"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Frase dita por Cristo quando esteve neste mundo, que em sua época já era dominado pela ganância, falsa moralidade e hipocrisia romana. Frase esta que foi tomada pelos evangélicos para justificar sua própria hipocrisia e exploração da fé alheia. Frase esta que foi deturpada e distorcida pelo presidente deste país miserável e ignorante.
A verdade realmente liberta, e é trazida pelo conhecimento. E qual o principal canal do conhecimento? O que proporciona ao ser humano conhecer as coisas, pensar, desenvolver espírito crítico e opinar? O livro! O livro nos transporta pela história, nos teleporta por mundos que não conhecemos, nos deixa participar de aventuras e nos faz reviver grandes momentos da história do mundo. O livro nos dá o conhecimento desenvolvido por grandes homens. O livro nos esclarece sobre fatos que muitos tentam distorcer ou esconder. O livro não julga e não escolhe seu leitor, fornecendo seu conteúdo indistintamente a quem o deseje.
No Brasil, o hábito da leitura vem se desenvolvendo aos poucos, e há uma pequena parcela da população que aprendeu a pensar e julgar por si mesma. E é esta pequena parcela da população que assusta quem está no poder, pois um homem que pensa por si mesmo não pode ser enganado. Então o que o governo faz, através do "guru da economia" (que até agora não resolveu nenhum dos problemas econômicos)? Resolve taxar o livro, aumentar os impostos, afirmando que livro é "coisa da elite".
Livro não é objeto de consumo da elite! Livro é objeto de consumo de quem deseja não ser ignorante, de quem gosta de caminhar com as próprias pernas, de quem não quer repetir os erros do passado. Livro é conhecimento e o conhecimento liberta. A elite não quer que o trabalhador pense, pois quem pensa, reage.
Um governo eleito por ignorantes deseja dificultar o acesso a livros para manter seu eleitorado, manter o gado no curral, manter seus seguidores quietos e fiéis, acreditando que existe uma ameaça comunista, acreditando que a Terra é plana, acreditando que empresários são mais importantes que trabalhadores, mantendo assim essas "verdades" na cabeça dos manipulados, que não pensam por si mesmos, que tomam os discursos do presidente por verdade absoluta e nunca irão reagir à crueldade dessa gente vil que está no poder, nem mesmo quando se tornam vítimas da loucura do presidente.
É a falta de leitura de bons livros que faz um ignorante aplaudir quando o governo facilita o acesso às armas. É a falta de conhecimento que faz com que brasileiros saiam às ruas protestar contra o isolamento social. É a falta de educação que faz com que pessoas invadam hospitais e perturbem o atendimento. É a falta de cultura que faz com que pobres acreditem que se estão pobres é por falta de esforço próprio. E é assim que o governo quer manter seu eleitorado: quieto e fiel, ou nas palavras de Zé Ramalho: "Vida de gado, povo marcado, povo feliz".
Nenhum comentário:
Postar um comentário