Submarino

Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Mundo que Chegou Pelo Correio - parte 3 (Carl Sagan)

"As fantasmagóricas cascas mortalhas e o raro corpo morto de um camarão não permanecem por muito tempo. São comidos, em parte pelos outros camarões, em parte pelos microorganismos invisíveis que proliferam no oceano desse mundo. E assim nos lembramos de que essas criaturas não trabalham sozinhas. Elas precisam umas das outras. Elas cuidam umas das outras – de um modo que não sou capaz de fazê-lo. Os camarões tiram oxigênio da água e exalam oxigênio. Eles respiram mutuamente os gases que são refugos dos outros. Seus refugos sólidos também passam pelas plantas, animais e microorganismos. Nesse pequeno éden, os moradores têm um relacionamento extremamente íntimo.
A existência dos camarões é muito mais tênue e precária que a de outros seres. As algas podem viver muito mais tempo sem s camarões do que os camarões podem viver sem as algas. Os camarões comem as algas, mas as algas se alimentam principalmente de luz. Por fim – ate hoje não sei a razão – os camarões começaram a morrer um a um, chegou o momento em que restava apenas um deles, mordiscando mal-humorado – assim parecia – um raminho de alga ate morrer. Um pouco para minha surpresa, eu me peguei chorando a morte de todos eles. Acho que foi em parte porque eu chegara a conhecê-los, um pouco, mas em parte, eu sabia, foi porque eu temia um paralelismo entre o seu mundo e o nosso.
Ao contrario de um aquário, esse pequeno mundo é um sistema ecológico fechado. A luz entra no mundo, mas ele não recebe nada mais – nem alimento, nem água, nem substancias nutritivas. Tudo deve ser reciclado. Exatamente como na Terra. Em nosso mundo maior, nós também – plantas, animais e microorganismos – vivemos um dos outros, respiramos e comemos os refugos uns dos outros, dependemos uns dos outros. A vida em nosso mundo é também energizada pela luz. A luz do sol, que passa pelo ar claro, é colhida pelas plantas e lhes dá força para combinar dióxido de carbono com água e assim formar carboidratos e outros materiais comestíveis, que por sua vez constituem a dieta principal dos animais."

Um comentário:

silvo disse...

Es un coclo y todos se necesditam saludos