Submarino

Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Quaresma, tempo de meditação

Sempre é tempo para meditação, mas a quaresma, tempo que eu considero muito especial, é a época propícia para pensar: o que estou fazendo com a minha vida? São 44 dias para se meditar sobre a vida de Jesus, seu impacto na Terra. O que Ele fez por mim? E o que eu estou fazendo em troca? Honro esse sacrifício imenso que Ele fez por cada um de nós? Ainda que você não seja cristão, não há como negar quão profunda e verdadeira a mensagem de Jesus. Usando palavras de Douglas Adams (que, à propósito, era ateu): Jesus foi um cara que foi morto por dizer que as pessoas deveriam ser mais legais umas com as outras, para variar.
Nos dias de hoje, mais ninguém faz jejum, e quando faz, é de forma errada. O jejum é uma das experiências mais maravilhosas pela qual uma pessoa pode passar. Não há como explicar, apenas quem faz percebe a grandiosidade desse gesto. O jejum, porém, só pode ser feito por quem estiver em PLENA COMUNHÃO com Deus, pois caso contrário é um ato vazio, é um despropósito, um desrespeito com seu corpo, templo do Espírito, que Deus quer tanto que você cuide bem. O jejum só pode ser praticado em companhia plena da oração. Não significa que você deve orar o dia todo. De maneira alguma, nem Jesus fazia isso. Mas você deve orar. Na verdade, pensar em Deus e em sua magnifica energia já é uma oração. E se você puder fazer um ato voluntário, como doar sangue, visitar um hospital, ou um orfanato, ou doar esse alimento do qual você está parcialmente privado para uma família carente, seu gesto aparentemente tão tosco ganhará uma amplitude imensa. Você não ajuda o próximo para "fazer uma média" com o Senhor, Ele conhece seu coração. Você faz caridade justamente porque você tem fé, sabe que somos todos irmãos e devemos nos tratar com amor e respeito. A quaresma é um tempo especial, mas o amor não tem data marcada para se manifestar. Aja conforme seu coração.
Ainda que você não jejue, ou não seja cristão, ou não tenha religião nenhuma, guarde a palavra de Jesus: ame seu próximo, ele é diferente e igual a você. Esse é o primeiro passo para abrir seu coração para Deus.

Nenhum comentário: