Submarino

Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Desabafo

Ter família é comprometer-se. Ter família é não ser livre. Mas ao mesmo tempo é maravilhoso, porque é poder saber que não se está sozinho, que alguém vai segurar sua mão. Nada se espera da família, quando se ama de verdade, porque amar é não esperar nada em troca, nem de ruim nem de bom. É fazer pelo gosto de ver bem. É fazer porque aquilo é tudo que você tem, e ama até o fim. Às vezes a família não é de sangue. Já disse alguém que família de verdade são os amigos que escolhi. Às vezes a família de sangue nem te ama tanto, e você nem a ama também. Não importa qual é a sua família. Família é amor, é Deus, é tudo. Família dá sem pedir, sem se importar com o amanhã, ou melhor, se importando até o fim. Pois tudo que você quer para quem você ama é felicidade. Ontem, hoje e amanhã. Sempre.

E quando você não consegue? Aquela dor no peito, aquele sentimento de impotência, de inutilidade, aquele vazio... Existe um gene, COMT, que predetermina a ansiedade. Um quarto da população mundial tem uma mutação nesse gene. Assim, é muito mais ansiosa que o limite saudável. Bem, não adianta culpar apenas a genética. Você trabalha a vida toda para ser uma pessoa o mais sensata possível, e...
Perdoe-me, vó, se eu não consegui. Mas eu juro que eu tentei. Talvez eu não tenha mais solução, talvez a solução apareça com o tempo, os cabelos brancos... perdoe-me se eu não estive ao seu lado. Mas eu aqui estou, com o coração partido. Não quero a pena das pessoas. Até preferia a repulsa. Ser odiado é mais fácil que ser amado. Porque quem é odiado não deve nada a ninguém. Mas quem é amado deve tudo... fraldas trocadas, sopas, passeios, colo, almoços em família... dói. Amar é comprometer-se. E o pior é saber que tudo foi feito em troca de... nada. Simplesmente porque quem ama... ama. E eu amei. Amo e amarei até o fim e depois dele também. Quando as pessoas lerem esse texto, algo já terá acontecido. A senhora nunca o lerá. Mas não é pra ler mesmo. Amar é não querer nada em troca.
E você, meu amor, me perdoe se eu não sou o que uma pessoa deve ser. Perdoe-me se eu amo, ou se eu odeio. Todos acham que eu falo demais... e que ando bebendo demais... e que essa vida agitada não me leva a nada... mas você foi o único que não achou nada. Você simplesmente me amou. E cada dia da minha vida eu tentarei, sempre, ser alguém melhor, sem esperar que algo aconteça. Amar é não querer nada em troca. Nem mesmo você. Amar é não querer nada para mim. É querer para você.
Pensar é enlouquecer. Agir é sujar as mãos. Viver é desesperador. Mas ao mesmo tempo é uma dádiva. Mesmo quando você cai da nave no planeta errado. É por algum motivo certo.

Nenhum comentário: