Submarino

Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

EUA e IRÃ

Antes de considerar o Irã como terrorista, você deve aprender que:

- O Irã é um país e não uma organização;

- O Irã já apoiou grupos terroristas como vingança por atos cometidos por outros países contra sua soberania;

- O Irã tem uma soberania nacional a ser zelada, esta mesma soberania que Bolsonaro fala no caso do Brasil, mas que desconhece seu significado.

Tudo começou em 1953 quando a CIA (EUA) e o MI6 (Reino Unido) fomentaram a operação Ajax, que tinha por objetivo derrubar o primeiro-ministro iraniano Mohamed Mossadeq. Após sua queda, foi colocado em seu lugar o xá Mohamed Reza Pahlevi. O motivo? Mossadeq queria nacionalizar o petróleo, coisa que os EUA não permitiriam, mesmo que isso custasse a vida de muitos inocentes.

QUEM É O TERRORISTA?

Este golpe de Estado fomentado pelos EUA e Reino Unido gerou uma revolta tão grande na população que isso culminou na Revolução Islâmica de 1979, e o poder foi parar nas mãos do líder religioso Ruhollah Musavi Khomeini, que apelidou os EUA de Grande Satã (apelido que cai muito bem).

Houve sequestro de diplomatas americanos, e houve sanções contra o Irã em retaliação. Os presidentes americanos que têm exercido o poder desde então mantiveram estas sanções, e a briga entre Irã e EUA só vem aumentando a cada dia.

Durante a presidência de Obama, houve um acordo entre Irã, EUA, China, Rússia, Reino Unido e Alemanha: o Irã se comprometeu a suspender seu programa nuclear em troca da retirada das sanções econômicas impostas pelos americanos. Os demais países também se comprometeram a reduzir/suspender seus programas nucleares. O acordo vinha funcionando até 2018, quando a besta - digo - Donald Trump decidiu retirar os EUA do acordo, quebrando seu compromisso.


Com a morte do General Soleimani, a crise estourou de vez. O Irã retaliou atacando bases americanas com mísseis. Trump afirmou que não houve baixas, mas quem acredita nele?

Você sabia que durante a guerra Irã x Iraque em 1987, os EUA apoiaram o Iraque, e derrubaram um avião civil iraniano com 290 passageiros, dos quais 66 eram crianças? Quando foi questionado pelo ataque, o comando militar americano afirmou "que derrubou o avião por engano, pensando que fosse um caça". Basta ver a foto de um caça e de um avião de passageiros civil pra ver a gigante diferença que há entre ambos.

QUEM É O TERRORISTA?

Em 2019, o governo francês tentou mediar novo acordo entre EUA e Irã, mas Trump não aceita negociações. Os Estados Unidos têm em sua história diversas intervenções em países menores da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio, sempre com interesses econômicos, alegando a velha história do "perigo comunista" (só imbecis ainda caem nessa). 

A CIA sempre fomentou golpes contra líderes populares que representam ameaças aos interesses americanos. Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, os EUA têm influenciado o comportamento dos cidadãos mais ignorantes e suas intenções de voto, como fez no Brasil em 2018, colocando Bolsonaro no poder (veja "Privacidade Hackeada" - documentário disponível na Netflix que relata a história da Cambridge Analytica, agência especializada em manipulação de comportamento).

Após conhecer esta parte da história do Irã, conhecer suas causas, seus motivos, eu pergunto novamente: QUEM É O TERRORISTA?

Nenhum comentário: