação de iniciativa e ação é da alta gerência.

Citando Valdecir Neves, em seu comentário no Almanaque RH: "Os gestores de empresas públicas não implementam o uso destas ferramentas. (...) Ao invés de serem multiplicadores dessas teorias, ocultam o conhecimento e gerenciam de acordo com seus interesses pessoais. (...) A falta de qualidade dos serviços públicos está diretamente ligada ao gerenciamento de baixo nível ao qual estamos subordinados."

E eu digo mais: A grande maioria dos gestores públicos nem sequer conhece estas teorias, pois são indicados a dedo, sem preparo algum para a gerência que ocupam. Conheço gerentes que não sabem executar nem mesmo o trabalho rotineiro da unidade que comandam.

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