Submarino

Páginas

domingo, 26 de março de 2017

Carros sem motorista

O futuro será assim: Carros trafegando pelas ruas levando passageiros despreocupados, que provavelmente estarão lendo as notícias em seus smartphones, conectados ao facebook ou falando com alguém via whatsapp. A Tesla Motors, o Google, a Ford, a Mercedes-Benz e várias outras empresas já testam seus carros autônomos pelas ruas.

O Uber suspendeu seus testes sábado dia 25 quando um de seus carros tombou. Mas a culpa foi do ser humano que dirigia o outro veículo envolvido no acidente, que não deu preferencial para o Volvo do Uber. Ninguém ficou ferido, mas os testes foram suspensos para investigações. Não foi o primeiro acidente e não será o último.

Acabamos de ver no filme "Logan" os caminhões robôs fazendo o transporte pesado pelas rodovias dos EUA num futuro distante, mas a Mercedes-Benz já está testando seu caminhão.

Alguns dos empecilhos citados pelas empresas desenvolvedoras para a total utilização dos carros autônomos são as estradas -  que precisam ser boas e muito bem sinalizadas - e a legislação... afinal, quem será o culpado quando um carro robô causar um acidente com vítimas fatais? Outros alegam que há uma preocupação com os empregos, pois será o fim dos taxistas e motoristas profissionais, mas sabemos que, na realidade, nenhuma empresa está preocupada com o emprego destes profissionais, e a ideia é justamente diminuir os custos, dispensando os humanos.

Que venha o futuro, e seja o que Deus quiser...

Nenhum comentário: