Submarino

sábado, 31 de dezembro de 2016

Livro em Branco

A mensagem abaixo está rolando por aí no whatsapp, e diferente de 90% do que se espalha nas redes sociais, ela é bem profunda e significativa. Por esse motivo, resolvi replicá-la aqui. Leia e avalie o "livro" que você escreveu no ano que passou. Ao contrário dos autores que conhecemos, não podemos revisar nosso "livro" para depois publicá-lo, mas podemos sim escrever uma bela continuação, onde erros antigos não precisam mais ser repetidos.

"Quando 2016 começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Você podia fazer dele o que quisesse...
Era como um livro em branco, e nele você podia colocar um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.
Podia...
Hoje não pode mais, já não é seu.
É um livro já escrito... Concluído. 
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e você não poderá corrigi-lo. Estará fora do seu alcance.
Portanto, antes que 2016 termine, reflita, tome seu velho livro e o folheie com cuidado. 
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito. Não tente arrancá-las. Seria inútil. Já estão escritas. Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue. Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar, seu velho livro, beije-o.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele...
Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: OBRIGADO(a) e PERDÃO!!
E, quando 2017 chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco todo seu, no qual você irá escrever o que desejar.
FELIZ LIVRO NOVO!"

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Debbie Reynolds também nos deixou

Um dia após a partida de Carrie Fisher, sua mãe Debbie Reynolds, a atriz de "Cantando na Chuva", nos deixou. Debbie estava em Beverly Hills na casa de seu filho, onde discutia detalhes do funeral de Carrie. Foi levada às pressas para o hospital devido a um AVC (acidente vascular cerebral).

Seu nome era Marie Frances Reynolds, e ela nasceu no Texas. Aos 16 anos disputava o concurso Miss Burbank, um caça-talentos a descobriu e ela tornou-se atriz. Recebeu seu nome artístico do chefe dos Estúdios Warner.

Da Warner Debbie foi para a MGM, onde trabalhou vinte anos e protagonizou "Cantando na Chuva" em 1952. Fez vários musicais em Las Vegas, e apesar de problemas conjugais, sempre foi muito atuante.

Um golpe para o filho Todd Fisher e para a neta Billie Lourd.

Jô Soares

"Agradeço ao Silvio Santos, porque este programa modificou minha vida". Essa frase de Jô Soares na despedida em seu último programa na Globo nos diz muito sobre o Silvio Santos. E também nos diz muito sobre o Jô, que foi sincero e humilde ao agradecer tanto as pessoas importantes quanto aos anônimos que estiveram naquele sofá. Mais de catorze mil entrevistas em 28 anos de trabalho. Um apresentador inteligente e humorista fantástico que fará falta naquele costumeiro horário.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Perdemos nossa princesa

Carrie Fisher, a princesa Leia de Star Wars, faleceu nesta terça-feira, aos 60 anos de idade. Ela sofreu uma parada cardíaca na sexta-feira, dentro de um avião que pousara em Los Angeles, e estava desde então na UTI.

Ela nasceu em Los Angeles em 21 de outubro de 1956. Estreou no cinema em 1975 no filme "Shampoo". Em 1977 veio "Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança". Ela também atuou em "Irmãos Cara de Pau", "As Panteras" e vários outros filmes e participações em séries. Além de atriz era escritora, e seu primeiro livro foi "Postcards From the Edge".

Carrie reapareceu como princesa Leia em "Star Wars - O Despertar da Força" e estava escalada para atuar no oitavo filme da saga. Também estava divulgando seu livro "Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher".

O fato mais triste é que há sites como o "Ego" e o "MTZ" afirmando que "a morte da atriz não prejudicará o oitavo filme da saga..." Que se f#d@ a saga! Será que ninguém percebeu que um ser humano, com família e amigos, acabou de morrer? Não estou preocupado com o filme. Devíamos nos importar mais com os seres humanos. Sabe naqueles dias quando estamos doentes, ou alguém de nossa família está, e mesmo assim vamos trabalhar, e nosso chefe fica nos cobrando serviço sem se preocupar com nosso estado? É exatamente isso que fazemos quando uma atriz como Carrie morre e nós ficamos nos preocupando com a continuidade de uma trilogia... Somos hipócritas.
  
Descanse em paz, princesa.

domingo, 25 de dezembro de 2016

Chegou o Natal

Mais um ano se foi. Mas não precisamos nos preocupar, teremos novas 365 oportunidades de não mudarmos nada. Chegou o Natal, esse dia maravilhoso (pena que é o único) em que todo mundo fica bonzinho e abraça até mesmo quem mais odeia. Damos presentes uns aos outros, almoçamos e jantamos juntos com pessoas que não fazemos ideia de quem são e como vivem, mas chamamos de parentes...

Época maravilhosa em que subimos na mesa e pedimos desculpas pelos erros que cometemos, pedimos perdão àqueles que humilhamos o ano todo, afinal de contas precisamos zerar o jogo pra começar de novo. Dizemos "Feliz Natal" a todo mundo que encontramos, mas não lembramos de Deus o resto do ano, a não ser quando precisamos de um milagre. E pior, há pessoas que acreditam que realmente não precisam d'Ele.

Quando Jesus nasceu, o Império Romano vivia a chamada "Paz Romana", graças às poderosas legiões romanas e ao pulso de ferro de Caesar Augustus. José saiu de Nazaré, onde morava, e foi para Belém, sua cidade natal, a fim de se registrar. Todas as pessoas corriam de um lado para o outro a fim de se registrarem, hospedarias lotadas, cidadãos preocupados em jurar lealdade a Cesar. E ninguém prestou atenção no Menino que nasceu numa estrebaria, e ficou junto aos animais.

Hoje vemos a mesma correria, não por causa de um recenseamento, mas para mantermos nossa lealdade a esta data, às tradições. Compramos presentes, limpamos nossas casas, visitamos parentes, abraçamos conhecidos, fingimos nos importar com os outros, armamos presépios, pinheiros e luzes. E fora do nosso coração lotado, o Menino continua olhando o mundo, sem entender por que comemoramos algo que não compreendemos nem acreditamos.

FELIZ NATAL!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Quem se aposentará?

Você sabia que há trabalhadores braçais em regiões pouco desenvolvidas do Brasil, vivendo miseravelmente, com vários dependentes, que dificilmente chegarão aos 65 anos de idade? Mas o Governo Temer finge não saber, e considera toda essa gente dispensável. 

Talvez se todo mundo trabalhasse como os políticos "trabalham", nossa expectativa de vida seria bem maior e poderíamos usufruir de nossa aposentadoria por alguns anos.

Você sabia que os cortadores de cana começam a trabalhar antes dos 14 anos e cortam em média 10 toneladas de cana por dia? Sem falar dos serventes da construção civil, dos trabalhadores braçais em fazendas, dos mineiros produzindo carvão.

Os trabalhadores são enganados todos os dias. A mão de obra em excesso causada pelo desemprego nos torna reféns dos empregadores. Benefícios são cortados, qualidade de vida existe apenas num quadro pendurado atrás da mesa do chefe, os valores que a empresa apregoa não são postos em prática. Mesmo assim, se soubéssemos que após anos de trabalho poderíamos descansar, aproveitar o restante de nossas vidas em paz e com uma salário justo, ainda seria suportável. Mas agora até mesmo esse direito nos será negado.

O Governo está generalizando, está novamente desprezando quem realmente faz a riqueza desta nação. Há economistas e especialistas afirmando que o rombo na Previdência não existe. Não há déficit, não há falta de recursos. O que está acontecendo é o desvio de recursos da Previdência para pagamentos de dívidas públicas ou quem sabe algo pior.

O Brasil pode crescer, pode se desenvolver, pode enriquecer mais ainda, mas a riqueza do país continuará nas mãos de uma pequena parcela da classe alta que não sabe o que é enfrentar um dia sob o sol escaldante produzindo a riqueza deste país.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Último Programa do Jô na Globo é hoje

Após quinze mil entrevistas, o melhor talk show do Brasil acaba hoje. O contrato encerra e Jô ainda não tem definido o que fará. Ele manteve por décadas seu programa de entrevistas, dividindo-se entre o SBT e a Globo, e sempre acreditou em sua fórmula de uma conversa inteligente e uma entrevista bem feita mesclada com humor, mas sem idiotices.

Nos EUA se iniciou a ideia de "mais humor e menos entrevista", e aqui Jô começou a ter concorrentes que não chegam a seus pés no quesito inteligência, mas quem disse que brasileiro admira inteligência? Surgiram programas comandados por Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Marcelo Adnet e Fábio Porchat, que foram caindo bem no "gosto do público"...

Jô afirma que a decisão de parar foi tomada há dois anos juntamente com a emissora, e ele teve a sábia decisão de "sair de forma digna". O último convidado será Ziraldo, o campeão de entrevistas. O mesmo ser humano admirável que afirmou que estamos criando uma geração de idiotas... E ele tem toda a razão.

Pedro Bial será o substituto do Jô. Apesar de ele bancar o idiota no BBB, creio que num programa de entrevistas, sua inteligência será valorizada. Pedro Bial é muito inteligente, e Jô o admira muito.

Após todas essas décadas acompanhando Jô Soares no SBT e na Globo, sentiremos sua falta, e a cultura inteligente na TV - que já é algo raro -  sofrerá um sério golpe.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cabeça de Teia de Volta ao Lar

Saiu o trailer de "Homem-Aranha - de Volta ao Lar". Parece bom, parece legal... não sei. Com toda essa mania de adorar a Marvel e detonar a DC é claro que todo mundo vai gostar, mas eu preciso dar minha opinião. Dos três homens-aranha que já vi na telona, o melhor foi Andrew Garfield. O cara representou o que o cabeça de teia é nos quadrinhos! Um nerd, um cara batalhador que apesar dos problemas pessoais e financeiros, não desiste da luta.

Tobey Maguire foi apenas um idiota, e espero que ele realmente estivesse só representando...

Esse menino que atua como homem-aranha agora eu mesmo o elogiei antes. Ele é um bom ator, e gosta de esportes radicais, mas não me convence como herói da Marvel. No "Guerra Civil", ele fez papel de apadrinhado idiota do Tony Stark, sem falar da Tia May, transformaram a senhora May numa viúva gostosa, que m#rd@...

Eu sempre lembro da cena final de "O Espetacular Homem-Aranha" quando aquele menino se veste de cabeça de teia e vai enfrentar o Rino, enquanto o verdadeiro Homem-Aranha está lidando com a perda da namorada, vocês lembram? Tenho a impressão de que aquele tampinha cresceu e resolveu se tornar o novo homem-aranha...

Brincadeiras e opiniões à parte, deixo aqui os trailers para comparações...



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PEC 55

Só eu acho estranho um governo que propõe reduzir gastos com SAÚDE e EDUCAÇÃO considerando que isso fará o país crescer? Ou algum de vocês acha mesmo que impondo um teto para os gastos públicos o Brasil ficará a salvo de exageros fiscais?

No dia 13 de dezembro será votada no Senado a PEC 55 - a mesma PEC 241. A mudança de número é apenas para fins de organização. No dia 29 de novembro o Senado aprovou no primeiro turno esta PEC, o segundo turno será dia 13.

O problema não é e nunca foi o gasto elevado EM COISAS ÚTEIS. O problema não são as pedaladas fiscais. O problema é o que o país gasta para pagar tantos deputados e senadores que não estão preocupados em representar o povo que os elegeu.

Os nossos "representantes" governam e legislam para a classe alta, para os empresários. A reforma previdenciária provou que o trabalhador é descartável, dispensável. E as demais reformas que virão vão causar um total retrocesso no país, os anos de conquista de direitos serão esquecidos e tornar-se-ão inúteis, graças ao governo atual.

Um item importante da PEC 55 que deve ser lembrado é o que trata das punições aos órgãos públicos que não respeitarem o teto de gastos. Caso descumpram o teto, estes órgãos não poderão reajustar salários de servidores, não poderão realizar contratações nem fazer concursos públicos. Entre descumprir o teto de gastos e contratar novos servidores ou aumentar salários, o que você acha que os órgãos públicos escolherão?

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Falsa embaixada americana em Gana

Uma falsa embaixada americana funcionava na cidade de Acra, capital de Gana. Era comandada por criminosos que há anos emitiam vistos americanos, e funcionava em um prédio rosa, com a bandeira americana hasteada do lado de fora e retrato do Obama na parede interna...

A embaixada era comandada pelo crime organizado internacional e possuía até um advogado especializado em imigração. O interessante é que os vistos eram autênticos, apenas obtidos de forma ilegal. Alguém do alto escalão americano está envolvido, mas quem? 

O preço de uma certidão de nascimento emitida pela falsa embaixada era de U$ 6.000,00. Foram encontrados 150 passaportes de dez países diferentes, celulares e computadores. A investigação ainda está em andamento.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Aborto até o terceiro mês de gestação é liberado no Brasil

E o título já disse tudo. O aborto, para vítimas de estupro com até três meses de gestação, está autorizado pelo STF.

Vivemos num país "livre", por isso não posso dar minha opinião como eu gostaria, mas mesmo assim eu vou falar. 

Matar um bebê com 91 dias de vida é crime, com 90 dias, não é.

Alguns jornalistas chamam isso de "avanço civilizatório". Eu não sei do que chamar.

A Constituição não diz que a vida é um direito inviolável?

Essa lei é só o primeiro passo. O aborto será banalizado. Logo alguém dirá que não quer "estragar o corpo" e que precisa abortar.

Logo alguém dirá que esqueceu de tomar a pílula, ou que a pílula falhou, e precisa abortar.

Logo alguém dirá que não tem o apoio do pai, ou da família, e que precisa abortar.

Vi uma idiota no facebook dizendo "quem se importa com a vida que cuide da sua". E da vida das crianças inocentes, quem cuida? Quem se importa? 

Luís Roberto Barroso - magistrado do STF

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Vyacheslav Smirnov fala sobre o Brasil

Vyacheslav Smirnov é chefe do Instituto de Sociologia Política de São Petersburgo, um especialista em questões políticas "intrincadas" como a que ocorre no Brasil, e deu sua opinião ao site Sputnik Brasil sobre os últimos acontecimentos nesta terrinha...

Ele afirmou que o último governo olhava para o lado social, e lutava para pôr o Brasil em posição de destaque no cenário mundial (o que incomodava os EUA e a classe alta brasileira). Em sua opinião, a decisão do Senado Brasileiro em depor o governo não pode ter sido tomada sem a influência do governo americano, pois isso afetaria muito a estabilidade do BRICS, que tem se tornado uma ameaça econômica para os Estados Unidos.

Mas o povo brasileiro mal sabe o que é o BRICS! 

NA MINHA OPINIÃO: "Como podemos vender uma empresa brasileira que está indo tão bem, sem que o povo se revolte? Simples! Quebramos a empresa, fazemos uma campanha de descrédito e destruição de sua imagem, aproveitamos as maracutaias existentes e punimos ALGUNS corruptos, depois, com a crise instaurada, dizemos que a venda desta empresa é a saída para o país! Simples! E aproveitando a oportunidade, podemos até vender mais alguns bancos também... Afinal de contas, o povo acha que as empresas públicas é que causam corrupção, e não os políticos..."

domingo, 27 de novembro de 2016

Morre Fidel Castro, líder cubano

Antes que comecem a me criticar - pois já fui chamado de petista, comunista, socialista e etc - quero lembrar que não sou da turma do "morreu, virou santo". Fidel era um ditador comunista e como todo ditador que se preze, matou muita gente, torturou muita gente, censurou a imprensa e mentiu muito (o que políticos de direita também fazem muito bem).

Ele nasceu em 13 de agosto de 1926 em Birán e morreu em Havana na noite de 25 de novembro deste ano. Admirava Marx e Lênin e acabou com a ditadura do Batista, que fugiu em 1º de janeiro de 1959. Interessante lembrar que Fulgêncio Batista era apoiado pelo governo americano, e por isso estava "tudo certo". Fidel tomou o poder, nacionalizou as indústrias, eliminou as dissidências e instalou um governo socialista autoritário unipartidário. Criou novas leis, dentre elas a lei da reforma agrária, melhorou a saúde e a educação, enfim, fez coisas que capitalistas não gostam.

Cubanos nos EUA comemoraram a morte de Fidel. Não sabem eles como Trump os ama. Brasileiros de esquerda elogiam Fidel. Brasileiros de direita comemoram sua morte. Vejo a morte de um líder, um líder cruel, um ditador comunista, mas um líder. Já fui criticado no twitter por chamá-lo de líder, mas estou avaliando-o não como exemplo de ser humano, mas como LÍDER.

Li em alguns sites listas de crimes de Fidel, e - por mais absurdo que isto seja - incluíram em seus crimes o fato de " tornar Cuba uma colônia da Rússia" e "quase causar uma guerra mundial nuclear". O mais triste é que o autor da matéria é um historiador. Gostar da Rússia agora é crime? Vejo o governo russo como um mal necessário, alguém que freia os EUA em sua ambição desmedida. O governo americano mete o bedelho em todos os países do mundo. Agentes dos EUA influenciam, torturam, matam, mentem, espalham boatos, criam protestos, derrubam governos e mandam nos países pobres, e ninguém chama isso de autoritarismo. Até a campanha para desacreditar Getúlio Vargas, o que culminou em sua morte, foi influenciada pela CIA. Os EUA quase causaram guerras mundiais nucleares em vários lugares do mundo (sem falar de Hiroshima e Nagasaki). Há postos militares americanos em todos os cantos do planeta, mas isso ninguém percebe. Se a Rússia não existisse, imagina quão maior seria a influência dos EUA em seu imperialismo econômico, cultural e político.

Fidel nos tempos da guerrilha

O mundo não estava preocupado com quem Fidel torturou ou matou. O mundo estava preocupado com o fato de Fidel ser um amigo da Rússia e estar ali na porta dos fundos dos EUA. Ouvi líderes de países dizendo que o socialismo não funcionou em Cuba. E o capitalismo funciona no mundo? Para a minoria rica e proprietária dos grandes conglomerados funciona. Para a classe média iludida com carros do ano funciona. Para os jovens que chamam de "objetivo de vida" uma existência baseada em aparência e status, funciona. Eu gostaria de saber quem se importa com a mão de obra praticamente escrava que produz a tecnologia do mundo, quem se importa com os braços cansados que produzem nossos alimentos numa terra que não é sua. Quem se importa? Alguém se importa com as crianças feitas soldados nas guerras civis da África? Com o refugiados árabes? Com as minorias étnicas? Alguém se importa? É ignorância pensar que o capitalismo funciona. Aceitamos e vivemos num mundo capitalista porque não temos escolha, não mandamos no mundo, não mandamos sequer em nossas vidas e nunca mandaremos. O socialismo não funcionou. O comunismo não funcionou. Talvez, se fosse feito exatamente o que Marx pensou, teríamos um mundo diferente, mas ninguém compreendeu. E não são os sistemas econômicos o problema, mas os seres humanos gananciosos que comandam os países.

Fidel morreu, e com ele morreu uma era de lutas contra o imperialismo americano. Um líder, um criminoso, um lutador, um ditador assassino. Sem ele, Cuba seria hoje um outro Haiti, uma colônia americana produtora de açúcar, destruída pelo tráfico de drogas. Alguém se importa com o Haiti? Há muitos ditadores por aí, eles apenas não usam esse título. Há muitos assassinos que usam a mão de agentes secretos para cometerem seus crimes. Há muitos criminosos comandando países poderosos, eles usam terno e gravata em lugar de uniformes militares.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Fatos do Brasil

Nos últimos meses o país tem enfrentado mudanças na política e economia, denúncias de corrupção, prisões, boatos, escândalos, temores. Um mar de lama sem fim. Tiramos do governo a presidente eleita, do PT, e colocamos em seu lugar o vice, do PMDB. Este vice às vezes mais parece um fantoche do pessoal do PSDB. 

O que acontece - e parece que ninguém percebe - é uma mudança que vai deixar sequelas na estrutura política e econômica do país por longos anos. Desvalorização forçada da Petrobrás, privatização de bens públicos, mudanças nos acordos trabalhistas, "reformas" em vários setores da administração pública, mudanças nas leis, ministros que acham que a educação não é importante, cortes de verba na saúde e na habitação.


Direitos conquistados há vários anos com lutas difíceis são desvalorizados. O presidente governa para o bem de federações industriais e não para o bem do povo, a aposentadoria fica cada dia mais distante do trabalhador cansado, os bancos públicos são tratados como coisas sem valor, e preparam planos de redução de custos. Há um ano atrás as pessoas iam para a rua gritar, protestar e bater panelas por motivos que nem compreendiam direito, devido à lavagem cerebral imposta aos tolos pela mídia. Agora eu me pergunto, onde estão os protestos? Onde estão as massas enfurecidas dispostas a lutar por seus direitos, que são devorados sem escrúpulos a cada dia?

Por que é fácil ir para as ruas quando a mídia manda? O povo brasileiro não sabe decidir sozinho? É incapaz? É ignorante? Não consegue ver o que acontece no país? Parece que é assim mesmo. Não sabemos ver com  nossos próprios olhos e só acreditamos no que a mídia nos mostra. Pode estar um temporal lá fora, se a imprensa nos diz que o sol está brilhando, saímos na tempestade acreditando que não vamos nos molhar... pura ignorância.

domingo, 20 de novembro de 2016

James, o gato da embaixada e Julian Assange

Julian Assange vive asilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, com medo de voltar à Suécia - onde foi acusado de estupro - e ser deportado aos EUA, que querem sua cabeça por expôr ao mundo as palhaçadas do imperialismo americano.

Para fazer companhia ao fundador do Wikileaks, seus filhos lhe deram de presente em maio deste ano um gatinho, chamado James. Julian se animou tanto que criou até uma conta para o bichano no Instagram e no Twitter (Gato da Embaixada).

Na segunda-feira dia 14, quando alguns procuradores da Justiça Sueca foram até a embaixada para interrogar Assange, seu gato estava ao seu lado, dando-lhe apoio e vestido de acordo com a ocasião.

James tem mais liberdade do que Assange, pois sai e entra na embaixada quando bem entende, e os Estados Unidos e Suécia ainda não encontraram nada que possam usar para processar o gatinho...

foto: Peter Nicholls/Reuters

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Há um livro do mundo de Harry Potter que cataloga 75 espécies de animais mágicos encontrados nos cinco continentes. O livro didático de Hogwarts, após ter sua versão para os trouxas publicada, foi adaptado para o cinema, estreando hoje. 

Dirigido por David Yates (que já dirigiu Harry Potter), o filme é situado aproximadamente 70 anos antes de Harry Potter e conta a história de Newt Scamander (Eddie Redmayne), um famoso magizoologista que chega a Nova Iorque levando consigo sua maleta onde ele carrega animais fantásticos que coletou em suas viagens pelo mundo. Alguns animais acabam fugindo e Newt precisa recapturá-los urgentemente.


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ghost in the Shell nos cinemas em 2017

FINALMENTE! Saiu o trailer oficial de Ghost in the Shell - O Vigilante do Amanhã. O mangá japonês genial criado por Masamune Shirow - que virou anime dirigido por Mamoru Oshii nos anos 90 e ganhou vários prêmios - agora ganhou sua versão para o cinema, que será dirigida por Rupert Sanders (Branca de Neve e o Caçador). A Major Motoko Kusanagi será interpretada por ninguém menos que Scarlett Johansson. Depois de interpretar personagens como Viúva Negra e Lucy, nada mais justo, no lugar dela só seria aceitável Milla Jovovich.

A história transcorre em 2029, onde Major trabalha para uma organização governamental, e está caçando um hacker conhecido como Mestre das Marionetes, que rouba segredos do Governo e tem a capacidade de manipular a mente das pessoas. Major é a líder do Esquadrão Shell, e teve seu corpo tão modificado que dela restou apenas um "fantasma", uma sombra do que ela era.

A obra é uma referência em ficção científica, e responsável por influenciar vários filmes de sucesso, como Matrix. O filme é esperado há muito tempo, e finalmente a Paramount resolveu nos presentear com uma obra que - pelo trailer - promete ser muito boa.


sábado, 12 de novembro de 2016

Trump wins

Até atrasei a postagem porque não sabia o que escrever. Como explicar a vitória de Donald Trump? Não quero pensar assim, mas a única explicação é: para eleger um imperialista arrogante é preciso ser imperialista e arrogante. Assim como no Brasil a maioria do povo é corrupta nas pequenas coisas, e elege políticos que serão corruptos nas grandes coisas, nos grandes valores em que porão as mãos.

Donald Trump é um empresário bilionário e bem sucedido, e talvez isso tenha impressionado algumas pessoas, fazendo-as pensar que assim como ele soube dar um bom rumo à sua vida, saberá dar um bom rumo à nação. Eu discordo totalmente dessa teoria, o governo de qualquer país não é uma empresa particular. O governo é algo maior, que envolve, ou ao menos deveria envolver o interesse de cada indivíduo da nação. Em sua empresa particular, um empresário pode agir sem escrúpulos, demitindo quem quiser e agindo da maneira que achar melhor para que sua fortuna particular aumente. Com o governo de uma nação não se pode agir assim.

Desejo sorte ao povo americano, e também ao resto do mundo. Na aldeia global que criamos, qualquer brutamontes que resolve correr "desembestado" pela selva pode acabar estragando a vida de pessoas que nada tem a ver com isso. Economia global, desastre global.

Só para lembrar, algumas das ideias de Trump:
- Deportação em massa de imigrantes ilegais;
- Construção de uma muralha na fronteira com o México;
- Revisão (entenda como quiser) de acordos comerciais com a China, Canadá e Europa.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Música no Trabalho

Com toda essa "liberdade" que as empresas modernas têm inserido no ambiente de trabalho, com toda a "conectividade" que está ao alcance de quase toda a população, é comum algumas empresas permitirem que seus colaboradores ouçam música durante o expediente.

Mais e mais pessoas hoje em dia chegam na empresa, sentam-se em sua mesa de trabalho e colocam seus fones de ouvido. "A música relaxa. A música concentra."

A verdade é que um experimento realizado e publicado em 2010 no País de Gales provou que as pessoas têm um resultado pior em testes de memória quando escutam música do que quando trabalham em silêncio.

De acordo com o pesquisador Daniel Levitin, a melhor maneira de ouvir música é ouvir durante dez ou quinze minutos ANTES do seu expediente, e não durante suas atividades o dia inteiro. A música boa relaxa e acalma, despertando o cérebro. Quando a música é ouvida durante a realização de outras atividades que exigem concentração, ela causa uma disputa de atenção, prejudicando o bom desempenho do cérebro. 

A boa notícia é que a música pode ser ouvida quando o ouvinte executa tarefas repetitivas, que não exigem grande nível de concentração. Nesse caso, a boa música evita o tédio e ajuda a manter a atenção. Como tudo na vida, até o que é bom precisa de uma dosagem correta.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Elvira Savino e suas ideias

Criticamos nossos políticos, e não estou aqui para defendê-los. Estou aqui apenas para dizer que ideias loucas não aparecem só no Brasil. O ser humano pode "pirar" em qualquer lugar do mundo, principalmente quando é político.

Na Itália, há uma lei proibindo os pais de criarem seus filhos em uma dieta vegetariana. Isso mesmo. Se você quiser criar seu filho de maneira saudável, pode pegar até seis meses de cadeia! 

Essa lei é de autoria de Elvira Savino, deputada do partido Forza Italia, mesmo partido de Silvio Berlusconi. Agora pensa comigo: você acha que não há influências financeiras da indústria alimentícia instigando a deputada a propôr uma lei maluca como essa? Por que não proibir por lei as crianças de se alimentarem de fast food? Isso sim seria uma boa ideia.
Elvira Savino - The Telegraph

sábado, 5 de novembro de 2016

Wonder Woman trailer 2

Wonder Woman terá como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial. Gosto muito de filmes sobre guerra, e essa mistura de guerra mundial e heróis fica melhor ainda.

Steve Trevor (Chris Pine) tem uma missão: tentar acabar com a I Guerra Mundial. No decorrer dessa missão, ele chega em uma ilha mítica, onde conhece as Amazonas. Ele conta a elas que a guerra está vindo, e que o perigo também chegará até elas. Diana então decide fazer algo a respeito, deixa seu lar e sai em defesa do mundo. O segundo trailer de Wonder Woman mostra muito mais ação. 

Embora a moda seja odiar a DC e amar a Marvel, os filmes da DC me parecem mais empolgantes. Os heróis são mais convincentes e, O BATMAN É DA DC.
Lembram daquela "briguinha" entre os heróis da Marvel em Guerra Civil? Tenho certeza de que metade da Liga da Justiça ali resolveria o problema em minutos.




quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O que é Lavagem de Dinheiro?

Muito ouvimos falar em lavagem de dinheiro, principalmente nestes tempos de Operação Lava Jato, mas como isso funciona? O que significa "lavar" esse dinheiro?

O termo surgiu nos Estados Unidos, em 1920, quando uma rede de lavanderias servia de fachada para negócios escusos. Há também uma história da mesma época, na qual contam que falsificadores de dólares literalmente lavavam as notas, para que ficassem com a aparência de notas velhas, dificultando a identificação do dinheiro falso.

Geralmente, os criminosos envolvidos com desvios de grandes somas de dinheiro utilizam empresas de fachada. Essas empresas são criadas em nome de laranjas, para não levantar suspeitas. Por exemplo: um restaurante que vende 200 almoços por dia, acrescenta mais 100 almoços à lista, e recebe o dinheiro que precisa ser lavado como pagamento desses almoços fictícios. Quando o dinheiro sujo entra na contabilidade da empresa como pagamento de um serviço ou produto, ele torna-se "limpo".

Outra maneira: o criminoso pede empréstimo a um banco, e dá em garantia bens móveis ou imóveis adquiridos com dinheiro sujo. O banco, quando concede o empréstimo, "limpa" o dinheiro obtido ilegalmente.

Uma das técnicas mais utilizadas pelos nossos queridos políticos envolvidos na Operação Lava Jato é a criação de empresas em paraísos fiscais, onde as informações financeiras destas empresas são protegidas por sigilo. Essas empresas são chamadas de off-shore (empresas de investimento), e também estão em nome de laranjas. A entrada do dinheiro sujo na conta destas empresas é fácil, devido ao sigilo do país onde elas se encontram. A empresa faz várias operações com o dinheiro sujo, ocultando seu rastro e depois, basta reinvestir o dinheiro no Brasil através de bancos, serviços ou concessão de empréstimos, tornando este dinheiro legalmente utilizável.

Existe ainda uma outra opção, que é a compra do bilhete premiado: alguém com acesso aos nomes de ganhadores de loteria passa esta informação ao sujeito que precisa lavar o dinheiro. Então, o criminoso procura o ganhador e compra o bilhete premiado, pagando geralmente um valor muito maior que o prêmio. Depois, basta receber o prêmio em seu nome, passando a impressão que seu dinheiro foi fruto da sorte.

O crime de lavagem de dinheiro foi definido por lei em 1998, e a pena vai de 3 a 10 anos de prisão - além da pena pelo crime original - mais multa. De acordo com o Controle de Atividades Financeiras (COAF) cerca de 2% do PIB mundial é "dinheiro sujo", o que totaliza aproximadamente 700 bilhões de dólares.

sábado, 29 de outubro de 2016

Stephen King no The Late Late Show

Já li alguns livros de Stephen King, dentre eles "Desespero" e "Mr. Mercedes". Li "Sobre a Escrita" duas vezes, e não conheço outro livro que nos ensine tanto sobre a arte de escrever. Stephen King é uma máquina de criar histórias boas e sabe prender o leitor, fazendo-o virar página após página sem parar. É claro e direto, dono de um humor sarcástico e agressivo que faz parte de sua marca nas histórias que criou. Confira essa entrevista, que foi ao ar em 06 de agosto de 2012.  

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Marcelo Odebrecht também vai falar

Marcelo Odebrecht e mais cinquenta executivos da construtora Odebrecht fecharam acordo de delação premiada. Embora não sejam como os promotores queriam, esses acordos são abrangentes, e podem por o atual sistema político em xeque.

De acordo com os delatores, as acusações atingirão  os líderes de todos os grandes partidos, do Governo ou oposição. Ninguém ficará com inveja de ninguém...

Com tantos ladrões num país só, está ficando difícil projetar uma data fim para a Operação Lava Jato: imaginem só, cada delator presta no mínimo dez depoimentos. São mais de cinquenta delatores. O Ministério Público já está reclamando de falta de estrutura, e só esses depoimentos já vão consumir o restante de 2016 e todo o ano de 2017. 

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Álcool sem ressaca. Ciência sem sentido.

O cientista britânico David Nutt, do Imperial College de Londres, afirma ter descoberto um álcool sintético que não causa ressacas. Ele batizou o composto de alcosynth.

Segundo o cientista, o alcosynth simula os efeitos "positivos" do álcool, mas não causa dores de cabeça, náuseas e não agride o fígado. Curiosamente, Nutt foi conselheiro do Governo Britânico para assuntos ligados a drogas.

Pra se ter uma ideia do modo de pensar de Nutt, ele foi demitido do cargo que ocupava no Governo Britânico por afirmar que "consumir ecstasy era menos perigoso do que andar a cavalo". 

Uma pessoa que pensa assim não poderia nunca ocupar um cargo de tamanha responsabilidade, muito menos usar o título de cientista. É surpreendente como o ser humano consegue usar até mesmo algo útil - como a ciência - para fins desprezíveis.

David Nutt. Foto: The Guardian

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Frase do dia

"Eu quero falar. Eu vou falar!" 

Com essa frase, Eduardo Cunha está fazendo muita gente perder o sono... Sua "delação das galáxias" pode derrubar muita gente. Preso na quarta-feira, Cunha disse que "delação estava fora dos radares", mas parece que acabou mudando de ideia.

Espero que haja delação, e que seja sincera ao extremo.

Falhas na educação

Acabei de ver uma reportagem onde uma diretora de RH reclamava da dificuldade em conseguir selecionar um bom candidato para trabalhar. O motivo? As pessoas que se apresentam interessadas nas vagas disponíveis, apesar de seus diplomas e supostas qualificações, não sabem mais escrever nem se expressar! Parece brincadeira.

A facilidade da internet, das redes sociais e dos corretores ortográficos tem facilitado o desenvolvimento da ignorância. As abreviações usadas no WhatsApp e nas redes sociais impedem as pessoas de pensar. A velha busca por palavras no dicionário acabou. Assim fica tudo mais fácil, só que essa facilidade nos impede de aprender!

Passamos muito tempo nas redes sociais, recebendo enxurradas de informações sem filtro, inúteis ou erradas na maioria das vezes, e não lemos mais, não estudamos mais. O bom e velho contato com o livro, com a escrita, com o dicionário, impediria a proliferação da ignorância.

Eu continuo lendo, continuo recorrendo ao dicionário e pretendo manter minha filha nesse caminho. Reclamamos muito do sistema educacional, mas muita coisa deve começar dentro de casa, e depende de nós mesmos.

ilustração: Ziraldo

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Limitados pela linguagem

Ludwig Joseph Johann Wittgenstein foi um filósofo austríaco que fez muitas contribuições nos campos da lógica, da filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente. Em seus primeiros trabalhos, Wittgenstein afirma que os problemas filosóficos surgem de uma falta de compreensão da lógica da linguagem, pois toda pessoa está limitada pela linguagem (Tractatus Logico-Philosophicus)Wittgenstein é considerado um dos idealizadores da Virada Linguística (Linguistic Turn), um importante desenvolvimento da filosofia ocidental no século XX, estudando as relações entre filosofia e linguagem. 

O ser humano é limitado pela linguagem, e isso nos mostra a importância de saber usá-la. De acordo com os trabalhos de Wittgenstein, a linguagem é a única forma de apontar a realidade, explorar a realidade, e é também a única forma pela qual acessamos o pensamento, tanto nosso como de outras pessoas. No mundo atual onde poucas pessoas cultivam o bom hábito da leitura, a linguagem clara e concisa é raridade. No Brasil tem crescido o número do que chamo de analfabetos funcionais - as pessoas até conseguem ler, mas não compreendem o que leram. Se expressam muito mal e escrevem pior ainda. A alfabetização básica é apenas o começo, sem a compreensão a leitura torna-se inútil. 

Wittgenstein resumiu muito bem a questão ao afirmar que "os limites da minha linguagem são os limites do meu pensamento". Ler e compreender, interpretar, falar e escrever, se expressar: esse conjunto de talentos vale mais que diploma de faculdade.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mossul livre

A segunda maior cidade do Iraque, Mossul, fica próxima da Síria e é muito rica em petróleo. Foi tomada pelo Estado Islâmico em 2014, pelo seu valor estratégico e simbólico. Foi ali que Abu Bakr al-Baghdadi proclamou seu califado.

Uma coalizão formada por soldados iraquianos, curdos, milícias sunitas e paramilitares xiitas, todos liderados pelos EUA (quem mais?) estão retomando a cidade.  O governo do primeiro ministro iraquiano, Haider al-Abadi tem financiado e treinado forças militares para resgatarem Mossul. Os EUA por sua vez, financiaram US$ 415 milhões para o pagamento de soldados e combustível. 

As forças do Estado Islâmico na cidade são aproximadamente oito mil homens, e a resistência começou a cair. Essa ofensiva dos aliados contra o ISIS em uma cidade tão importante pode causar ações desesperadas pelos terroristas, o que tem deixado países da Europa e também os EUA preocupados. Bagdá também tem sido vítima de atentados terroristas numa escala bem maior desde que os planos da retomada de Mossul começaram a ser traçados.

Mossul tem dois milhões de habitantes, e precisa ser liberta.

domingo, 16 de outubro de 2016

Mas que Inferno! (SPOILERS)

Caríssimos senhores Ron Howard e Dan Brown (sim, eu sei que você fez parte da equipe produtora do filme):

Em primeiro lugar, quero lembrá-los de que se não temos coragem de fazer um filme cuja obra original chama-se Inferno, respeitando esta obra, não há purgatório que resolva.

Se você leu o livro, Ron Howard, deve lembrar que uma das descrições mais insistentes de personagem de Dan Brown é a da doutora Sienna Brooks: cabelos louros presos em um rabo de cavalo, que depois descobre-se que era uma peruca, pois a mesma tinha a cabeça raspada. Não era uma mulher bobinha (que não consegue fechar totalmente a boca, ficando com aquele biquinho irritante de peixe morrendo o filme todo) fingindo inteligência o tempo todo, com cabelos pretos e franja de adolescente indecisa...

A doutora Elizabeth Sinskey no livro é a mulher de longos cabelos prateados, e não GRISALHA! No livro, Robert Langdon acabou de conhecê-la, eles não tem um caso no passado, e não ficam recordando encontros na chuva.

Onde está Christoph Bruder, o violento agente do Suporte ao Monitoramento e Crise (SMI)? Onde está Jonathan Ferris, do Consórcio?  E Vayentha, a assassina? Aquela maluca disfarçada de policial não tem nada a ver com a personagem descrita no livro.

No livro que você escreveu, Dan Brown, Sienna é uma seguidora da causa de Zobrist, mas ela se arrepende no final ao descobrir que o vírus deixaria um terço da população estéril. Ela abre o jogo e é anistiada pela OMS e se dispõe a ajudar Elizabeth Sinskey  a lidar com os problemas decorrentes da contaminação.

O filme termina - não sei se vocês perceberam - TOTALMENTE DIFERENTE  do livro! A ameaça de esterilidade nem sequer é mencionada! Quem não leu o livro nem ficou sabendo do que se tratava o vírus! O que é isso? É o "politicamente correto" em ação? A humanidade não pode perder (mesmo sabendo que um dia vai perder)? No livro o vírus não é contido, porque o Zobrist do livro não era um barbudo idiota namorador, e foi muito inteligente ao liberar o vírus dias antes da chegada de Langdon e da OMS ao local. 

Quando Langdon chega ao local, o vírus já havia se espalhado por todo o planeta, e o câncer conhecido pelo nome de humanidade já estava com seu destino traçado. Nunca mais nasceriam autores que venderiam seus livros para serem alterados e adaptados ao cinema, jogando fora sua história por dinheiro. Nunca mais nasceriam diretores e executivos covardes que mudariam totalmente uma obra, jogando lixo nas telas do cinema para que os leitores da obra original ficassem indignados. ESSE foi o final verdadeiro da história. Bom, vocês devem saber disso, estou aqui apenas para lembrá-los...

Cordialmente,

Sérgio Rodrigues



Sienna "Boca Aberta" Brooks e Dr. Robert Langdon na versão purgatório

sábado, 15 de outubro de 2016

PEC 241

Por 366 votos a favor (contra 111) a PEC 241 foi aprovada em primeiro turno na segunda-feira dia 10/10/2016. A PEC 241 estabelece um teto para gastos públicos nas duas próximas décadas. O projeto ainda precisa passar por um segundo turno de votações no plenário da Câmara.

A PEC define que as despesas da União só poderão crescer - pelas duas próximas décadas - até o limite da inflação do ano anterior. Na realidade, a PEC congelará os investimentos em áreas como saúde e educação. Afinal, onde você acha que o Governo fará cortes?

Para garantir a aprovação, o oportunista Michel Temer ofereceu um jantar (a velha tática política brasileira) a mais de 200 deputados no domingo dia 09/10.
Segue abaixo a lista dos votantes por partido:

DEM - Abel Mesquita Jr. - RR - Sim
DEM - Alberto Fraga - DF - Sim
DEM - Alexandre Leite - SP - Sim
DEM - Carlos Melles - MG - Sim
DEM - Claudio Cajado - BA - Sim
DEM - Efraim Filho - PB - Sim
DEM - Eli Corrêa Filho - SP - Sim
DEM - Felipe Maia - RN - Sim
DEM - Francisco Floriano - RJ - Sim
DEM - Hélio Leite - PA - Sim
DEM - Jorge Tadeu Mudalen - SP - Sim
DEM - José Carlos Aleluia - BA - Sim
DEM - Juscelino Filho - MA - Sim
DEM - Mandetta - MS - Sim
DEM - Marcelo Aguiar - SP - Sim
DEM - Marcos Rogério - RO - Sim
DEM - Marcos Soares - RJ - Sim
DEM - Misael Varella - MG - Sim
DEM - Missionário José Olimpio - SP - Sim
DEM - Onyx Lorenzoni - RS - Sim
DEM - Pauderney Avelino - AM - Sim
DEM - Paulo Azi - BA - Sim
DEM - Professora Dorinha Seabra Rezende - TO - Não
DEM - Rodrigo Maia - RJ - Art. 17 (presidente; presença conta para o quórum, mas não vota)
DEM - Sóstenes Cavalcante - RJ - Sim
PCdoB - Alice Portugal - BA - Não
PCdoB - Angela Albino - SC - Não
PCdoB - Chico Lopes - CE - Não
PCdoB - Daniel Almeida - BA - Não
PCdoB - Jandira Feghali - RJ - Não
PCdoB - Jô Moraes - MG - Não
PCdoB - Luciana Santos - PE - Não
PCdoB - Orlando Silva - SP - Não
PCdoB - Professora Marcivania - AP - Não
PCdoB - Rubens Pereira Júnior - MA - Não
PDT - Afonso Motta - RS - Não
PDT - André Figueiredo - CE - Não
PDT - Assis do Couto - PR - Não
PDT - Carlos Eduardo Cadoca - PE - Sim
PDT - Dagoberto - MS - Não
PDT - Damião Feliciano - PB - Sim
PDT - Félix Mendonça Júnior - BA - Não
PDT - Flávia Morais - GO - Sim
PDT - Hissa Abrahão - AM - Sim
PDT - Leônidas Cristino - CE - Não
PDT - Mário Heringer - MG - Sim
PDT - Roberto Góes - AP - Sim
PDT - Ronaldo Lessa - AL - Não
PDT - Subtenente Gonzaga - MG - Não
PDT - Vicente Arruda - CE - Não
PDT - Weverton Rocha - MA - Não
PDT - Wolney Queiroz - PE - Não
PEN - Erivelton Santana - BA - Sim
PEN - Junior Marreca - MA - Sim
PEN - Walney Rocha - RJ - Não
PHS - Carlos Andrade - RR - Sim
PHS - Diego Garcia - PR - Sim
PHS - Dr. Jorge Silva - ES - Sim
PHS - Givaldo Carimbão - AL - Sim
PHS - Marcelo Aro - MG - Sim
PHS - Marcelo Matos - RJ - Sim
PHS - Pastor Eurico - PE - Sim
PMB - Pastor Luciano Braga - BA - Sim
PMB - Weliton Prado - MG - Não
PMDB - Alberto Filho - MA - Sim
PMDB - Alceu Moreira - RS - Sim
PMDB - Alexandre Serfiotis - RJ - Sim
PMDB - Altineu Côrtes - RJ - Sim
PMDB - André Amaral - PB - Sim
PMDB - Aníbal Gomes - CE - Sim
PMDB - Baleia Rossi - SP - Sim
PMDB - Cabuçu Borges - AP - Sim
PMDB - Carlos Bezerra - MT - Sim
PMDB - Carlos Marun - MS - Sim
PMDB - Celso Jacob - RJ - Sim
PMDB - Celso Maldaner - SC - Sim
PMDB - Celso Pansera - RJ - Sim
PMDB - Daniel Vilela - GO - Sim
PMDB - Darcísio Perondi - RS - Sim
PMDB - Dulce Miranda - TO - Sim
PMDB - Edinho Araújo - SP - Sim
PMDB - Edinho Bez - SC - Sim
PMDB - Elcione Barbalho - PA - Sim
PMDB - Fábio Ramalho - MG - Sim
PMDB - Fabio Reis - SE - Sim
PMDB - Fernando Jordão - RJ - Sim
PMDB - Flaviano Melo - AC - Sim
PMDB - Hermes Parcianello - PR - Sim
PMDB - Hildo Rocha - MA - Sim
PMDB - Hugo Motta - PB - Sim
PMDB - Jarbas Vasconcelos - PE - Sim
PMDB - Jéssica Sales - AC - Sim
PMDB - João Arruda - PR - Sim
PMDB - João Marcelo Souza - MA - Sim
PMDB - Jones Martins - RS - Sim
PMDB - José Fogaça - RS - Sim
PMDB - José Priante - PA - Sim
PMDB - Josi Nunes - TO - Sim
PMDB - Kaio Maniçoba - PE - Sim
PMDB - Laura Carneiro - RJ - Sim
PMDB - Lelo Coimbra - ES - Sim
PMDB - Leonardo Quintão - MG - Sim
PMDB - Lucio Mosquini - RO - Sim
PMDB - Lucio Vieira Lima - BA - Sim
PMDB - Manoel Junior - PB - Sim
PMDB - Marcelo Castro - PI - Sim
PMDB - Marcos Rotta - AM - Sim
PMDB - Marinha Raupp - RO - Sim
PMDB - Marx Beltrão - AL - Sim
PMDB - Mauro Lopes - MG - Sim
PMDB - Mauro Mariani - SC - Sim
PMDB - Mauro Pereira - RS - Sim
PMDB - Moses Rodrigues - CE - Sim
PMDB - Newton Cardoso Jr - MG - Sim
PMDB - Osmar Serraglio - PR - Sim
PMDB - Rodrigo Pacheco - MG - Sim
PMDB - Rogério Peninha Mendonça - SC - Sim
PMDB - Ronaldo Benedet - SC - Sim
PMDB - Saraiva Felipe - MG - Sim
PMDB - Sergio Souza - PR - Sim
PMDB - Simone Morgado - PA - Sim
PMDB - Soraya Santos - RJ - Sim
PMDB - Valdir Colatto - SC - Sim
PMDB - Valtenir Pereira - MT - Sim
PMDB - Vitor Valim - CE - Sim
PMDB - Walter Alves - RN - Sim
PMDB - Washington Reis - RJ - Sim
PMDB - Zé Augusto Nalin - RJ - Sim
PP - Adail Carneiro - CE - Sim
PP - Afonso Hamm - RS - Sim
PP - Aguinaldo Ribeiro - PB - Sim
PP - André Abdon - AP - Sim
PP - Arthur Lira - AL - Sim
PP - Beto Rosado - RN - Sim
PP - Beto Salame - PA - Sim
PP - Cacá Leão - BA - Sim
PP - Conceição Sampaio - AM - Sim
PP - Covatti Filho - RS - Sim
PP - Dimas Fabiano - MG - Sim
PP - Eduardo da Fonte - PE - Sim
PP - Esperidião Amin - SC - Sim
PP - Ezequiel Fonseca - MT - Sim
PP - Fausto Pinato - SP - Sim
PP - Fernando Monteiro - PE - Sim
PP - Franklin Lima - MG - Sim
PP - Guilherme Mussi - SP - Sim
PP - Hiran Gonçalves - RR - Sim
PP - Iracema Portella - PI - Sim
PP - Jerônimo Goergen - RS - Sim
PP - José Otávio Germano - RS - Sim
PP - Julio Lopes - RJ - Sim
PP - Lázaro Botelho - TO - Sim
PP - Luis Carlos Heinze - RS - Sim
PP - Luiz Fernando Faria - MG - Sim
PP - Macedo - CE - Sim
PP - Maia Filho - PI - Sim
PP - Marcelo Belinati - PR - Não
PP - Marcus Vicente - ES - Sim
PP - Mário Negromonte Jr. - BA - Sim
PP - Nelson Meurer - PR - Sim
PP - Odelmo Leão - MG - Sim
PP - Paulo Maluf - SP - Sim
PP - Renato Molling - RS - Sim
PP - Ricardo Izar - SP - Sim
PP - Roberto Balestra - GO - Sim
PP - Roberto Britto - BA - Sim
PP - Ronaldo Carletto - BA - Sim
PP - Rôney Nemer - DF - Não
PP - Sandes Júnior - GO - Sim
PP - Simão Sessim - RJ - Sim
PP - Toninho Pinheiro - MG - Sim
PPS - Arnaldo Jordy - PA - Não
PPS - Arthur Oliveira Maia - BA - Sim
PPS - Carmen Zanotto - SC - Não
PPS - Eliziane Gama - MA - Não
PPS - Marcos Abrão - GO - Sim
PPS - Roberto Freire - SP - Sim
PPS - Rubens Bueno - PR - Sim
PR - Adelson Barreto - SE - Sim
PR - Aelton Freitas - MG - Sim
PR - Alexandre Valle - RJ - Sim
PR - Alfredo Nascimento - AM - Sim
PR - Anderson Ferreira - PE - Sim
PR - Bilac Pinto - MG - Sim
PR - Brunny - MG - Sim
PR - Cabo Sabino - CE - Sim
PR - Cajar Nardes - RS - Sim
PR - Capitão Augusto - SP - Sim
PR - Clarissa Garotinho - RJ - Não
PR - Davi Alves Silva Júnior - MA - Sim
PR - Delegado Edson Moreira - MG - Sim
PR - Delegado Waldir - GO - Sim
PR - Dr. João - RJ - Sim
PR - Edio Lopes - RR - Sim
PR - Giacobo - PR - Sim
PR - Giovani Cherini - RS - Sim
PR - Gorete Pereira - CE - Sim
PR - João Carlos Bacelar - BA - Sim
PR - Jorginho Mello - SC - Sim
PR - José Carlos Araújo - BA - Sim
PR - José Rocha - BA - Sim
PR - Laerte Bessa - DF - Sim
PR - Lúcio Vale - PA - Sim
PR - Luiz Cláudio - RO - Sim
PR - Luiz Nishimori - PR - Sim
PR - Magda Mofatto - GO - Sim
PR - Marcelo Álvaro Antônio - MG - Sim
PR - Marcio Alvino - SP - Sim
PR - Milton Monti - SP - Sim
PR - Paulo Feijó - RJ - Sim
PR - Paulo Freire - SP - Sim
PR - Remídio Monai - RR - Sim
PR - Silas Freire - PI - Abstenção
PR - Tiririca - SP - Sim
PR - Vicentinho Júnior - TO - Sim
PR - Vinicius Gurgel - AP - Sim
PR - Wellington Roberto - PB - Sim
PR - Zenaide Maia - RN - Não
PRB - Alan Rick - AC - Sim
PRB - Antonio Bulhões - SP - Sim
PRB - Beto Mansur - SP - Sim
PRB - Carlos Gomes - RS - Sim
PRB - Celso Russomanno - SP - Sim
PRB - César Halum - TO - Sim
PRB - Cleber Verde - MA - Sim
PRB - Jhonatan de Jesus - RR - Sim
PRB - João Campos - GO - Sim
PRB - Lindomar Garçon - RO - Sim
PRB - Marcelo Squassoni - SP - Sim
PRB - Márcio Marinho - BA - Sim
PRB - Ricardo Bentinho - SP - Sim
PRB - Roberto Alves - SP - Sim
PRB - Roberto Sales - RJ - Sim
PRB - Ronaldo Martins - CE - Sim
PRB - Rosangela Gomes - RJ - Sim
PRB - Silas Câmara - AM - Sim
PRB - Tia Eron - BA - Sim
PRB - Vinicius Carvalho - SP - Sim
PROS - Bosco Costa - SE - Não
PROS - Eros Biondini - MG - Sim
PROS - Felipe Bornier - RJ - Sim
PROS - George Hilton - MG - Não
PROS - Odorico Monteiro - CE - Não
PROS - Ronaldo Fonseca - DF - Sim
PROS - Toninho Wandscheer - PR - Sim
PRP - Nivaldo Albuquerque - AL - Sim
PSB - Adilton Sachetti - MT - Sim
PSB - Átila Lira - PI - Sim
PSB - Bebeto - BA - Sim
PSB - César Messias - AC - Não
PSB - Danilo Cabral - PE - Não
PSB - Danilo Forte - CE - Sim
PSB - Fabio Garcia - MT - Sim
PSB - Fernando Coelho Filho - PE - Sim
PSB - Flavinho - SP - Sim
PSB - Gonzaga Patriota - PE - Não
PSB - Heitor Schuch - RS - Não
PSB - Heráclito Fortes - PI - Sim
PSB - Hugo Leal - RJ - Sim
PSB - Ildon Marques - MA - Sim
PSB - Janete Capiberibe - AP - Não
PSB - JHC - AL - Não
PSB - João Fernando Coutinho - PE - Não
PSB - José Reinaldo - MA - Sim
PSB - Jose Stédile - RS - Não
PSB - Júlio Delgado - MG - Não
PSB - Keiko Ota - SP - Sim
PSB - Leopoldo Meyer - PR - Sim
PSB - Luciano Ducci - PR - Sim
PSB - Luiz Lauro Filho - SP - Sim
PSB - Maria Helena - RR - Sim
PSB - Marinaldo Rosendo - PE - Sim
PSB - Paulo Foletto - ES - Sim
PSB - Rafael Motta - RN - Sim
PSB - Rodrigo Martins - PI - Sim
PSB - Tadeu Alencar - PE - Não
PSB - Tenente Lúcio - MG - Sim
PSB - Tereza Cristina - MS - Sim
PSC - Andre Moura - SE - Sim
PSC - Eduardo Bolsonaro - SP - Sim
PSC - Gilberto Nascimento - SP - Sim
PSC - Jair Bolsonaro - RJ - Sim
PSC - Júlia Marinho - PA - Sim
PSC - Pr. Marco Feliciano - SP - Sim
PSD - André de Paula - PE - Sim
PSD - Antonio Brito - BA - Sim
PSD - Átila Lins - AM - Sim
PSD - Danrlei de Deus Hinterholz - RS - Sim
PSD - Delegado Éder Mauro - PA - Sim
PSD - Diego Andrade - MG - Sim
PSD - Domingos Neto - CE - Sim
PSD - Edmar Arruda - PR - Sim
PSD - Evandro Roman - PR - Sim
PSD - Expedito Netto - RO - Não
PSD - Fábio Faria - RN - Sim
PSD - Fábio Mitidieri - SE - Sim
PSD - Fernando Torres - BA - Sim
PSD - Goulart - SP - Sim
PSD - Herculano Passos - SP - Sim
PSD - Indio da Costa - RJ - Sim
PSD - Irajá Abreu - TO - Sim
PSD - Jaime Martins - MG - Sim
PSD - Jefferson Campos - SP - Sim
PSD - João Rodrigues - SC - Sim
PSD - Joaquim Passarinho - PA - Sim
PSD - José Nunes - BA - Sim
PSD - Júlio Cesar - PI - Sim
PSD - Marcos Montes - MG - Sim
PSD - Marcos Reategui - AP - Sim
PSD - Paulo Magalhães - BA - Sim
PSD - Raquel Muniz - MG - Sim
PSD - Rogério Rosso - DF - Sim
PSD - Rômulo Gouveia - PB - Sim
PSD - Sandro Alex - PR - Sim
PSD - Sérgio Brito - BA - Sim
PSD - Stefano Aguiar - MG - Sim
PSD - Tampinha - MT - Sim
PSD - Thiago Peixoto - GO - Sim
PSD - Victor Mendes - MA - Sim
PSDB - Antonio Imbassahy - BA - Sim
PSDB - Betinho Gomes - PE - Sim
PSDB - Bonifácio de Andrada - MG - Sim
PSDB - Bruno Araújo - PE - Sim
PSDB - Bruno Covas - SP - Sim
PSDB - Caio Narcio - MG - Sim
PSDB - Carlos Sampaio - SP - Sim
PSDB - Célio Silveira - GO - Sim
PSDB - Daniel Coelho - PE - Sim
PSDB - Domingos Sávio - MG - Sim
PSDB - Duarte Nogueira - SP - Sim
PSDB - Eduardo Barbosa - MG - Sim
PSDB - Eduardo Cury - SP - Sim
PSDB - Elizeu Dionizio - MS - Sim
PSDB - Fábio Sousa - GO - Sim
PSDB - Geovania de Sá - SC - Sim
PSDB - Geraldo Resende - MS - Sim
PSDB - Giuseppe Vecci - GO - Sim
PSDB - Izalci - DF - Sim
PSDB - João Castelo - MA - Sim
PSDB - João Paulo Papa - SP - Sim
PSDB - Jutahy Junior - BA - Sim
PSDB - Lobbe Neto - SP - Sim
PSDB - Luiz Carlos Hauly - PR - Sim
PSDB - Mara Gabrilli - SP - Sim
PSDB - Marco Tebaldi - SC - Sim
PSDB - Marcus Pestana - MG - Sim
PSDB - Mariana Carvalho - RO - Sim
PSDB - Miguel Haddad - SP - Sim
PSDB - Nelson Marchezan Junior - RS - Sim
PSDB - Nelson Padovani - PR - Sim
PSDB - Nilson Leitão - MT - Sim
PSDB - Nilson Pinto - PA - Sim
PSDB - Otavio Leite - RJ - Sim
PSDB - Paulo Abi-Ackel - MG - Sim
PSDB - Paulo Martins - PR - Sim
PSDB - Pedro Cunha Lima - PB - Sim
PSDB - Pedro Vilela - AL - Sim
PSDB - Raimundo Gomes de Matos - CE - Sim
PSDB - Ricardo Tripoli - SP - Sim
PSDB - Rocha - AC - Sim
PSDB - Rodrigo de Castro - MG - Sim
PSDB - Rogério Marinho - RN - Sim
PSDB - Shéridan - RR - Sim
PSDB - Silvio Torres - SP - Sim
PSDB - Vanderlei Macris - SP - Sim
PSDB - Vitor Lippi - SP - Sim
PSL - Alfredo Kaefer - PR - Sim
PSL - Dâmina Pereira - MG - Sim
PSOL - Chico Alencar - RJ - Não
PSOL - Edmilson Rodrigues - PA - Não
PSOL - Glauber Braga - RJ - Não
PSOL - Ivan Valente - SP - Não
PSOL - Jean Wyllys - RJ - Não
PSOL - Luiza Erundina - SP - Não
PT - Adelmo Carneiro Leão - MG - Não
PT - Afonso Florence - BA - Não
PT - Ana Perugini - SP - Não
PT - Andres Sanchez - SP - Não
PT - Angelim - AC - Não
PT - Arlindo Chinaglia - SP - Não
PT - Assis Carvalho - PI - Não
PT - Benedita da Silva - RJ - Não
PT - Beto Faro - PA - Não
PT - Bohn Gass - RS - Não
PT - Caetano - BA - Não
PT - Carlos Zarattini - SP - Não
PT - Chico D Angelo - RJ - Não
PT - Décio Lima - SC - Não
PT - Enio Verri - PR - Não
PT - Erika Kokay - DF - Não
PT - Fabiano Horta - RJ - Não
PT - Gabriel Guimarães - MG - Abstenção
PT - Givaldo Vieira - ES - Não
PT - Helder Salomão - ES - Não
PT - Henrique Fontana - RS - Não
PT - João Daniel - SE - Não
PT - Jorge Solla - BA - Não
PT - José Airton Cirilo - CE - Não
PT - José Guimarães - CE - Não
PT - José Mentor - SP - Não
PT - Leo de Brito - AC - Não
PT - Leonardo Monteiro - MG - Não
PT - Luiz Couto - PB - Não
PT - Luiz Sérgio - RJ - Não
PT - Luizianne Lins - CE - Não
PT - Marco Maia - RS - Não
PT - Marcon - RS - Não
PT - Margarida Salomão - MG - Não
PT - Moema Gramacho - BA - Não
PT - Nelson Pellegrino - BA - Não
PT - Nilto Tatto - SP - Não
PT - Padre João - MG - Não
PT - Patrus Ananias - MG - Não
PT - Paulão - AL - Não
PT - Paulo Teixeira - SP - Não
PT - Pedro Uczai - SC - Não
PT - Pepe Vargas - RS - Não
PT - Reginaldo Lopes - MG - Não
PT - Rubens Otoni - GO - Não
PT - Ságuas Moraes - MT - Não
PT - Valmir Assunção - BA - Não
PT - Valmir Prascidelli - SP - Não
PT - Vander Loubet - MS - Não
PT - Vicente Candido - SP - Não
PT - Vicentinho - SP - Não
PT - Waldenor Pereira - BA - Não
PT - Zé Carlos - MA - Não
PT - Zé Geraldo - PA - Não
PT - Zeca do Pt - MS - Não
PTB - Adalberto Cavalcanti - PE - Sim
PTB - Alex Canziani - PR - Sim
PTB - Arnaldo Faria de Sá - SP - Não
PTB - Benito Gama - BA - Sim
PTB - Deley - RJ - Sim
PTB - Jorge Côrte Real - PE - Sim
PTB - Josué Bengtson - PA - Sim
PTB - Jovair Arantes - GO - Sim
PTB - Nelson Marquezelli - SP - Sim
PTB - Nilton Capixaba - RO - Sim
PTB - Paes Landim - PI - Sim
PTB - Pedro Fernandes - MA - Sim
PTB - Sérgio Moraes - RS - Sim
PTB - Wilson Filho - PB - Sim
PTB - Zeca Cavalcanti - PE - Sim
PTdoB - Cabo Daciolo - RJ - Não
PTdoB - Luis Tibé - MG - Sim
PTdoB - Silvio Costa - PE - Sim
PTN - Ademir Camilo - MG - Sim
PTN - Alexandre Baldy - GO - Sim
PTN - Aluisio Mendes - MA - Sim
PTN - Antônio Jácome - RN - Sim
PTN - Carlos Henrique Gaguim - TO - Sim
PTN - Dr. Sinval Malheiros - SP - Sim
PTN - Francisco Chapadinha - PA - Sim
PTN - Jozi Araújo - AP - Sim
PTN - Luiz Carlos Ramos - RJ - Sim
PTN - Renata Abreu - SP - Sim
PTN - Ricardo Teobaldo - PE - Sim
PV - Antonio Carlos Mendes Thame - SP - Sim
PV - Evair Vieira de Melo - ES - Sim
PV - Evandro Gussi - SP - Sim
PV - Leandre - PR - Sim
PV - Roberto de Lucena - SP - Sim
PV - Uldurico Junior - BA - Sim
REDE - Alessandro Molon - RJ - Não
REDE - Aliel Machado - PR - Não
REDE - Miro Teixeira - RJ - Não
Solidariedade - Augusto Carvalho - DF - Sim
Solidariedade - Augusto Coutinho - PE - Sim
Solidariedade - Aureo - RJ - Sim
Solidariedade - Benjamin Maranhão - PB - Sim
Solidariedade - Carlos Manato - ES - Sim
Solidariedade - Fernando Francischini - PR - Sim
Solidariedade - Laercio Oliveira - SE - Sim
Solidariedade - Laudivio Carvalho - MG - Sim
Solidariedade - Lucas Vergilio - GO - Sim
Solidariedade - Major Olimpio - SP - Não
Solidariedade - Paulo Pereira da Silva - SP - Sim
Solidariedade - Wladimir Costa - PA - Sim

Solidariedade - Zé Silva - MG - Sim