Submarino

Páginas

domingo, 22 de março de 2015

22 de março, Dia Mundial da Água - E eu com isso?

(créditos: Nanihumor)


- Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.

- 2% da água do planeta está nos glaciares e icebergs.

- Mais de metade das reservas de água doce no mundo estão concentradas em apenas 10 países.

- Uma em cada 6 pessoas no planeta não tem acesso a água potável e, a cada ano, 2 milhões de pessoas morrem por causa de doenças relacionadas à falta de saneamento.

- Em muitos lugares, a água engarrafada não é mais segura que a da torneira. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudos encontraram 38 substâncias químicas nocivas diferentes, incluindo analgésicos, fertilizantes e arsênico em 10 marcas famosas de garrafinhas de água.

- Três quartos da superfície do planeta Terra é água. Se ela fosse dividida entre toda a população mundial, cada pessoa teria direito a oito piscinas olímpicas cheias.


Essas informações te assustam? Pois é, hoje, 22 de março, é o dia internacional da água, esse líquido sagrado sem o qual literalmente não vivemos, mas parece que as pessoas ainda não se tocaram de que a água POTÁVEL está acabando. E quando vejo cientistas, biólogos (se dizem biólogos) e outros "estudiosos" dizendo que "a água não acaba por causa do ciclo da água", quase tenho uma síncope. Como as pessoas podem ser tão levianas ao se referir a um dos bens naturais mais preciosos que temos? Será que não percebem que milhões de seres humanos,  animais e plantas morrem todos os dias de sede?

Como posso esperar que nossas crianças sejam conscientes da importância de não desperdiçar água, se seus pais e mães não fazem isso? Você está disposto a sair da sua zona de conforto e poupar água como puder para tentarmos salvar o nosso próprio futuro?

Que todos os dias, não só hoje, o ser humano abra os olhos para a escassez de água. Cada gota poupada pode parecer pouco, mas se todos cuidassem, seria muito. Atos simples, como evitar lavar calçadas, lavar os carros com balde, molhar as plantas com regador, banhos mais curtos, deixar acumular a roupa para lavar, ensaboar a louça com a torneira fechada e só depois enxaguar, fazem uma diferença enorme para a natureza. Eu me policio todos os dias e sei que poderia fazer mais, e tento. Gostaria de poder aproveitar a água da chuva de alguma forma em minha casa, e vou tentar buscar essa alternativa.

Cabe a cada um de nós fazer sua parte, para termos um futuro menos sombrio.


Nenhum comentário: