Submarino

terça-feira, 15 de agosto de 2017

O Declínio da Linguagem

Fico observando a escrita - se é que se pode chamar assim - dos adolescentes de hoje e imaginando o que será da linguagem num futuro bem próximo, São poucos os jovens que escrevem direito, que conhecem um pouco de gramática, de concordância. Tornou-se moda escrever errado, abreviar tudo, mudar o significado de certas palavras. 

"Turu baum"?
"kkkkk" - quem ri assim?
"Naum"

Muitos "especialistas" afirmam que a base da escrita é o seu uso, para justificar esse tipo de linguagem ridícula das redes sociais. Eu afirmo que a base da escrita é o bom senso. Para poder quebrar as regras é necessário conhecê-las antes.

Parece-me que o ser humano tornou-se preguiçoso ao extremo, ou desesperado em ganhar tempo quando se comunica. Precisa abreviar tudo, comer vogais e digitar pedaços de palavras para enviar uma mensagem. 

Quem já leu "1984" lembra da Novafala, aquele tipo de linguagem introduzido na distopia relatada no livro para que as pessoas pensassem cada vez menos. A internet está fazendo isso, está matando o português e acabando com o vocabulário vasto que poderíamos utilizar.

Há pessoas que usam palavras cada vez menores mesmo em conversas fora da internet. Só falam utilizando monossílabos! Se continuarmos assim, em breve poderemos retornar às cavernas, pois estaremos emitindo grunhidos incompreensíveis.

Nenhum comentário: