Submarino

Páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Carta de Gandhi para Hitler

Na imagem abaixo,uma carta escrita por Gandhi, e endereçada a Hitler. Nela, Gandhi pedia a Hitler que evitasse a guerra que poderia reduzir a humanidade a um estado selvagem, afirmando que o Fuhrer era a única pessoa que poderia evitar essa guerra. Infelizmente, a carta nunca chegou ao seu destino, pois foi interceptada pelo governo britânico. Talvez, o apelo do pacifista tivesse mudado a história, e impedido a morte de tantas pessoas...



Abaixo, tradução livre da carta:

Índia, 23 de julho de 1939


"Querido amigo,

Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.

Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.   

Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.

Permaneço seu amigo, 

M. K. Gandhi"

Nenhum comentário: