Submarino

Páginas

domingo, 4 de outubro de 2015

Rússia Ataca Estado Islâmico

No dia 30 de setembro a Rússia deu início aos ataques contra o Estado Islâmico, bombardeando alvos estratégicos onde haviam arsenais e instalações militares. A alta tecnologia russa é impressionante, os mísseis são lançados de aviões, mas tem seu curso corrigido por um sistema via satélite, melhorando o alcance e a precisão.

Em apenas 72 horas a Rússia efetuou 60 ataques contra os terroristas, e vem sendo duramente criticada pelos EUA e pela comunidade europeia.

O problema resume-se ao fato de que a Rússia apoia o regime dominante na Síria, do presidente Assad, e os EUA apoiam os rebeldes que fazem oposição ao presidente. A Rússia diz ter atacado o Estado Islâmico, e os EUA dizem que a Rússia atacou os grupos rebeldes treinados pela CIA.


A velha discussão. Ambos, EUA e Rússia, dizem combater o Estado Islâmico, mas com visões diferentes, interesses diferentes e objetivos diferentes. O mundo corre o risco de uma nova guerra mundial. 

O fato irônico é que após os EUA criticarem os ataques russos, acusando-os de matarem civis, o exército americano acabou bombardeando um hospital... ataque "cirúrgico"? Piadas à parte, não defendo nem o Obama e nem o Putin. A única diferença é que o Obama esconde suas intenções sempre. A bagunça é tão grande, e envolve tantos povos diferentes - curdos, árabes, sírios, russos, americanos, ingleses, franceses, judeus - que precisamos mesmo torcer para que tudo se resolva sem maiores estragos.

Nenhum comentário: