Submarino

Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

Maratona Harry Potter 2015! (parte 1)



Não sei se, em 2015, ainda é necessário avisar, mas este texto tem SPOILERS da saga Harry Potter.


O segundo semestre de 2015 foi bastante tumultuado para mim, o que se refletiu na minha prolongada ausência deste blog... foram muitos transtornos na faculdade, na vida pessoal, no trabalho, que também não vêm ao caso aqui, mas também consegui realizar leituras bem importantes, que há tempos queria fazer, ou refazer... entre julho e outubro de 2015, consegui refazer a leitura de Harry Potter.


Foi uma experiência muito especial, consegui ler descompromissadamente os livros que marcaram a minha vida. Nas primeiras leituras, eu estava desbravando este mundo que estava conhecendo, depois, li com o afinco de um acadêmico, tentando descobrir entrelinhas, coisas entre os panos e as letras, tentando desvendar o quebra cabeça da vida tumultuada de Harry Potter e sua missão contra Voldemort. Desta vez, li para relembrar a história que me emocionou e que faz parte da minha vida, e vou relatar abaixo algumas impressões da minha releitura.

Entre 08/07 e 12/07 – Harry Potter e a Pedra Filosofal


Iniciei a maratona Harry Potter no início das minhas férias da faculdade, em julho, para aproveitar o menor tempo ocupada. Deu certo. Em cinco dias, conclui a leitura de Perda Filosofal, o menor. O que me marcou nessa releitura foi perceber como a escrita de J. K. Rowling era leve nos primeiros livros, uma literatura de muita qualidade, mas juvenil, onde a presença de Lord Voldemort ainda amadurecia.

Entre 13/07 e 19/07 – Harry Potter e a Câmara Secreta


Tenho um carinho especial por este livro, pois foi o primeiro que li. Mais uma vez, foi nítido compreender a leveza destes primeiros livros, e, ao mesmo tempo, a força da história de Câmara Secreta, que é quase um thriller, na busca pelo herdeiro de Salazar Slytherin.

Entre 19/07 e 22/07 – HP e o Prisioneiro de Azkaban

  
O Prisioneiro de Azkaban é o livro onde a história de Harry amadurece. Eu, pelo menos, sinto isso sempre que leio este livro. Pela primeira vez na série, eu sinto o peso da maldição que Harry carrega, sinto realmente a história sombria mas também sentimental que ela é. Harry Potter fala das magias poderosas impregnadas em nossas vidas: o amor e todos os sentimentos humanos. É uma história de fantasia mas carregada de realidade. Comecei a leitura num domingo e acabei em quatro dias... relendo Prisioneiro, fiquei na dúvida se este não é meu livro favorito da série... bem, não sei ainda... mas ou é Prisioneiro, ou Câmara.

Entre 23/07 e 29/09 – HP e o Cálice de Fogo


Então comecei O Cálice de Fogo na semana do Congresso de Educação da minha cidade, onde eu participaria como público, em virtude do meu trabalho. Na mesma semana, o clima aqui ficou maluco e em pleno inverno estávamos andando de manga curta... o resultado disso é que tive uma gripe horrível. Em pleno congresso, lá estava eu, com meu nariz em carne viva, gastando uma caixa de lenços de papel por dia, e com meu Cálice embaixo do braço. Lia no caminho, esperando as palestras começarem, no intervalo, no almoço. Mas estas leituras não ajudaram muito a adiantar o livro, primeiro porque comprei mais um no congresso, Não espere pelo epitáfio, do literalmente grande Mário Sérgio Cortella, e segundo, porque no final de julho a faculdade voltou... também acabei comprando Manuscritos do Mar Morto em agosto, e parei totalmente com Cálice para ler este. Pretendo fazer outra postagem para detalhar as leituras de 2015, mas, resumindo, tudo isso contribuiu para que eu levasse dois meses para ler um livro já li em dez dias... na verdade, outra coisa contribuiu para a demora. Cálice é o livro da série de que menos gosto. É onde as crianças definitivamente deixam de ser crianças, e toda aquela aborrecência me aborrece muito. Além disso, não me crucifiquem, mas o plot com as outras escolas é meio chato para mim. Em compensação, o final de Cálice, para mim, é o melhor dos sete. Esse é o livro da virada, onde a história realmente se adensa. Quem ainda acha que Harry Potter é série de criança – não que houvesse problema nenhum em ser! – deveria ler este livro.

Confira a segunda parte desta postagem na terça-feira, 01/12/15!

Nenhum comentário: