Submarino

Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Por que Biologia?

Agradecimentos: Biologia, volume único, 5ª edição, César, Sezar, Caldini. 2011


A biologia é a mais fascinante das ciências para mim. Estudar biologia é conhecer a maravilha da natureza em sua plenitude, é conhecer a vida na sua essência. É ver a grandiosidade da vida nos maiores seres, nas maiores florestas, e nas menores criaturas, na mínima imensidão do DNA, a fonte da vida em toda criatura, desde os vírus até as sequóias, as baleias e as águias. Poder dividir esse conhecimento com você, e quem sabe fazer você gostar de algo que talvez nunca tinha prestado muita atenção, ou goste tanto quanto eu, e se identifique, é uma honra. Eu amo estudar. Eu amo varias coisas. Mas a biologia é, literalmente, a minha vida.


Características gerais dos seres vivos

Parece fácil distinguir um ser vivo de algo inanimado. Não obstante, a biologia precisa estabelecer parâmetros claros para classificar um ser vivo. No momento atual, a ciência em geral atribui sete características fundamentais para classificar algo como ser vivo:

• Presença de células
• Necessidade de energia
• Apresentam metabolismo
• Resposta a estímulos
• Presença de material genético
• Reprodução
• Evolução

1. Todos os seres vivos apresentam células. Elas são as menores partes de um ser vivo, sua constituição básica. Os seres podem apresentar apenas uma célula, os unicelulares, como as bactérias ou alguns protistas, ou muitas células, os pluricelulares, como os animais, plantas e fungos.
Erroneamente, muitas vezes as crianças são, ou eram, ensinadas nos primeiros anos escolares que toda a célula é formada pela membrana plasmática, a membrana que envolve a célula, citoplasma, o material interno da célula, e núcleo. Está tudo correto, mas quanto ao núcleo, o correto é dizer material genético. Toda célula possui material genético, mas apenas algumas, que na verdade são muitas, chamadas de eucariontes, apresentam núcleo. O núcleo ocorre quando uma membrana, chamada carioteca, envolve o material genético em um espaço delimitado na célula. Animais, plantas, fungos e protistas apresentam células com núcleo, são todos eucariontes. Apenas moneras – bactérias e cianobactérias – não apresentam núcleo. Nesses seres, o material genético fica “solto” pelo citoplasma. Esses seres são chamados procariontes.

2. Os seres vivos nutrem-se para obter energia, o combustível para realizarem suas atividades, tanto em nível físico como em nível celular. Há dois tipos fundamentais de nutrição. Os seres autótrofos conseguem produzir as substancias necessárias para a sua nutrição. Eles retiram as substancias simples do ambiente, como água e gás carbônico, e transformam em açucares, através da fotossíntese (seres clorofilados, na maioria plantas) e da quimiossíntese (em geral bactérias que vivem em ambientes inóspitos, como vulcões). Os organismos heterótrofos não conseguem produzir as substancias de que precisam, então precisão ingerir outros seres para obter seu alimento. Todos os seres heterótrofos dependem direta ou indiretamente dos seres autótrofos.
Tanto os seres autótrofos como os heterótrofos precisam de energia. Essa energia é obtida dos alimentos através da respiração celular. Nesse processo, a glicose – obtida pela alimentação – participa de uma serie de reações químicas dentro da célula, onde é novamente transformada em gás carbônico e água. Essa transformação da glicose, que é um tipo de combustão, transfere energia às células.
Preste atenção: tanto um pé de alface quanto um gato precisam de glicose, para ser utilizada na respiração celular e fornecer energia para o organismo. A diferença é que a alface é autótrofa, transforma sozinha as substancias simples em glicose. O gato, heterótrofo, precisa ingerir outro ser para obter glicose.

3. Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem dentro das células, como a respiração celular, ou reações de síntese de outras substancias, que permitem o crescimento do organismo. É o metabolismo que garante a energia para o organismo se manter em atividade, o que caracteriza a vida.
Continua.

segunda-feira, 26 de março de 2012

A decepção de um pai
























Nesta hora, Rogério Melo repensa toda a sua carreira e sua vida como pai...

direito de imagem: cesarerogerio.com.br  

sábado, 24 de março de 2012

O Profeta

Antes que Eu te formasse dentro do ventre de tua mãe
Antes que tu nascesses, te conhecia, te consagrei
Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi
Irás onde eu te enviaste e o que te mando proclamarás
Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei
Não temas anunciar-me, por tua boca eu falarei
Hoje te dou meu povo para arrancar e degolar
Para edificar, construirás e plantarás
Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe
Deixa enfim teu casa, porque a terra gritando está
Nada tragas contigo, porque ao teu lado Eu estarei
É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está

Tenho que gritar, tenho que arriscar
Ai de mim se não o faço
Como escapar de ti, como calar
Se tua voz arde em meu peito?
Tenho que andar, tenho que lutar
Ai de mim se não o faço
Como escapar de ti, como calar
Se tua voz arde em meu peito?

domingo, 18 de março de 2012

Um dia eles aprendem

                         Eu estava relendo ainda semana passada uma SUPERINTERESSANTE (que já não é tão interessante assim) de novembro de 2008, e havia um “infográfico” (agora é moda) mostrando como aconteciam as emboscadas aos soldados americanos no Iraque. Parei pra pensar: Quando a Guerra no Golfo começou, o exército americano foi capa de várias revistas, tenho até hoje uma VEJA mostrando helicópteros na capa, cuja matéria principal era a operação americana, a tecnologia e a parafernália que aqueles soldados carregavam para o outro lado do mundo numa guerra que parecia já estar decidida. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário: O invencível exército americano perdeu para homens montados em camelos, usando Kalashnikovs. Enforcaram Saddam, mas a guerra não foi vencida. Depois veio o Afeganistão, e a caça ao Bin Laden, que foi morto ano passado, mas ninguém viu prova do fato até hoje. E o controle militar no oriente continua, mesmo com os cofres públicos quebrados. Um sargento veterano com anos de combate dia desses abriu a boca e falou que os coronéis e comandantes mentem em seus relatórios sobre o Afeganistão. Ele afirma que o que ocorre lá é muito diferente do que chega aos ouvidos da Casa Branca. O exército americano entrou na toca do tigre e não consegue sair, esta é a verdade. A história não muda. Se um império torna-se invencível, e nenhum outro o substitui, ele mesmo encontra uma maneira de destruir-se.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Os Vingadores - Novo Trailer



Um inimigo inesperado surge ameaçando a segurança das nações, então Nick Fury, diretor da agência internacional de paz conhecido como SHIELD, recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível destruição, e com isso ele reúne Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson). Mas desavenças entre os membros da equipe ameaçam o sucesso da missão. A história promete. Aguardemos.

segunda-feira, 12 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia 08/03

A você, mulher, que ama sua família, que valoriza QUEM você tem e não  O QUÊ você tem. Que não vive de aparência, que não vive na ilusão, que não ilude, que não vacila, que faz por merecer, que é mãe ou filha, que é suave como a brisa e ao mesmo tempo forte como uma torre de guerra. A você nós desejamos um Feliz Dia Internacional da Mulher!

Maria Alice Vergueiro e o Tapa na Pantera

sexta-feira, 2 de março de 2012

Jovem Nerd escrotizando na TV Xuxa!!!!!!!!!!!!!!!!



No dia 11 de fevereiro de 2012 nós nerds tivemos nosso dia de glória. Os dois mentores espirituais e financeiros deste blog, Alexadre Ottoni e Deive Pazos, fizeram uma memorável participação no lamentável programa da lamentável rede globo, TV Xuxa. Mesmo tentando ser educado, nosso grande Azaghal conseguiu escrotizar geral o garoto que o entrevistava. Nerd Power na veia galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!