Submarino

Páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Exorcismo

Subsídio Doutrinal nº 9 - "Exorcismos: Reflexões Teológicas e Orientações Pastorais". Este é o título de um documento publicado recentemente pela CNBB - Comissão Nacional dos Bispos do Brasil. O documento é um material breve, conciso e embasado teologicamente afirmando a existência do demônio e sua ação neste mundo, e pede que os bispos escolham um exorcista para cada Diocese.

Ficou assustado? Acredito que não. Pouca gente fica assustada ao ouvir falar do Diabo, pois a moral dele anda muito baixa... Hoje a maioria dos seres humanos se consideram tão inteligentes e independentes que duvidam até da existência de Deus, imagine se alguém acreditará ainda na existência do Diabo! O mundo está cheio de ateus ou agnósticos. Somos "esclarecidos" demais para acreditar que haja um ser que influencie e incentive nossas maldades.

Por que a Igreja Católica resolveu publicar um documento assim em pleno século XXI? Talvez tenham pensado melhor a respeito de tantos problemas que o mundo continua enfrentando. Apesar de nossa suposta "iluminação", ainda há guerras, ainda há muita fome, ainda há desprezo, ambição, orgulho e maldade no coração humano. O ser humano é mal por natureza, mas isso não dispensa a existência do mal personificado.

Em tantos anos de existência humana, já deveríamos ter aprendido a conviver em paz e ajudar o próximo, mas estamos longe disso. A corrupção e o ódio dominam a mente dos poderosos e para que o mal seja feito, não precisa muita influência do Diabo, basta apenas um "empurrãozinho"...

(imagem: Diocese de Jales)

Nenhum comentário: