Submarino

Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2017

A morte do português

Uma publicação na internet falava de algum evento futuro, e alguém, em tom "jocoso", comentou dizendo que só acreditava se os Simpsons confirmassem... Aí começou o problema...

Algum maluco fanático religioso quis aproveitar a situação para "descer a lenha" nos Simpsons, já que para esse tipo de gente, tudo é do Diabo... mas o comentário foi tão mal escrito que virou piada. Transcrevo abaixo:


"Só acredito se os Simpsons confirmarem... essa mania nao existe para mim os tal de simpsons nao existe eles filho do diabo esse desenho simposons é diabólico nao acredito nesses caras as pessoas tambem nao deveriam acreditar em um desenho a que absurdo. que ;eu sabia tem que acreditar em deus; nao em homens e desenhos simpsons tudo burrice isso sim acreditar em previsoes deles a poxa to fora disso; confio em deus em primeiro lugar. nao sei se acredito so deus revelar aos servos fieis e verdadeiros filhos de deus"


Tentei reproduzir com a mesma "concordância e pontuação" com que o texto foi escrito.


Outro caso: Um comentário na avaliação de um jogo baixado na Play Store:


"Esse jogo eu instalei para meu irmão ... que ele pediu eu instalar esse jogo mas eu não queria pq teria que desinstalar o planet of cubes aí eu pensei 2 vezes e disse ponha o jogo que ele nem gosta mais o jogo que ele gosta claro que eu não ia desinstalar o jogo dele aí eu desinstalei o meu é eu gostei desse jogo também. Mas eu também gostei dele também."


Esses e outros textos são exemplos da maneira como as pessoas estão se "comunicando" atualmente. Eu pergunto: adianta tanta informação disponível estar ao nosso alcance? Adianta alguma coisa a "inclusão social e digital"? Os adolescentes e jovens não sabem ler, não sabem escrever, não sabem falar e muito menos compreender! Recebo todos os dias e-mails de pessoas que trabalham em empresas importantes, em setores importantes, mas escrevem seus e-mails de maneira tão pobre e errada que eu sinto vergonha alheia. O mínimo que o ser humano precisa saber é como se comunicar com seus semelhantes!

Por que é tão difícil deixar o facebook de lado e ler um bom livro? Por que é tão difícil ter um dicionário à mão quando não sabe como escrever uma palavra? E aquela velha Gramática jogada na gaveta? Não seria bom relembrar algumas regrinhas?

O mundo muda, a tecnologia avança, mas a verdade ainda é a mesma, quem quer aprender de verdade, dá seu jeito.

Nenhum comentário: