Submarino

Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Forrest Gump - "Idiota é quem faz idiotices"

Forrest Gump: O Contador de Histórias. Um dos poucos filmes que, apesar de ser classificado muitas vezes como comédia, me emocionou de verdade, porque traz um único e simples ensinamento: "Você deve fazer o melhor com o que Deus deu para você".

Ganhador de seis Oscars, o filme foi lançado em 1994 e dirigido por Robert Zemeckis. É baseado no romance de Winston Groom, escrito em 1986. 

Quarenta anos de história dos Estados Unidos contados pelo ponto de vista de um simples homem com "QI baixo", que nasceu com problemas na coluna e que não estava nem aí para os acontecimentos dos quais participou. Isso é demonstrado várias vezes no filme pelo personagem de Tom Hanks.

Atravessando eventos como a Guerra do Vietnã - onde fez um grande amigo, que aprendeu o valor que Forrest tinha - o personagem nunca se abala, independente da situação. Em sua simplicidade, Forrest faz uma boa ação atrás da outra, ajudando outras pessoas e fortalecendo-se a si mesmo.

Ele conhece presidentes, inspira Elvis Presley e John Lennon, se torna amigo de um negro mesmo afirmando ser descendente do fundador da KKK, denuncia o caso Watergate sem saber, enfrenta o Furacão Carmen, investe na Apple - definida por ele como "um negócio de frutas" - e inspira frases e smiles.

Deixando de lado a fatia de humor do filme, é uma grande lição. Nos inspira e emociona profundamente. Podemos enfrentar a vida sabendo que merdas acontecem, e quando nos taxarem de idiotas, podemos dizer com confiança: "Idiota é quem faz idiotices".

Edição por computador inserindo o personagem de Tom Hanks numa cena real acontecida em 1963 em frente à Universidade do Alabama, envolvendo uma questão racial discutida pelo presidente Kennedy e o governador George Wallace

Nenhum comentário: