Submarino

Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Coração, quem o Conhece?

                    O que falar do coração humano? Não do coração como órgão, mas da alma humana, que possui e comanda (ou pelo menos acha que comanda) os sentimentos? Quantos erros cometidos, quantas vidas perdidas, quantos sonhos abandonados por motivos do “coração”.

                    Talvez por isso a Bíblia fale tanto a respeito: “Enganoso é o coração humano, quem o conhecerá?” (Sabendo que neste caso o coração humano é enganoso para os outros, não para seu próprio dono). “De tudo o que tendes cuidado, cuideis do vosso coração, pois dele procedem as saídas da vida”.

                    E o pior disso tudo é que a moderna psicologia nos prova que tudo (tudo mesmo) que fazemos, fazemos movidos por emoções, e não por razões. Já ouvi pessoas dizerem: “Os piores erros da humanidade foram cometidos quando o homem esqueceu a razão e agiu pela emoção”. Tenho uma má notícia pra vocês, o homem sempre agiu pela emoção, sempre. É isso que nos distingue dos animais, a emoção. Fazemos planos, projetos, cálculos, mas basta uma gota de emoção e pronto, abandonamos tudo e agimos. Os vendedores sabem disso, e como sabem. Grandes homens de negócio não agem com a razão, não agem, não adianta me apresentarem projetos e gráficos. Agem pela emoção. Como diz a velha piadinha, o herói é um covarde que foi empurrado pra frente. Essa piadinha tem um fundo de verdade, o herói não planejou, ou até planejou, mas a emoção é o estopim. Todos agimos pela emoção.

                    Que bom se fôssemos realmente racionais, se a razão nos dominasse. Talvez fôssemos um pouco insensíveis, mas isso nos pouparia de muitas dores, e muitas lágrimas. Talvez os relacionamentos fossem mais raros, mas o número de desapontamentos e decepções seria menor também. É algo a ser estudado, a emoção humana, temos um longo caminho pela frente, até entendermos nós mesmos, e até lá, quantos tombos ainda sofreremos? Haja coração...

Nenhum comentário: