Qual o menino que nunca se pendurou em uma corda ou galho de árvore e soltou o poderoso grito do Rei da Selva? Tarzan, o Senhor dos Macacos, o Rei da Selva, foi criado por Edgar Rice Burroughs em 1º de outubro de 1912. Lembro-me quando eu tinha dez anos e meu irmão enviava-me envelopes pardos grandes, com revistas do Tarzan, da Editora Brasil América (EBAL), as quais eu lia esquecendo o resto do mundo.
Edgar era um vendedor frustrado, com mais de trinta anos de idade, um casamento, três filhos e um futuro nublado. Tentou ser vaqueiro, soldado, contador, policial rodoviário e até garimpeiro, mas nada dava certo. Não passou nos exames de admissão da Academia Militar de West Point e foi reprovado na Cavalaria Americana devido ao seu coração fraco.
Tentou vender apontadores, e como o produto não saia, resolveu escrever enquanto esperava seu negócio engrenar, e foi justamente o seu lado escritor que lhe deu uma saída. Edgar sabe contar histórias como ninguém, e criou um herói cujo sucesso dura mais de cem anos! Edgar escreveu 71 livros, sendo 26 de Tarzan
Tarzan era John Clayton II, Lorde Greystoke. Era apenas um bebê quando viajava com seus pais em um navio, que acabou naufragando na costa africana. A família de Tarzan se salvou, indo parar no coração da África, mas foram atacados por selvagens, e apenas o bebê sobreviveu, graças à proteção de Kala, uma gorila que perdeu seu filhote e adotou Tarzan como filho. O nome Tarzan foi dado por ela ao menino, e significa "pele branca".
Na história original, Tarzan conhece Jane Porter, que é raptada por um dos grandes macacos. O Rei da Selva decide salvá-la, e a jovem apaixona-se por ele, e o convence a ir com ela para a Inglaterra. Chegando na Inglaterra, ele herda a herança de seu pai, e seu título de Lorde, mas fica desgostoso com a ganância humana, e abandona sua vida, sua esposa e sua fortuna, voltando para a selva.
O primeiro filme de Tarzan foi "Tarzan dos Macacos" de 1918, interpretado por Elmo Lincoln. Tarzan também virou quadrinhos nos jornais diários americanos em 1929,
Sucederam-se outros filmes, com outros atores, que na maioria das vezes fugiam da criação original de Burroughs, mas vale a pena citar o filme de 1984 "Greystoke, a Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas", que foi dirigido por Hugh Hudson, com roteiro do próprio Burroughs e tendo Christopher Lambert como Tarzan. Este filme tornou-se a mais fiel adaptação da obra de Burroughs para o cinema.
Em 1999 a Disney produziu sua animação, que é interessante, divertida e emocionante como a maioria de suas produções.
E este ano, fiquei muito feliz e ansioso ao saber que em 1º de julho estreia o filme "A Lenda de Tarzan", que - ao menos no que mostra o trailer - parece ser fiel à criação original: Tarzan é um homem que age perfeitamente tanto na floresta quanto dentro de um traje de gala. O filme é dirigido por David Yates ("Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Harry Potter e as Relíquias da Morte" 1 e 2). Tarzan será interpretado por Alexander Skarsgard, Margot Robbie será Jane e também teremos no elenco SAMUEL MOTHERFUCKER JACKSON como George Washington Willliams, veterano da Guerra Civil!!!
Eu considero Tarzan um herói que concorre seriamente com Batman e Superman em sucesso, pois a obra de Burroughs já dura mais de cem anos, e continua fazendo sucesso em todos os cantos do mundo.
(Fontes: Filmes Antigos Club (um site que vale a pena ser visitado por quem gosta de filmes); Base Documentário Tarzan - O Legado de Edgar Rice Burroughs (Canal Mundo 1996); Mundo dos Livros e Cultura.Estadão)
Um comentário:
Sensacional!
Postar um comentário