Submarino

quinta-feira, 30 de março de 2017

Os Miseráveis

Hoje ganhei de presente um dos maiores clássicos da literatura mundial: Os Miseráveis. Um ótimo presente para clarear nossas ideias e nos fazer lembrar que muitos vivem em tristeza e injustiça, sem esperança. Vivemos num mundo tão injusto, tão cruel e insensato, que as misérias que assolam os menos favorecidos apenas mudam de face, mudam de lugar, mudam de época, mudam seus meios de ataque. Mas o resultado é sempre o mesmo.

Já comentei com a Larissa várias vezes que há pessoas que lutam tanto, se esforçam tanto e não vêem resultados. A vida não as favorece. É sempre a velha história, a dificuldade que assola tantos para que uns poucos tenham o que não precisam.

Os Miseráveis foi escrito em 1862 por Victor Hugo. Uma magnífica obra que denuncia todas as injustiças humanas. Uma crítica social atemporal. Um homem que rouba um pão e é condenado a 19 anos de prisão. Uma jovem que é abandonada pelo namorado quando tem uma filha. Uma menina explorada por um casal, sendo forçada a trabalhar o dia inteiro. Histórias tristes e marcantes que viram a sociedade humana pelo avesso, mostrando o lado injusto e triste de vidas que lutam por justiça e felicidade.


terça-feira, 28 de março de 2017

Não sabemos o que fazer

Fico cada dia mais angustiado, abismado com a ignorância do ser humano em relação à proteção do ambiente onde ele vive. Como pode um ser não entender que se não preservar o local onde vive, não poderá mais viver? A marcha da destruição acelera o passo a cada dia, e os líderes de países super industrializados se recusam a assinar acordos que podem ao menos desacelerar a extinção humana. Já disse Carl Sagan em seu livro "Bilhões e Bilhões":

"Os pássaros - cuja inteligência tendemos a denegrir - sabem o que fazer para não sujar o ninho.
Os camarões, com cérebros do tamanho  de partículas de fiapos, sabem o que fazer. As algas sabem. Os micro-organismos unicelulares sabem. Já é hora de sabermos também."

O problema maior é que o homem ainda não percebeu que ele mesmo será sua maior vítima. Estamos extinguindo espécie atrás de espécie. Só no Brasil são mais de quinhentos animais correndo risco de extinção. Mas esquecemos que também somos uma espécie neste planeta. Não vivemos do meio ambiente, e sim, estamos inseridos nele. Todos seremos prejudicados pela nossa ganância. Somos uma espécie que tem se espalhado como um tumor, pois somos mais de seis bilhões de seres que se dizem racionais, mas permitem que seus semelhantes passem fome enquanto toneladas de alimento são descartadas todos os dias.

Abandonamos nossos "filhotes", matamos nossos semelhantes, prejudicamos nossa própria espécie e vivemos desde nosso surgimento disputando território. Se isso é ser racional, tenho vergonha de ser racional.

Mas tenho uma boa notícia: o planeta sobreviverá. A natureza, ao contrário de nós, é sábia, e não vai errar. Quando o caos estiver muito próximo, nossa espécie - a causadora do fim - será extinguida, e a natureza provavelmente voltará a se desenvolver. E talvez uma nova raça surja, uma nova espécie que entenda que não se vive apenas de papéis coloridos com números impressos.

domingo, 26 de março de 2017

Liga da Justiça - Novo Trailer

Saiu o novo trailer da Liga da Justiça, e novamente vemos Batman tentando reunir - agora com mais urgência ainda - os heróis para enfrentar a ameaça que parece já ter chegado ao planeta. Darkseid está em busca das caixas maternas, e seu principal general, o Lobo da Estepe, já começou a agir.

Carros sem motorista

O futuro será assim: Carros trafegando pelas ruas levando passageiros despreocupados, que provavelmente estarão lendo as notícias em seus smartphones, conectados ao facebook ou falando com alguém via whatsapp. A Tesla Motors, o Google, a Ford, a Mercedes-Benz e várias outras empresas já testam seus carros autônomos pelas ruas.

O Uber suspendeu seus testes sábado dia 25 quando um de seus carros tombou. Mas a culpa foi do ser humano que dirigia o outro veículo envolvido no acidente, que não deu preferencial para o Volvo do Uber. Ninguém ficou ferido, mas os testes foram suspensos para investigações. Não foi o primeiro acidente e não será o último.

Acabamos de ver no filme "Logan" os caminhões robôs fazendo o transporte pesado pelas rodovias dos EUA num futuro distante, mas a Mercedes-Benz já está testando seu caminhão.

Alguns dos empecilhos citados pelas empresas desenvolvedoras para a total utilização dos carros autônomos são as estradas -  que precisam ser boas e muito bem sinalizadas - e a legislação... afinal, quem será o culpado quando um carro robô causar um acidente com vítimas fatais? Outros alegam que há uma preocupação com os empregos, pois será o fim dos taxistas e motoristas profissionais, mas sabemos que, na realidade, nenhuma empresa está preocupada com o emprego destes profissionais, e a ideia é justamente diminuir os custos, dispensando os humanos.

Que venha o futuro, e seja o que Deus quiser...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Terceirização

Na noite de ontem, dia 22, os deputados aprovaram o texto base do projeto de lei da Terceirização num total de 231 a favor e 188 contra. A nova lei autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita, ou seja, uma empresa poderá terceirizar não somente suas atividades-meio, mas também suas atividades-fim.

Essa lei não beneficia trabalhadores, ela cria uma falsa ilusão de geração de empregos, pois uma empresa que paga R$ 2.000,00 para um trabalhador poderá contratar dois pagando R$ 1.000,00 para cada um e terá o dobro do trabalho, infelizmente sabemos que é isso que acontece. Já vi aqui em nossa região pessoas serem demitidas e, após três meses, serem recontratadas pela mesma empresa recebendo um salário menor devido à terceirização.

Uma escola poderá terceirizar não somente a limpeza, mas também os professores e auxiliares. O trabalhador terá que aceitar ganhar menos para garantir que haja salário no fim do mês. É a classe empresária forçando um aumento em seus lucros, e tornando ainda maior a sua fatia do bolo.

É uma pena que os brasileiros só saiam às ruas quando a globo os incita. Quando é realmente preciso que haja uma manifestação, o brasileiro está ocupado bebendo e fazendo festa...

domingo, 19 de março de 2017

Humor - COMUNICADO À IMPRENSA (carne vencida)

Em virtude dos últimos acontecimentos e da operação "Carne Fraca" deflagrada pela Polícia Federal, o Grupo FRANGOS DE PAPEL e seus associados vem à público esclarecer alguns fatos de singular importância para os consumidores:

Nossas fábricas distribuídas pelo Brasil são responsáveis pela maioria da produção de carne de frango consumida pelos brasileiros e também por grande parte das exportações.

Temos utilizado papelão reciclado de excelente qualidade na mistura com os mais variados produtos que têm por base frango e peru, e estes produtos são embalsamados embalados nos mais altos padrões de qualidade e eficiência.

Possuímos duas certificações internacionais, sendo elas a "Paper Meat 2017" e a "High Quality Salmonella 2017" concedidas merecidamente no início deste ano.

A FRANGOS DE PAPEL nunca comercializou carne podre... antes que comece a cheirar, a carne é entregue aos mercados, tornando-se problema deles.

A utilização de ácido ascórbico não era para esconder o cheiro da carne podre, e sim para fortalecer os brasileiros com vitamina C.

As etiquetas não eram trocadas para alterar a data de vencimento. Eram trocadas quando estavam em mal estado, pois quando as carnes são guardadas por mais de um ano, as etiquetas se deterioram e precisam ser trocadas.

Nunca houve pactuação com fiscais do Ministério da Agricultura. Não pactuamos com corruptos, não forçamos nenhum dos fiscais para falsificar dados em seus relatórios, sempre pagamos pelo que queremos.

Tony Ramos, Roberto Carlos e Fátima Bernardes não foram pagos para promover carne estragada, eles apenas não sabiam.


sexta-feira, 17 de março de 2017

A Batalha de Eduardo Spohr

Estou lendo o livro Anjos da Morte, de Eduardo Spohr. Um livro incrível que, como comentávamos outro dia, mesmo que a história não fosse tão boa, só a pesquisa feita pelo autor já valeria a leitura. Amarrando a história das principais guerras com a história de seus personagens, Eduardo Spohr envolve seus leitores com uma excelente trama.

É tão interessante ver em cada página que viramos citações e referências vividas pelo autor, coisas que já ouvimos no nerdcast e que sabemos que fazem parte da vida do autor, de sua cultura e de sua experiência. Até mesmo os títulos de alguns capítulos nos fazem lembrar de outros filmes e outras histórias de que o autor gosta.

Acredito que o segredo de uma boa escrita, o segredo para criarmos uma obra interessante é justamente isso: colocar no papel suas próprias referências, sua vida. É falar daquilo que você viveu, daquilo que você gosta e conhece. Se você é um aspirante a escritor como eu, acredito que o caminho seja esse. Foi isso que fez com que A Batalha do Apocalipse deixasse de ser apenas um manuscrito dentro de um armário e se tornasse uma obra conhecida em vários países.

Eu e a Larissa fomos para Florianópolis em 2013 e tivemos a honra de conhecer Eduardo Spohr, que é um cara humilde e muito aberto a falar sobre tudo que faz parte da cultura nerd, e sobre o interesse em escrever, essa vontade que tanta gente tem, mas que poucos conseguem pôr em prática. 

A técnica é importante, o conhecimento da língua é importante. A capacidade de desenvolver uma trama é importante, mas o principal é escrever porque gosta. Escrever porque ama. Todo o reconhecimento e até mesmo o dinheiro que pode vir depois não devem ser almejados quando ainda estamos escrevendo. A única coisa que precisamos fazer é gostar do que estamos produzindo. O resto virá depois, no tempo certo.

Florianópolis - SC - 2013

quarta-feira, 15 de março de 2017

Você sabe o que é IMEI?

IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity - Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Este número é o "RG" do celular, pois cada aparelho possui um diferente. Geralmente, o IMEI está colado no compartimento da bateria, mas também pode ser verificado no próprio sistema.

Ele foi criado para distinguir as características de um telefone perante os fabricantes e operadoras, mas também é muito útil em casos de roubo ou extravio. A polícia sempre faz um reconhecimento do IMEI de todos os celulares que são recuperados em roubos, e até mesmo aqueles encontrados com assaltantes e traficantes presos. Se você teve seu celular extraviado ou roubado, sabia o número do IMEI e registrou esse número no Boletim de Ocorrência, suas chances de recuperar o aparelho são bem maiores.

Até mesmo para obter garantia do fabricante em caso de problemas no aparelho, o IMEI se tornou indispensável. Há algumas maneiras de descobrir o IMEI via sistema, mas vou ensinar aqui a maneira mais fácil, que é uma simples sequência de caracteres digitada diretamente no teclado do celular:

1. Abra o discador do seu celular;
2. Digite a seguinte sequência:  * # 0 6 #

A tela que será mostrada possui o IMEI de seu aparelho, geralmente duas sequências de números, que devem ser anotados e guardados para futuras consultas.

segunda-feira, 13 de março de 2017

O Sol é Para Todos

Depois de ler o excelente livro de Harper Lee - sim, eu disse EXCELENTE, embora alguns discordem - tive a sorte de encontrar na Netflix o filme, de 1963. O filme é em preto e branco, e com excelentes atores: Mary Badham interpreta Scout, Gregory Peck (falecido em 2003) interpreta Atticus Finch e Brock Peters (falecido em 2005) interpreta Tom Robinson.

O filme - dirigido por Robert Mulligan - segue de perto a história original, onde em 1932 no Alabama um negro é acusado de violência e estupro contra uma jovem branca, e Atticus o defende no tribunal, apesar de toda a cultura racista da época. Esse interesse de Atticus pela justiça acaba interferindo na sua vida e na vida de seus filhos, mas mesmo assim ele mantem seu senso de dever ao defender o pobre Tom Robinson, ensinando a seus filhos que a Justiça, assim como o sol, deve ser para todos. 

sábado, 11 de março de 2017

Reuniões de escola

Reuniões de escola, além de serem importantes para o bom andamento de um grupo escolar que se preze, é sempre interessante. Há sempre aqueles pais que estão ali para obterem informações a respeito do comportamento de seus filhos, e sabemos que essa categoria de pais educam seus filhos e os "mantém na linha".

Mas há também uma outra categoria: aquela que pensa equivocadamente que os professores são pagos para fazer o que eles não fazem. Pensam que  seus filhos devem ser educados na escola, quando a educação deve vir de casa. Os professores estão lá para instruir nossos filhos, mas a educação somos nós quem devemos dar.

É tão difícil deixarmos de lado as redes sociais e outros afazeres inúteis e darmos um pouco de atenção às nossas crianças? Ouvi pais pedindo que os professores incentivassem seus filhos à leitura... mas esses mesmos pais não gostam de ler! O melhor incentivo para que uma criança leia é ver seus pais lendo nas horas vagas!

Não criamos nossos filhos para nós, e não devemos criar nossos filhos para serem fracos ou idiotas. Estamos colocando nossas crianças acima das regras, acima do bom senso, estamos estragando sua moral fazendo-os pensar que são importantes demais. Queremos que nossas crianças sejam educadas, mas não gostamos quando um professor exerce sua autoridade em sala de aula. Queremos que sejam responsáveis mas não gostamos quando a diretora não permite a entrada de uma criança que chegou atrasada sem justificativas.

Precisamos valorizar mais os bons professores, e precisamos ser um pouco mais duros com nossos filhos. Já fazemos parte de um povo "complicado", se não criarmos bons cidadãos, não haverá um futuro decente neste país.

terça-feira, 7 de março de 2017

Trump x Obama

Donald Trump ainda acusando Obama de espionagem: De acordo com os tuites de Trump, Obama mandou o serviço de inteligência grampear toda a Trump Tower antes das eleições. Obama e sua equipe negam, afirmando que as acusações de Trump são falsas. 

Quem lembra das escutas telefônicas dos EUA plantadas até na sede do nosso governo, sabe que podemos esperar qualquer coisa quando se trata dos Estados Unidos, e é claro que o serviço de inteligência sempre vai negar. 

O que incomoda muito Obama é a amizade entre Trump e Putin, mesmo sendo do conhecimento de todos que Putin também afirma ter material incriminador contra Trump. Enfim, essas farpas ainda vão durar. Esses laços entre a Casa Branca, Republicanos, Democratas, Obama, Trump e Putin são muito complexos. E os EUA e a Rússia estão envolvidos de forma direta ou indireta em todos os conflitos do mundo. Essas pequenas guerras por poder dentro dos Estados Unidos acabarão "respingando" pelo resto do mundo. 

É complicado viver em um mundo onde temos vários malucos portando maletas nucleares...

domingo, 5 de março de 2017

Logan - Nós vimos! (atenção: spoilers)

Que filme ótimo! Mais real, mais humano, mais puro. Wolverine está velho e cansado, e sua capacidade de se curar vem falhando com o tempo. Sua fúria ainda é a mesma, mas lhe falta um motivo, uma razão para viver. Como o professor Xavier falou para a pequena Laura, "Logan quer morrer".

Todos os demais mutantes que - posso dizer - nós conhecemos se foram, seu tempo acabou. Os humanos de certa forma venceram, e agora decidiram criar seus próprios mutantes, seus assassinos particulares. Uma clínica trata crianças especiais como propriedades do governo, e Logan, ao conhecer a pequena Laura e entender as razões que fizeram essas crianças fugirem, resolve interferir e salvá-las.

A última guerra travada pelo mutante, a última luta. Em sua hora final, Logan encontrou uma razão especial pra dar um sorriso e sentir uma boa sensação, como ele mesmo descreve: " Então esta é a sensação de ter uma filha..."

Chave de ouro no fechamento da carreira de um dos mais queridos heróis dos quadrinhos. Um filme que prende do começo ao fim. Parabéns ao diretor, a Hugh Jackman, Patrick Stewart e Dafne Keen - excelente atriz que ainda vai brilhar muito.

(foto divulgação)

sexta-feira, 3 de março de 2017

Logan

Teremos enfim um Wolverine como deveria ser? Está nas mãos do diretor James Mangold (Os Indomáveis) o sucesso deste filme tão esperado. Depois de várias tentativas onde só se salvou a atuação de Hugh Jackman, sai o filme Logan. A trilha sonora de Marco Beltrami (que já trabalhou na orquestração de músicas do Guns N' Roses) e o roteiro de Michael Green (Blade Runner 2) e David James Kelly farão a despedida de Hugh Jackman do personagem Wolverine como ele merece.

Em entrevista concedida ao Jovem Nerd, o ator afirmou que pressionou a Marvel para que o último filme de Wolverine seguisse essa ideia de um mundo mais real, mais cruel e mais humano ao mesmo tempo, um Wolverine mais maduro e verdadeiro.

A história se passa em 2024, onde os mutantes já estão desaparecendo. Uma organização quer transformar as últimas crianças mutantes em assassinas e Logan resolve proteger - por insistência do já velho professor Xavier - a menina Laura Kinney, conhecida como X-23. Uma terrível luta contra um projeto de destruição que só poderia ser travada por alguém com a determinação de Logan.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Acabou o carnaval!

Graças ao bom Deus acabou o carnaval. Essa bagunça, essa zona onde as pessoas liberam o que há de pior em suas "cabecinhas". Promiscuidade, bebidas, drogas, tráfico livre, falta de educação, som alto, perturbação da ordem, violência e destruição do patrimônio público, tudo em um só feriadão.

Tom Green, o designer britânico e inimigo número 1 do carnaval paulista jogou a toalha e foi embora do Brasil. Foi para a França, onde apesar da fama de má educação, os franceses têm bom senso. Tom Green filmava sempre os exageros que ocorrem no carnaval, e foi várias vezes agredido por brasileiros imbecis que não respeitam o patrimônio alheio. Viu garrafas e pedaços de madeira serem atirados contra sua janela, ouviu agressões verbais e foi xingado até por "artistas" brasileiros. Desistiu de lutar para que as pessoas tivessem um pouco de respeito e bom senso, e provou que o Brasil não é essa terra maravilhosa que tanta gente fala.

É um absurdo ver a situação em que as cidades ficam após o carnaval: praças destruídas, lixo nas ruas, bens públicos depredados. E ainda há prefeituras que mesmo reclamando da crise e deixando de cumprir seu papel na saúde e na educação, investem dinheiro nessa festa da depravação moral.

As instituições públicas não deveriam gastar recursos com atendimento médico para aqueles que se drogam ou bebem até passar mal. Pessoas caídas nas ruas por excesso de álcool e drogas e nós pagando impostos pra que essas mesmas pessoas sem noção sejam atendidas pelo SAMU e nos hospitais. Falta de bom senso, falta de respeito para com aqueles que gostam de diversão sem exageros.

Carnaval é uma festa inútil e prejudicial aos bons costumes e à moral. Uma festa onde todo tipo de libertinagem é permitido não deve fazer parte da cultura de um povo.