Submarino

Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Índices Econômicos

Alguns índices econômicos, dos quais ouvimos falar todos os dias, e que fazem diferença em nossas vidas, mesmo que não os conheçamos:


IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. Este índice é formado pela soma ponderada de outros 3 índices: Índice de Preços ao Atacado (IPA), com um peso de 60%; Índice de Preço ao Consumidor (IPC), com um peso de 30%; e Índice Nacional de Construção Civil (INCC), com um peso de 10%. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte. O IGP-M considera todos os produtos disponíveis no mercado, inclusive o que é importado


INCC

Índice Nacional do Custo da Construção. Um dos componentes das três versões do IGP, o de menor peso. Reflete o ritmo dos preços de materiais de construção e da mão-de-obra no setor. Utilizado em financiamento diretos de construtoras/incorporadoras.


IPC

Índice de preço ao consumidor. Calcula a variação dos preços de uma cesta de consumo média de uma determinada população.


Índice Dow Jones

Índice usado para medir a performance do mercado norte-americano, composto pelas 30 ações mais negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque – New York Stock Exchange (Nyse).



INPC 

Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país para famílias com renda de um até oito salários mínimos, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Nenhum comentário: