Submarino

Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Dilma e a ONU

No dia 25 de setembro, a presidente do Brasil, Dilma Roussef, fez o discurso inicial na 67ª Assembleia Geral da ONU. Falou bonito, mas desviou o assunto dos problemas do Brasil e passou a criticar os problemas do mundo em geral. Rebateu as críticas dos Estados Unidos, que chamou de protecionistas as medidas brasileiras envolvendo importações, e falou sobre a mudança na estrutura do Conselho de Segurança da ONU.
Demonstrou seu apoio à criação do estado Palestino, e criticou o Irã por sua determinação em obter uma arma nuclear. Criticou os EUA pelo embargo econômico à Cuba, e fugiu do foco econômico, falando sobre Oriente Médio e norte da África.
Estou de acordo com o fato de Dilma defender as medidas econômicas brasileiras, pois estamos em desenvolvimento, e precisamos conter as importações. Mas fugir do assunto e falar sobre Palestina, esquecendo que Israel tambem tem o direito de existir, é um pouco estranho. Quanto à admiração de Dilma por Cuba, gostaria de lembrá-la de que seus tempos de guerrilheira já passaram, e Fidel já não é um herói, muito menos Raul. Não deixam de ser importantes os assuntos abordados, mas, na minha opinião, devemos arrumar e limpar a própria casa antes de dar palpite na casa dos outros, não acha, amigo leitor?

Nenhum comentário: