Submarino

Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Impostos

O Brasil é um país que cobra impostos abusivos. Isso é fato. Mas o que a maioria dos brasileiros não sabe, é como esses impostos são cobrados. Ouvimos os empresários reclamando, dizendo que seu lucro é mínimo por culpa dos impostos, e que esses mesmos impostos impedem a contratação de novos funcionários e o pagamento de um salário melhor aos que já estão trabalhando. DESCULPA! E DESCULPA ESFARRAPADA.

Quando uma empresa paga seus impostos, o termo usado pela contabilidade – aliás, corretíssimo – é “recolher impostos”, e não “pagar impostos”. Você sabe por quê? Vou te explicar:

Os custos tributários dos produtos e serviços já estão incluídos no preço final dos mesmos. Quem realmente “paga” esses impostos somos nós, os consumidores finais. É por esse motivo que o termo correto é “recolher impostos“. E não adianta se iludir achando que se os impostos fossem menores, os preços também seriam, porque um vendedor ou fabricante NUNCA reduz sua margem de lucro. Os empresários realmente gastam com impostos pra manter seus funcionários (INSS e FGTS), mas quanto aos produtos e serviços, eles não podem reclamar, pois quem paga estes impostos (pra variar) somos nós.

Um comentário:

Suzy disse...

Pois é...o povo paga o pato e os impostos.
Bjoks ;)