Submarino

Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quem merece

Conheço uma pessoa, funcionário de uma grande empresa pública há mais de cinco anos, inteligente, muito competente, com ensino médio completo e que gastou e gasta grande parte do seu tempo estudando. Seu salário ainda não chega a 1000 reais. Seu serviço é intelectual, não braçal. Certa empresa privada, de grande porte, instalou-se numa cidade do interior de Santa Catarina, e pagará cerca de 700 reais para seus funcionários que exercerão a função de pintor de parede. É um trabalho mais braçal do que intelectual. A escolaridade exigida não passa da 4ª serie do ensino primário. Não desmereço nenhuma profissão, mas será que alguém que não estudou merece ganhar quase o mesmo salário que meu amigo que tem ensino médio, faz faculdade, inglês e sempre está estudando?


Provavelmente o problema não está no salário do rapaz pintor. Um pai de família mal consegue sustentar sua casa com 700 reais. O problema está no salário de meu amigo, que infelizmente está aquém de sua capacidade. Mais além, o problema está na estrutura trabalhista brasileira, e, claro, na população, já que muitas pessoas infelizmente relutam em estudar. Sim, hoje, em 90% dos casos, não há dificuldade em freqüentar uma escola, e ainda assim, muitos estudantes, na maioria homens, abandonam a escola. A troco de que? O que lhes impede de estudar? Meu pai parou de estudar para trabalhar. Meu avô mal conseguia dar comida para seus treze filhos vivos. E hoje, será que todos esses jovens que param de estudar fazem isso para trabalhar exaustivamente para suas famílias? Será que jovens que pararam de estudar por preguiça merecem conseguir um emprego que não lhes exigirá intelectualmente e ganharem 700 reais por isso?

Quanto ao caso de meu colega, sabemos que o emprego publico fornece um certo... descanso por parte dos empregados, que, em muitos casos, não se esforçam, não se atualizam, não trabalham para melhorar porque seu salário e emprego está garantido. Assim, pessoas como meu amigo nem sempre são valorizados, nem sempre tem o emprego que merecem. Meu colega provavelmente evoluiria de cargo e salário dentro de uma empresa privada. Portanto, existem empresas publicas que valorizam seu funcionário, mas, às vezes, vale a pena trocar, se possível, por uma empresa privada, principalmente as de grande porte. A valorização do profissional pode ser maior. Como naquela empresa citada no inicio. Imaginem o salário de um técnico dentro dela. Essas são realidades brasileiras.

5 comentários:

Joziane Francisco disse...

Marvin, o seu blog ganhou o selo Eu Admiro este Blog Veja:

http://joziiane.blogspot.com/2010/10/selo-eu-admiro-este-blog.html

Marvin (Sérgio Rodrigues) disse...

Obrigado, Jozi. Eu admiro muito seu blog tambem. Vc é dez!

Marvin (Sérgio Rodrigues) disse...

Wanessa, eu vi você postando, mas deixei pra ler depois... Esse texto tenho certeza que causa reações não só em mim, mas tambem em muita gente competente que está por ai fazendo coisas bem abaixo de sua capacidade. Um abraço! See you later...

Nat Flowe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nat Flowe disse...

Olá adorei seu blog obg por comentar no meu estou te seguindo com a conta rhayara pq não to conseguindo logar com minha conta original mais peço para me seguir ai vai o blog : www.natpaty.blogspot.com