Submarino

segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus - Pandemia

O surto de Coronavírus surgido na China em dezembro espalhou-se pelo mundo. Já são mais de 180 mil infectados, e os cenários mais críticos são Itália e Irã. Vários países - como França, Rússia e Espanha - fecharam suas fronteiras, e a América Latina toma providências para isolamento.

Os EUA possuem um cenário complicado devido ao sistema de saúde praticamente inexistente, que ignora as pessoas que não têm recursos, sendo que um teste de Coronavírus custa aproximadamente 4 mil dólares, e os americanos optam por não fazer o teste, correndo um risco altíssimo.

No Brasil, os números saltaram de 121 casos no sábado dia 14 de março para 234 hoje, dia 16 de março. O governo brasileiro se recusou a participar da conferência dos países da América Latina sobre combate à pandemia. 

O presidente Bolsonaro saiu às ruas domingo, dia 15 de março, para apoiar a manifestação antidemocrática contra instituições brasileiras - Congresso e STF - num ato totalmente irresponsável. O presidente apresentou o primeiro teste de Coronavírus como positivo, e o segundo como negativo, apesar de não haver documento físico comprovando o teste negativo. Bolsonaro descumpriu o Artigo 268 do Código Penal, Lei nº 2848/40.

Os eleitores, tomados por teimosia e ignorância, saíram às ruas aumentando a propagação do vírus. Líderes evangélicos, como Malafaia e Edir Macedo, não suspenderam os cultos em suas igrejas, aumentando os riscos de infecção e fazendo seus fiéis acreditarem que "os ungidos de Deus não ficarão doentes".

Para quem tem bom senso e deseja orientações e informações sobre o vírus e o desenrolar da situação mundial, há um excelente canal no Youtube, do Doutor em Virologia Átila Iamarino, com informações completas e atualizadas.

E não esqueça:

- Lave as mãos, evite locais fechados e aglomerações, use álcool gel, evite tocar os olhos, boca e nariz, proteja o nariz e a boca ao espirrar, evite cumprimentos de mão, abraços e beijos, oriente corretamente seus filhos, e não seja irresponsável como o presidente.

Nenhum comentário: