Submarino

Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Música gospel: as 20 maiores canções de Fernanda Brum - parte 2



Esta é a segunda parte da matéria sobre as 20 maiores canções da Fe Brum. Pedimos desculpas pela demora, pois tinhamos postagens bastante urgentes para publicar. Para ver a primeira parte, clique aqui.




10. SEU LUGAR

Álbum: Sonhos (1997)
Autores: Fernanda Brum
Tom original: C

O que dizer quando alguém que amamos vai embora para sempre? Presente no segundo disco de Fernanda, Sonhos, Seu Lugar é uma oração de esperança para quem tem saudades de quem já se foi. Sem mais.



9. TU ME AMAS?

Álbum: Liberta-me (2012)
Autor: Claudio Claro
Tom original: C

         Muitas pessoas vão torcer o nariz quando ver esta canção nesta lista, afinal, a música Rasgando o Coração fez e faz muito sucesso, sem dúvida o maior destaque deste CD. No entanto, quando eu penso em Tu me amas, eu sempre lembro do propósito de uma música cristã, o maior propósito: trazer almas para Deus. Foi isto que esta canção fez comigo, escutava-a sem parar, cinco, sete vezes seguidas, meditando sua letra e sua melodia. A canção fez um apanhado de diversas passagens evangélicas, construindo um quadro onde Pedro diz a Jesus: Levanta, Tu é o Rei! Toma Teu lugar! E o que Jesus diz: Vai, não peques mais. Segundo a Bíblia, está frase foi dita por Jesus para a mulher adúltera que estava sendo apedrejada, mas pode ser aplicada a Pedro, e muito provavelmente Jesus disse isso a ele, que figura pode ser mais contraditória no Evangelho do que o bom Pedro? Tão fraco e tão forte? Depois, antes de ser crucificado, Jesus diz: Tu me amas, Simão? E em outra ocasião, põe Simão na parede: Tu és rocha, Simão, és tocha, Simão! E as chaves do meu reino estão contigo. Que mensagem incrível! Mensagem que serve a todos nós, insistindo no Reino de Jesus, na grandiosidade de Jesus, será que ainda lembramos que o Reino Dele não é deste mundo? Será que já esquecemos que Ele nasceu em uma manjedoura, em um galpão ao lado dos pobres animais? Que sua Mãe e seu Pai adotivo eram pobres até não poder mais, e foi neste mundo que Ele veio?
         Conforme a Bíblia, Jesus afirmou que sobre Pedro construiria sua Igreja. A tradição católica apresenta Pedro como o primeiro grande pastor da Igreja, que foi chamado de Papa. O Papa católico não é apenas um pastor, é um líder político, sempre foi. No passado, inclusive, muito mais político do que religioso. Hoje, o Papa católico é, sem sombra de dúvida, o homem mais poderoso do mundo. Muitos Papas foram poeira na Igreja, destruindo o propósito que Jesus trouxe. Muitos, e isso não faz tanto tempo assim, foram verdadeiros Judas. Alguns poucos tentaram, em vão, reerguer a Igreja de Cristo. Pagaram sua audácia com a vida. Hoje, espero ver no Papa, atual e nos que virão, o espírito da Igreja primitiva de Cristo, que eles realmente AMEM o Senhor e carreguem suas chaves, honrem seu trabalho e seu lugar. Ainda assim, podemos estender o papel de Pedro a toda a Igreja, e é isso que deve ser feito. Teoricamente, é isso que a tradição protestante prega. A Rocha é toda a Igreja, Pedro É a Igreja. Será mesmo? Será que estamos aceitando o chamado de Jesus, carregando suas chaves e sua Igreja, vivendo o evangelho em atitude e alma, ou somente subimos em ricos púlpitos, falando belas palavras, sempre prontos a criticar outras religiões, e vivendo como Judas? Será que era esse o recado que Jesus nos deixou? Vai levar meus cordeiros, alimentar minhas ovelhas, cuidar do meu povo, SE ME AMAS! Estamos fazendo isso? Amamos Ele ou apenas dizemos que amamos?
         E ainda teve alguns blogueiros que disseram que essa música era “enche-linguiça”. Francamente...






8. SONHOS

Álbum: Sonhos (1997)
Autora: Raquel Mello
Tom original: A

Incrível como o terceiro disco de Fernanda pode ter marcado tantos sucessos, tantas músicas incríveis e bem feitas. Não sou da turma que adora dizer que “as músicas de hoje não tem unção”, acho que quem não tem unção são as pessoas de hoje, isso sim (aliás, às vezes me enjoa ouvir tanta gente falar em “unção”, quando poucos realmente sabem o que isso significa de verdade). Por isso muitas canções de hoje não fazem tanto sucesso, para essas pessoas, são músicas ENCHE-LINGUIÇA, músicas sem unção..... tão fácil apontar, usar palavras em vão..... Sonhos é a música título do álbum de 1997, fala de alguém que perdeu tudo inclusive a esperança, vive sozinho, e encontra Deus, e se abriga no Seu amor. Uma linda letra, uma melodia tranquila, que fala ao coração. Nessa época, Fernanda alcançava algumas notas que hoje não alcança mais (ou prefere não utilizar), o que torna a canção ainda mais bonita. Existe uma apresentação de Fernanda desta musica na internet, mas como foi dublagem, preferi colocar o clipe, muito bonito, gravado em Paquetá e na Igreja Presbiteriana do Rio. Uma canção linda, que merece uma regravação.



7. A TUA GLÓRIA FAZ

Álbum: Glória (2010)
Autor: Émerson Pinheiro
Tom original: F

Chegamos ao top dessa lista. A canção A Tua Glória Faz coroou o CD Glória, com várias canções marcantes que versam sobre a Glória de Deus em nossa vida. Como já disse, Fernanda gravou o CD enquanto gerava sua filha caçula, e a Glória de Deus se manifestou grandemente na vida delas. A música tem uma letra tocante e uma melodia marcante, que permitiu à cantora várias notas agudas belíssimas, dentro da tessitura de Fernanda. A canção possui vários registros ao vivo, inclusive no DVD Glória in Rio, e este acústico, onde Fernanda pode interpretar belamente a canção. Infelizmente, em nenhuma vez que Fernanda se apresentou na televisão, ela cantou está música ao vivo. É uma pena, uma grande oportunidade perdida.



6. MEU BEM MAIOR

Álbum: Meu Bem Maior (1995)
Autores: Fernanda Brum e Émerson Pinheiro
Tom original: A

Meu Bem Maior foi o primeiro disco de Fernanda gravado pela MK escrota Publicitá, atual MK Music. O disco fez muito sucesso, principalmente para uma cantora iniciante, que tinha gravado um LP independente em 1993, Feliz de Vez, e começava a aparecer no cenário gospel.  A maior prova do sucesso deste disco são canções marcantes até hoje – Saída, Prosperidade, A Tua Glória e a queridinha dos apaixonados, Amar Você, são todas canções deste CD! E todas poderiam estar nesta lista. A Canção título foi escrita pelo casal bem no início do namoro (em sua biografia, Fernanda descreve como foi o inusitado primeiro beijo do casal, em pleno cinema, vendo Star Wars – episódio 5, e como a canção nasceu depois desse encontro). Um poema de Fernanda que mostra o sossego que se tem na presença de Deus, o nosso Bem Maior. Existe no youtube uma gravação de Fernanda cantando esta música com Bruna Karla, porém não tem imagem, somente áudio e fotos. A canção também fez parte do medley dos DVDs Liberta-me e Apenas um Toque #GravaMeuBemMaiorFernanda!!!!!!!.


 
5. FELIZ DE VEZ

Álbum: Feliz de Vez (1993/2001)
Autores: Fernanda Brum e Ary Menezes
Tom original: G

Dentro do meu olhar acendeu a luz de um mundo novo... Mesmo gravado independente, o primeiro disco de Fernanda fez sucesso, abriu as portas para seu contrato com a MK, e o disco foi tão marcante que mereceu uma regravação em 2001, com novos arranjos e duas canções inéditas – inclusive, no disco de 1993 está a versão original de Águas do Trono. O LP se tornou raro (no Mercado Livre tem um exemplar a venda por R$340!!!) e a regravação trouxe de volta os velhos sucessos MK de olho no primeiro disco da Fernanda. A canção título mostra o que acontece conosco quando deixamos Jesus fazer morada em nós. Sua melodia tem uma batida original, diferente do que normalmente se vê na música gospel. Sua letra é completa, uma das mais belas letras de Fernanda Brum.



4. AMO O SENHOR

Álbum: Quebrantado Coração (2002)
Autores: Fernanda Brum e Émerson Pinheiro
Tom original: F

Mais uma das marcantes canções do disco Quebrantado Coração, Amo o Senhor é uma declaração de amor a Ele. Cheia de graves e com uma melodia rica, especialmente no refrão, sempre me emociono quando escuto. Ganhou uma grande apresentação no DVD Apenas um toque, numa época em que a cantora tinha mais facilidade para sustentar notas longas, e explorava-as com perfeição.



3. APENAS UM TOQUE

Álbum: Apenas um Toque (2004)
Autor: Klênio
Tom original: F

E a medalha de bronze vai para...... Apenas um toque foi o primeiro disco ao vivo de Fernanda. Como tal, foi um CD totalmente congregacional e cristocêntrico, gravado da Igreja para a Igreja e para a adoração, cheio de canções de sucesso e marcantes, como Nuvem de Glória, A oração do Profeta, Em Tua Presença, Dá-me filhos e outras. Apenas um toque é uma canção de adoração que fala tudo sem falar nada. Ouvindo a letra com atenção, ela mostra o que passa no filho quando toca o Pai, mas diferente de Meu Bem Maior, eu sinto que Apenas um toque é um prelúdio do que ocorre em nosso coração. Como se ela mostrasse em seus versos apenas o que ocorre no momento em que nos aproximamos de Deus, o exato instante em que nossas mãos estão há centímetros dele. O que ocorre depois disso é o que sentimos quando ouvimos a canção..... me emociono muito com ela. Simplesmente perfeita.



2. PAVÃO PAVÃOZINHO

Álbum: Glória (2010)
Autor: Livingston Farias
Tom original: C

Aqui, preciso de mais um parênteses. Não pensei muito para colocar essa música em segundo lugar, mesmo sabendo que muita gente torce o nariz para ela, ou simplesmente não dá a ela o devido valor. Ou talvez seja eu que a superestime demais a canção. O fato é que eu fui fortemente evangelizada com essa canção. Pavão Pavãozinho foi a primeira música de Fernanda que conheci. Já tinha ouvido falar dela (e até vi-la cantar, no Faustão, mas na ocasião, infelizmente, fui cegada pela idolatria e só dei bola para a Aline Barros). Quando ouvi falar da canção, pelo prêmio que ela recebeu, fiquei curiosa, e cheia de preconceitos, fui procurá-la e achei o clipe no Youtube. Minha cabeça explodiu, porque não esperava que uma cantora evangélica pudesse cantar uma letra daquelas, com um arranjo daqueles. Não conhecia Fernanda e não sabia como ela ousava em seu trabalho. Foi a partir desta música que comecei a acompanhar sua carreira, e a olhar com outros olhos a música gospel. É, com certeza, a minha música favorita... Portanto, obrigada Pavão Pavãozinho. Escrita por Livingston Farias, parceiro musical de Fernanda e Émerson há muitos anos, é uma canção de protesto que versa sobre a injustiça social e a hipocrisia política no Brasil. Um chute de audácia que somente alguém como Fernanda poderia cantar, ou alguém imagina a Aline Barros cantando essa música? Musicalmente, um arranjo cheio de tambores mesclado com guitarras, dando um tom de rock pesado para a música, e, claro, o registro mais grave de Fernanda até o momento, um Lá sustenido na segunda oitava, no início da canção (tenho certeza de que ela consegue descer mais), e um dos registros femininos mais graves em voz plena na música brasileira. Completando, um clipe muito bem feito (um milagre para a gravadora onde a Fernanda trabalha) gravado nas comunidades do Rio de Janeiro, Complexo do Alemão, Vigário Geral e, claro, Pavão Pavãozinho, além da Central do Brasil. A apresentação de Fernanda no DVD Glória in Rio (2011), foi com a participação especial do Afrolata e do Pregador Luo, que cantou um trecho do rap Alívio no meio da canção. Até eu, que não curto muito o cara, adorei. Enfim, uma canção sem dúvida memorável.



1. ESPÍRITO SANTO
Álbum: Quebrantado Coração (2002)
Autor: Eyshila
Tom original: C

O que podemos dizer de uma das canções mais marcantes da música gospel atual? Se o CD Quebrantado Coração foi o CD divisor de águas, esta é a música divisora de águas no trabalho de Fernanda. Escrita por Eyshila, num momento em que seu marido enfrentava o alcoolismo e Fernanda recuperava-se do segundo aborto, a canção emociona pela simplicidade proposital e pela sinceridade da letra, sem rebuscamentos, sem frescuras, sem enfeites desnecessários, uma oração que pode ser entoada por qualquer pessoa em qualquer momento difícil. Marcante na carreira da cantora, cantada até hoje em shows e pregações, com um recorde de versões ao vivo no Youtube, é quase uma unanimidade.


Um comentário:

livingston.godblog.com disse...

Agradeço aqui a este respeitoso site..pela presteza,carinho, análise e por pontuar a minha Canção: - PAVÃO PAVÃOZINHO - como a segunda canção dentre as 10 citadas...como as mais relevantes na história da Fernanda Brum.

Paz a todos!
Don Lívingston Farias
MINISTÉRIO CHAMADA GLOBAL: BR