Submarino

Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Eu sou pai

Dia dos pais. Eu não me dava muito bem com meu pai, não o entendia, e hoje sinto muito sua falta. Talvez hoje eu o entenda porque também sou pai. O que importa pra mim, é que no dia em que ele faleceu, eu fui a última pessoa que segurou em sua mão no leito do hospital, e este apoio me tirou a culpa das muitas vezes em que reclamei dele.

Eu sou pai. Às vezes não somos compreendidos, porque estamos cansados, estamos ocupados. E as mães têm mania de dizer que o amor da mãe é mais importante pra criança, porque a mãe está mais próxima, passa mais tempo com o filho. Às vezes é verdade, às vezes não. Há mães que não mereciam ser mães, e há pais que não mereciam viver. Há muitas mães que trabalham, e há muitas que são mãe e pai, mas algumas famílias ainda mantem o modelo tradicional, onde o pai trabalha e a mãe fica em casa, administrando o lar.

Mas eu gostaria que todos os filhos e filhas compreendessem que por trás daquele rosto muitas vezes severo e fechado de seu pai há um ser humano, um homem que trabalhou o dia todo pra que você e sua mãe pudessem ter alimento, casa e conforto. E às vezes é difícil dar atenção, depois que um dia de trabalho já tirou nossa energia. Eu saio cedo de casa, trabalho o dia todo, mas tento dar atenção à minha filha, dar carinho, dar apoio. Converso com ela, pergunto como foi seu dia, mesmo ela tendo apenas quatro anos e eu sabendo que o que ela fez foi brincar o dia todo. Mas é ótimo ver a reação de uma criança quando lhe damos atenção. É encantador ouvir ela contar a respeito do seu dia, falar de coisas simples, mas que a seus olhinhos são importantes.

Quem não é pai, não pode entender isso em sua plenitude. Mas você, que já é pai, sabe do que estou falando. Se você exerce realmente seu papel de pai, se você cuida de seus filhos como um jardineiro de suas plantas, se você está pronto a se sacrificar por eles, você merece, neste dia, toda honra, todo respeito, toda homenagem, e é meu desejo que sua vida seja repleta de saúde, e que você encontre nos olhos de seus filhos o ânimo do qual você precisa pra continuar sua jornada sem desanimar, sem desistir, sem se entregar.

FELIZ DIA DOS PAIS! QUE DEUS, O GRANDE PAI, ABENÇOE VOCÊS!

3 comentários:

silvo disse...

Solamente me queda decirte Marvin: !GRACIA" por esta preciosa entrada que acalarará mucho a la gente, un abrazo!

Larissa Silva disse...

Lindo. Você é um sonho de pai. Te amo.

Marvin (Sérgio Rodrigues) disse...

Obrigado Larissa. E obrigado, Silvo. Quando meus textos trazem força a qualquer pessoa, fico muito feliz. Um abraço!