Submarino

Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Batman - The Dark Knight Rises

Atenção: CONTEM SPOILERS DE BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE



Assistí Batman, The Dark Knight Rises. Um desfecho épico e incrível para a saga do Cavaleiro das Trevas desenvolvida na visão de Christopher Nolan. O que me faz fã de Batman (assim como de "The Punisher") é justamente essa humanidade do herói. Sem superpoderes, mas ao mesmo tempo com o maior superpoder que um ser humano pode ter: a determinação.

Batman, ou melhor, Bruce Wayne, não é perfeito, não é invencível. É humano, é falho, também sofre, também sente medo, também chora, sente culpa e remorso. E no início do filme está entregue a uma condição miserável de depressão e miséria mental, após ter perdido a mulher que amava e ter assumido os crimes cometidos pelo promotor Harvey Dent.

Batman se sentia como se houvesse falhado em sua missão. O promotor de Gotham, o cavaleiro branco, havia caído na armadilha da loucura armada pelo Coringa, e Batman não podia deixar que o povo de Gotham soubesse dos crimes cometidos por Harvey. Por este motivo, assumiu a culpa e tornou-se um fugitivo, e esse sentimento o derrubou. Após oito anos de reclusão na ala leste de sua mansão, e graças ao roubo cometido pela Mulher Gato, Bruce desce à Batcaverna para investigar a misteriosa ladra, e a chama renasce.

O guardião de Gotham descobre um poderoso plano para destruir a cidade, forjado pela filha de Ra's Al Ghul, Talia Al Ghul, que tem como legítimo general o vilão conhecido como Bane. Batman acaba vencido pelo poderoso vilão, e jogado na prisão da ilha de Santa Prisca, onde Bane nasceu. No fundo do poço, Batman vê a cidade pela qual se sacrificou cair na ruína, ser isolada do resto do mundo, ser destruída, ser tomada por bandidos e ameaçada por uma bomba nuclear. Mas ele foge da prisão e ressurge com o vigor, a coragem e a determinação necessárias para novamente salvar Gotham das garras do inimigo.

No desfecho, mais um sacrifício, mais um esforço. Mas enfim o Cavaleiro vê sua missão cumprida, sua vontade para com Gotham preservada, seu povo com esperança, e sabe que pode partir para o descanso, consciente de que deu tudo pelo retorno da paz.


Um comentário:

Anônimo disse...

Três filmes bons,uma trilogia surpreendente!

Paulo Cesar Couto
São Paulo Capital