Submarino

Páginas

sábado, 31 de outubro de 2009

DEUS. Quem Ele é?

Você já parou e se perguntou isso? Ou já se pegou perguntando isso? Eu já... Certa vez, eu tinha uma lista de respostas pra essa pergunta. Quando você está bem, quando sua vida está bem, quando não há problemas, é fácil responder. Mas quando você está no olho do furacão... aí sim, é difícil. Como diz a sabedoria popular, é fácil resolver os problemas dos outros... Sei que os que não concordaram com meu texto intitulado "Máfia" vão aproveitar agora e dizer: "Eu sabia que tinha algo errado, o cara tá cheio de problemas e fica criticando a igreja..."

Já vou me adiantar e deixar bem claro aqui que não critiquei o agir de Deus, e sim o agir dos homens que se dizem representantes de Deus mas suas ações afirmam que eles não o conhecem. Deus é perfeito, e não há nEle sombra nenhuma sequer. Jesus também criticou os fariseus e saduceus que eram os perfeitinhos da época e andavam abraçados às cópias da Lei...
Mas voltando ao assunto principal, quem é Deus? O que Ele quer? O que Ele pensa sobre o ser humano? O que somos aos olhos Dele? Como Ele nos vê? Temos livre arbítrio, enfrentamos nossos problemas e tomamos nossas decisões, mas quais serão as consequências disso? Deus se importa com seres tão frágeis e tão ignorantes, mas mesmo assim tão orgulhosos? Os cristãos dizem que Deus é um ser supremo que nos deu um punhado de leis para cumprirmos, e está pronto a nos punir caso venhamos a transgredir uma delas. Outras seitas nos dizem que Deus é uma força, e pode estar em qualquer lugar... ou é um ser que tem coisas mais importantes a fazer do que cuidar de seres humanos...
Eu já vi muitas coisas acontecerem que me abalaram profundamente, que me entristeceram, e nessas horas senti vontade de criticar Deus, mas pensei: Mesmo que Ele não tenha se importado com isso, adianta reclamar? Quem é o homem para criticar Deus? O que somos nós? Se as coisas boas e ruins que acontecem são decisões dEle ou permissões dEle, não temos nada mais a fazer do que viver isso, mesmo sem aceitar... Nós erramos, falhamos todos os dias, somos orgulhosos, mentirosos, desprezíveis, arrogantes e tantas coisas mais, mas o que fazer? Eu particularmente acho que deveríamos ter a oportunidade de errar, mas também consertar nossos errros e aprender com isso. Consertar não com medo de ser punido por um ser superior, mas aprender com os erros. Olhar adiante, sonhar, começar do zero... Talvez vocês achem confuso esse texto, mas assim eu fico quando penso nesse assunto... confuso...
Muitos fazem de Deus uma fonte de renda, um escândalo, uma ameaça, um motivo pra guerra, um motivo pra loucuras, mas eu quero fazer dele um amigo, que Ele olhe pra nós com misericórdia, e veja que suas criaturas são falhas, nunca serão perfeitas, mas precisam às vezes começar de novo...

"A causa da minha guerra é a busca pela minha paz"