Submarino

Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quem vive de passado é museu e quem tem raiz é planta

                    Pelo menos dez anos da minha vida eu passei acreditando em algo que não era palpável, acreditando em algo que me cercava. Vivendo uma tradição que não era minha e costumes regionais, por uma conveniência. Por achar que era certo. Por dez anos eu tive minha cidade e seu povo num pedestal, e me orgulhava de tudo e de todos. O que eu ganhei com isso? NADA. EU PERDI. Perdi tempo, perdi perspectivas, perdi liberdade e opinião. Eu estava presa a algo que não nos traz nada. Porque o sulista não valoriza sua terra. ELE ENDEUSA-A. Sua terra e seus costumes são ídolos, esse é sua religião e ele vive cego. Nessa época de reta final de eleições, eu vejo as pessoas valorizarem certos candidatos só porque eles são lageanos. Isso significa que não importa o que ele faça, ele tem minha confiança porque é lageano? Isso é palhaçada! Isso é cegueira! Eu valorizo a minha cidade, não quem mora nela. Estou vomitando em cima dos lageanos e de seu sotaque da serra, pelo mesmo motivo que vou anular meus votos para deputados e senadores. O ser humano não é digno de confiança. O ser humano é uma usina corrompida e corroída, e vocês acham que eu votarei em alguém simplesmente porque ele é lageano? NÃO. Estou vomitando para os lageanos, serranos e seu sotaque abominável. Cansei de ser regional e fechar meus olhos. Cansei de valorizar algo que não modifica em nada minha vida. Cansei de só ficar olhando por cima dos ombros e estar cega para frente. A verdadeira tradição não é esta, de cerveja, moda, barzinhos e dinheiro a rodo. Não é esta a maneira de valorizar sua região, você vota em pessoas, não em cidades. Não são representantes dessa ou daquela cidade, são pessoas. Analisem pessoas e passados, e não procedência. Procedência não significa mais NADA. Bairrismo é lixo. Provincianismo é lixo. Abram os olhos, sejam cidadãos críticos e não fantoches. Não se fechem num casulo de barro, se abram para o mundo em que vivemos. Caiam na realidade. Vomito em cima desses lageanos que se sentem muitos felizes em espalhar aos quatro ventos que um lageano será governador. Vocês acham que ele está preocupado conosco? Vocês acham que esses grandes nomes de Lages estão preocupados com a nossa cidade? ESTÃO PREOCUPADOS COM O BOLSO DELES! Eles não passam de uma oligarquia querendo a qualquer custo chegar ao poder. NÃO SE ILUDAM! Não se deixe influenciar. Não crie raiz. Não vote em procedência, vote em pessoas. Estou cansada desse lugar, espero poder ir embora um dia, porque aprendi que ser serrana só me prejudicou. Não crie raiz. Não nascemos para ter raiz. Somos livres.

Nenhum comentário: