Submarino

Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Meu Tempo (Wanessa Potter)

                    Há dois sábados atras visitei uma tia, coisa que não fazia há muito tempo, tanto que me espantei por ver a casa dela tão diferente. Ontem meu pai estava de aniversário, e ela e meu tio, seu esposo, foram os únicos a visitá-lo. Apesar de todos os problemas que tenho com meu pai, sinto raiva, é, raiva, por ver que as pessoas se esquecem tão facil de seus entes ditos queridos. E sinto mais raiva por saber que eu fiz a mesma coisa. Por problemas com a família do meu pai, acabei colocando todos no mesmo barco, não soube separar o joio do trigo, e me afastei, me isolei dentro do meu casulo. Há tres meses emprestei um livro potencialmente grosso para minha prima. Não tenho pressa, mas ela me afirma sempre que não lê por falta de tempo. Não leu dez por cento do livro. A desculpa que ela dá, que eu dou, que todo mundo dá é sempre a mesma. Falta de tempo. E assim os erros vão se acumulando e se emaranhando, numa bola de neve sem fim. Aconteceu algo na minha vida, algo que mudou-a para sempre, e eu parei e me perguntei: o que estou fazendo da minha vida?
                    Ninguem leva a sério isso. Todo mundo acha que falar do tempo, falar de mudar de vida, falar de aproveitar a vida, é um clichê, coisa de gente de não tem o que falar. A verdade é que você pensa assim, até que acontece com você. Acontece algo. Você acorda, você cresce, e para para pensar: o que eu fiz com a minha vida? Isso, antes de tudo, é um desabafo, um desabafo de alguem que parece que acordou dos seus erros, erros de uma vida toda, uma vida tão curta mas tão abarrotada de pequenas atitudes, que se somam e viram um grande, um mega monstro de dimensões indescritíveis.
                    Você pode morrer amanhã. Amanhã talvez você esteja em outro lugar. Amanhã talvez quem você machucou não te dê outra chance. E não é por falta de compaixão. É porque você desperdiçou todas as outras. Faça sua parte, independente dos erros dos outros. Você acerte. Você faça diferente. Você corra atrás do que você quer, independente do que seja, enquanto é tempo. Você não governa o tempo. Ele te governa. E o tempo é implacável. Não julgue as pessoas, não coloque todos no mesmo barco, não desperdice seu tempo com coisas que parecem importantes mas são absolutamente desnecessárias. As coisas importantes são aquelas que, uma semana depois você para e pensa: "Valeu a pena...como eu queria de novo..." Não perca seu tempo brigando, falando e tomando atitudes erradas. No futuro, você chorará porque perdeu esse tempo. Tenho certeza que todos vocês estão cansados de ouvir esse conselhos, mas agora há uma diferença. O meu tempo está acabando. Eu parei e percebi que joguei 80% da minha vida fora. Não façam isso com a de vocês.

Wanessa Potter

Nenhum comentário: