Submarino

Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A vida é uma guerra

Todos nós já passamos pela experiência mais traumatizante de nossas vidas. Chama-se nascimento. Sim, você já reparou como um parto é traumatizante? É praticamente uma batalha de um só. Você está lá, bem quentinho, limpinho, alimentado, dentro do útero fofinho de sua mãe, e de repente alguma coisa que você não controla te empurra para fora. Como se não bastasse, um maluco te puxa de lá de dentro com uma delicadeza zero, te dá um beliscão, um tapa no traseiro e te joga num pano gelado. Você está desarmado, logo, berra como um condenado. O cara te puxa e te dobra. Corta seu cordão umbilical. Seu coração dispara e você, se tivesse “consciência”, acharia que iria morrer. Aquela coisa estranha, chamada ar, invade seus pulmões agressivamente. O maluco, chamado médico, continua te espetando e invadindo seus orifícios. Provavelmente alguém te limpa de uma maneira ligeiramente violenta. Bem vindo ao mundo.
Finalmente depois disso alguém te aquece e você retorna à sua mãe. O leite invade seu corpo – deve ser uma sensação deliciosa. E assim sua vida começa, delicada como o mundo onde você nasceu. Marvin certa vez disse que o ser humano é muito fraco. Concordo. Enquanto os outros animais nascem no meio do mato, você precisa de cinquenta coisas para nascer com “segurança”. Mas, em compensação, os animais não têm nenhum maluco lhes dando beliscões e tapas...


A seguir trechos de uma reportagem da revista Superinteressante de maio de 2011, sobre os primeiros minutos de vida de um bebê. De fato, a vida começa com uma grande batalha de um só. Você contra o mundo.

Minuto zero
O medico mede o ritmo cardíaco da criança, verifica a coloração da pele, move pernas e braços do recém nascido para testar sua resistência muscular e avaliar como ele reage a um beliscão.

Minuto 2
Durante a gestação, o bebê fica com os pulmões cheios de liquido amniótico. Agora é hora de expelir esse liquido e se preparar para encher os pulmões de ar.

Minuto 4
O corte do cordão umbilical provoca um choque no organismo: a criança começa a respirar ar, seu sistema digestivo se dilata e a pressão arterial dispara – sobe 50%

Minuto 7
A circulação sanguínea ainda é ruim – por isso o nível de oxigênio no cérebro é de apenas 44%. Nos próximos minuto atingirá seu nível normal. Mas falhas nesse processo podem causar paralisia cerebral ou retardo mental.

Minuto 8
Os bebês nascem com um furo dentro do coração que ajuda na irrigação da placenta. Agora ele não é mais necessário – é precisa começar a fechar. Se isso não acontecer, há riscos de problemas cardíacos.

Minuto 12
O medico introduz um cateter em cada um dos orifícios do bebê para ver se estão abertos – é raro, mas a criança pode nascer com o anus fechado, o que requer uma intervenção cirúrgica imediata.

Minuto 14
Um colírio de nitrato de prata é pingado para evitar conjuntivite. E a criança recebe uma injeção de vitamina K – nascemos sem ela, que é essencial para a cicatrização de ferimentos.

Minuto 28
O bebê nasce estressado, lutando, e com o coração disparado, batendo 160 vezes por minuto – o dobro de um adulto. Agora ele começa a desacelerar, e cai para 120 bpm.

Minuto 29
O bebe reconhece o rosto da mãe pela primeira vez. A ocitocina, hormônio que age no cérebro e provoca a formação de vínculos afetivos, alcança o nível maximo.

Nenhum comentário: