Submarino

Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Democracia em Vertigem

Petra Costa, a jovem cineasta brasileira de 36 anos, elevou o nome do Brasil - ao contrário de nossos governantes que nos envergonham diante do mundo - com seu filme Democracia em Vertigem, que foi indicado ao Oscar 2020 de Melhor Documentário de Longa Metragem.

(Petra Costa)

O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance em 24 de janeiro de 2019, e na Netflix em 19 de junho de 2019, mostra a traição cívica que derrubou Dilma, além de abranger também o governo Lula. O roteiro contou com a consultoria do jornalista Eduardo Bueno, um grande conhecedor da História do Brasil, que compartilha seu conhecimento e alfineta ignorantes através do canal Buenas Ideias.

Petra Costa abrange todo este processo de um ângulo bem pessoal, mas mesmo assim mostra toda a maquinação política por trás da derrubada de um governo democraticamente constituído, expondo as manipulações e jogadas desonestas de senadores e deputados.

A cerimônia do Oscar ocorrerá em 09 de fevereiro em Los Angeles, e torcemos para que Democracia em Vertigem obtenha o Oscar, mas concordamos que somente a indicação já é motivo de orgulho, pois o documentário expõe a crise política na qual nosso país encontra-se mergulhado.

Nenhum comentário: