Submarino

Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SOPA, PIPA e ACTA

Novamente o poder dos homens de negócios e o interesse mesquinho de alguns políticos se unem para atravancar o progresso. S.O.P.A, P.I.P.AA.C.T.A vêm com tudo para frear o direito de expressão e a liberdade de informação. A desculpa é combater a pirataria, o tráfico, a pedofilia, e tudo o que é realmente contra a Lei e pode ser feito pela internet. Mas não é apenas isso. Por trás desses interesses tão "louváveis" há a preocupação da indústria em perder o controle da música, da imagem e da informação em geral. . Existem abusos, é claro. Existe a pirataria, que é prejudicial. Existe a falta de bom senso de pessoas que usam texto e imagem sem ao menos citar a fonte. Mas controlar internautas e impedir que se cite a letra de uma música em um e-mail ou num recado no Orkut já é demais... Sempre há por trás o interesse de poderosos empresários e políticos que não querem abrir mão de sua influência, preferindo parar a evolução e o progresso em seu próprio proveito do que deixar que a informação corra livre.
Imagine, leitor, que essas leis sejam aprovadas. Então um belo dia você vai enviar via e-mail um poema para aquela pessoa que você ama, e vai ser processado por utilizar um texto que não é seu. Você vai enviar a letra de uma música que um amigo lhe pediu, e vai ser processado por utilizar uma música que não é sua. Ficou assustado? Pois é, estas coisas a imprensa não esclarece. Aliás, a imprensa vem agindo de uma maneira estranha, pois não define o que são estas leis e simplesmente generalizam as informações. No dia em que o F.B.I prendeu o dono do site MEGAUPLOAD, e algumas pessoas começaram a derrubar sites como o próprio F.B.I em retaliação e protesto, a imprensa publicou: "F.B.I prende dono de site de cópias e hackers invadem e tiram sites do ar". E o povo engole a informação e acredita em tudo. Vamos esclarecer:

- O site MEGAUPLOAD não é um site de pirataria, mas de compartilhamento de conteúdo, tanto que se você quiser baixar algo sem pagar, você consegue, mesmo sendo um pouco mais trabalhoso. Talvez o dono do site esteja errado em cobrar por um serviço diferenciado, criando assim os "clientes Premium", mas mesmo assim não deve ser tratado como apenas um site pirata;

- Não foram somente hackers que derrubaram sites. Foram pessoas comuns, que revoltados com essa mordaça que querem pôr em nossa boca, causaram a sobrecarga de servidores através de DDOS, derrubando estes sites;

- Não houve invasão. Não houve acesso a dados. O DDOS é um software que simula vários acessos a um site de uma só vez, e causa sobrecarga do servidor, derrubando a página. Invasão é caracterizada por acesso e cópia de dados.

A imprensa tem se mostrado ignorante e parcial. O povo não se informa e aceita o que a imprensa diz. Estamos assim aceitando uma venda nos olhos e uma mordaça na boca. Se não gritarmos agora, futuramente seremos como a China, ou talvez como a Coréia do Norte, controlados constantemente por gente inescrupulosa e mesquinha. Tudo isso se resume a interesse comercial. O mundo está mudando, e a informação não deve ser um produto controlado por empresas. Muita gente está considerando os "Anonymous" como hackers criminosos, mas nessa guerra por informação e conteúdo, eles podem tornar-se heróis. S.O.P.A, P.I.P.A e A.C.T.A não passam de exigências impostas pela indústria do entretenimento. Não trarão benefícios para o usuário comum, são acordos comerciais que vão monopolizar a informação. A indústria cobra a aprovação destas leis pelos políticos que ela elegeu. A política é isso: Interesse próprio.

Acabei lendo por acaso (numa revista que se diz super interessante, de novembro de 2008) uma entrevista com Matt Mason, autor do livro "The Pirate's Dilema". Este cara é economista e DJ. Pra ele, a pirataria é um caminho sem volta que faz parte do capitalismo, e a indústria deveria tomar isso como incentivo para produzir melhores produtos e serviços, com preços mais acessíveis. O livro relata que quando Thomas Edison (ou seja lá quem for) inventou o fonógrafo, os músicos que tocavam ao vivo acusaram-no de roubar seu trabalho. Segundo eles, a invenção iria prejudicá-los, acabando com seus shows e consequentemente com a música, exatamente como a indústria fala hoje a respeito do download de músicas. Outro exemplo que Matt cita é o caso de Paulo Coelho, que colocou seus livros para download no Bit Torrent sem o consentimento de seus editores. Quando eles descobriram, acharam melhor fechar o acordo para distribuir os livros pela internet, porque a versão on line gratuita fez as vendas da edição impressa na Rússia pularem de 1.000 unidades por ano para 1 milhão, em três anos. Outro fato interessante é que o próprio Matt Mason disponibilizou seu livro para download gratuito na rede Se a única coisa que a indústria faz contra a pirataria é processar os usuários, isso significa que ela não tem mais um modelo competitivo de negócios. Eu penso que o caminho é trabalhar junto à liberdade de conteúdo, sem querer monopolizar a informação. A indústria precisa acompanhar o desenvolvimento da economia e também as tendências da população mundial. Os mesmos Jornais que sofreram repressões na ditadura brasileira hoje criticam a liberdade da informação e o compartilhamento de conteúdo. Não consigo entender isso.

Nenhum comentário: