Submarino

Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

E o seu salário, ainda está aí?

Dia desses, estava no ônibus voltando para minha casa, quando ouvi um comentário.
- 83 mil... o cara trabalhava na prefeitura e ganhava 83 mil...
As duas pessoas que conversavam estavam indignadas com o salário desse funcionário. Mas aí eu pergunto: e os artistas de TV, ele podem ganhar milhões de reais por ano? Antes que você me diga que não são impostos que pagam os salários dos artistas, eu pergunto: o quanto poderia ser investido com essa grana violenta se esses salários não fossem tão altos? Mais uma, você sabe quanto custa um deputado federal por mês?
163 000. Isso é o que custa um deputado federal por mês, contando com seu salário e seus milhões de benefícios. E mais: a câmara aprovou um reajuste de mais de 60% no seu salário para o próximo ano. Sabe em quanto o salário mínimo será reajustado no próximo ano? 7%.
Esses números mostram porque o Brasil não consegue ser uma potencia, não consegue sequer resolver seus problemas. Um país com uma desigualdade tão grande assim, onde existem tanta gente ainda – embora se tente provar o contrario – miseravelmente pobre, e tanta gente que ganha fortunas sem esforço, nunca conseguirá avançar. O que vemos hoje na televisão? Essa febre ignorante desses reality-shows que dão 2 milhões de reais pro babaca sarado ou pra gostosa mais popular. Enquanto isso, quanto é o premio do Soletrando, por sinal, atração da TV também? 100 mil reais. 1/20 do premio daquela aberração chamada a fazenda. Porque isso? Porque soletrar não dá audiência. O que dá audiência são coisas como aquela criatura acéfala (posso chamá-la de acéfala, porque ela não sabe o que isso significa) que vestiu uma fita adesiva vermelha e saiu pra rua. E, por causa disso ela ganha cachês altíssimos e “oportunidades” valiosas.
Portanto, não adianta achincalhar os políticos aos quatro ventos por causa de suas somas vultosas. Nós, cada um de nós, fazemos a nossa parte? Que canais de TV assistimos? Que revistas compramos? Que fazemos nas horas vagas? Quanto dinheiro damos aos nossos filhos? Ensinamos-lhes a administrar esse dinheiro? Nós sabemos administrar esse dinheiro? Portanto, o problema do Brasil é mais que um congresso hipócrita. É problema de saúde publica. Saúde mental.

Nenhum comentário: