Submarino

Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Feliz Dia do Trabalho - comemorem enquanto podem

No primeiro dia de maio de 1886 trabalhadores americanos fizeram uma paralisação por melhores condições de trabalho. Dois dias após este acontecimento, um enfrentamento com a polícia resultou na morte de vários trabalhadores. A ideia de utilizar o dia primeiro de maio para comemorar o dia do trabalho, ou mesmo protestar por condições melhores espalhou-se pelo mundo desde então.

Hoje, no Brasil, não é preciso armas para deter os trabalhadores. Não é preciso cassetetes nem escudos. Hoje o tipo de ataque mudou. Um homem que chama a si mesmo de presidente, mas chegou ao poder através de um golpe, idealiza uma "reforma" juntamente com sua corja de deputados e senadores, seus ministros e juízes, compra a imprensa - e até mesmo apresentadores que eu nunca achei que se venderiam saem por aí dizendo que a reforma é boa e necessária - e enfia suas novas leis goela abaixo na população brasileira. O povo é manipulado e enganado, acreditando que estamos "evoluindo", acreditando que estamos atrasados em relação ás leis trabalhistas de outros países, mas esquecendo-se que em outros países não existe a corrupção que existe aqui.

Matérias são divulgadas em rede nacional apontando os empresários como "coitadinhos" que são processados em todo tempo por seus funcionários, e isso os impede de "produzir". O que a imprensa não mostra é a opressão que esses mesmos empresários usam contra seus funcionários. Muitos empregadores não dão a seus funcionários nem mesmo o que é de direito. Muitos não concedem nem mesmo vale-transporte. 

O que os políticos querem é honrar seus compromissos com a classe empresária, que comprou-lhes a promessa da reforma trabalhista. O que os empresários querem é colocar os pobres em seu devido lugar. Para eles é necessário haver separação de classes. Os ricos não são ricos se todo mundo tem dinheiro. O rico não aceita o crescimento do pobre. Temer luta contra nossos direitos adquiridos, e quer aumentar o abismo social que havia começado a diminuir.

Os trabalhadores brasileiros não aprenderam que são eles que geram riqueza. Quem move este país não são os empresários, não são os "empreendedores". Quem move este país é você, trabalhador, que levanta cedo, deixa sua família e vai à luta por seu pão. Você não trabalha apenas por seu sustento, cada minuto de trabalho que você gasta, você está construindo a riqueza deste país. Os ricos são ricos graças o que você faz.

Precisamos aprender, precisamos colocar em nossa cabeça que há muito mais trabalhadores que empregadores. Nós somos a força deste país. Os empresários precisam de nós, e não o contrário. Nós temos a força que eles precisam. Não sejamos enganados. O Brasil somos nós. Não permita que joguem fora os direitos que você já tem.

Nenhum comentário: